F1: Red Bull, Mercedes e Ferrari trazem atualizações para o GP da Espanha; veja

Novidades puderam ser vistas no primeiro treino livre, nesta sexta-feira

Detail of the car of George Russell, Mercedes F1 W14

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Palco de testes da Fórmula 1 por excelência, tendo recebido por muitos anos a pré-temporada da categoria, muitas equipes optam por trazer importantes atualizações para o GP da Espanha. E em 2023 não é diferente, com três das quatro principais equipes do grid apresentando novidades em Barcelona nesta sexta-feira: Red Bull, Mercedes e Ferrari.

A montadora alemã trouxe novidades em cima do pacote de atualização apresentado semana passada em Mônaco, e espera que o GP em Barcelona dê uma ideia real do potencial do W14 após a repaginada.

Leia também:

Com o circuito de Monte Carlo tornando quase impossível a obtenção de dados limpos sobre o progresso obtido, as demandas aerodinâmicas e de alta velocidade de Barcelona devem entregar uma imagem mais clara do progresso.

E em vez de seguir com o mesmo pacote usado em Mônaco, a Mercedes trouxe dois refinamentos, apresentados nesta sexta-feira.

Uma palheta superior do espelho foi removida, não sendo mais necessária com a solução de sidepod introduzida em Mônaco. Isso deve ajudar a melhorar o fluxo de ar na traseira do carro.

Traseira da Mercedes W14

Traseira da Mercedes W14

Photo by: Giorgio Piola

A Mercedes também mexeu no perfil lateral de seu difusor, para aumentar o fluxo de ar na área, o que deve trazer mais downforce.

A parte 2 do pacote da Ferrari

Assoalho da Ferrari SF-23

Assoalho da Ferrari SF-23

Photo by: Jon Noble

O principal papo técnico do GP da Espanha até agora é a mudança no sidepod da Ferrari, trocando a filosofia de inwash para um modelo mais de downwash, trilhado inicialmente pela Red Bull e seguido por boa parte do grid.

Explicando a linha de pensamento por trás dessa mudança específica, a Ferrari disse: "O desenvolvimento foca em condicionar o fluxo em direção à montagem da asa traseira e a curva traseira, combinado com um gerenciamento diferente do fluxo de resfriamento visando as melhorias gerais de eficiência do carro".

Além das mudanças de sidepod, a Ferrari está introduzindo um perfil revisado da parte superior da asa traseira e mudanças nas aletas flap para casar melhor com as exigências aerodinâmicas da pista de Barcelona.

A Ferrari também introduziu uma nova borda do assoalho para capitalizar em cima das mudanças do sidepod e para gerenciar melhor o fluxo de ar para melhorar a performance do carro.

Novo assoalho e difusor para a Red Bull

Difusor da Red Bull Racing RB19

Difusor da Red Bull Racing RB19

Photo by: Giorgio Piola

Mesmo com a Red Bull vivendo uma era dominante na F1, isso não impede a equipe de trazer novas melhorias para o RB19 na Espanha. O time fez uma revisão no perfil da borda do assoalho para casar melhor as pressões locais visando o aumento de downforce.

Sidepods da Red Bull Racing RB19

Sidepods da Red Bull Racing RB19

Photo by: Jon Noble

Além disso, os cantos superiores do difusor receberam uma mudança de perfil, com uma curvatura maior.

Um pequeno aumento na carga local em direção à borda do perfil do difusor nos cantos superiores foi extraído com um perfil mais curvado, se inspirando no design dos competidores.

Como funciona a estratégia de um time e por que a Ferrari vai mal? Rico Penteado explica

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #232 - É o 'fim da linha' para o GP de Mônaco na F1?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Verstappen lidera 1-2 da Red Bull no primeiro treino livre para o GP da Espanha
Próximo artigo F1: Verstappen troca de motor pela primeira vez na temporada

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil