F1: Verstappen troca motor e perde 10 posições de grid no GP da Bélgica
Red Bull tomou a decisão de trocar a unidade de potência do piloto e ultrapassou o limite imposto pela FIA
Foto de: Andy Hone / Motorsport Images
É oficial! Como previsto, a Red Bull tomou a decisão de trocar o motor de Max Verstappen para o GP da Bélgica de Fórmula 1 e aceitou a punição imposta pela FIA, Federação Internacional de Automobilismo. Desta maneira, o piloto perderá 10 posições no grid de largada.
O holandês ultrapassou o limite de mudanças imposto pela F1 neste fim de semana, depois de ter problemas com a unidade de potência durante o GP do Canadá, forçando a equipe a fazer uma troca não planejada. A FIA prevê que os times têm a permissão de fazer quatro trocas durante a temporada completa.
A troca feita por Verstappen em seu monoposto resultará na perda de 10 posições no grid de largada e o time de Yuki Tsunoda, que defende a RB, também tomou a mesma decisão e ocupará a última posição. As punições são diferentes, pois o piloto japonês também mudou outros componentes em seu carro.
"A unidade de potência internada usada por Max Verstappen e Yuki Tsunoda é o quinto de quatro permitidos para o campeonato de 2024 e isso não está dentro dos conformes, segundo o artigo 28.2 do Regulamento de F1", diz o documento oficial.
A pista de Spa-Francorchamps é conhecida por apresentar mais pontos de ultrapassagens, o que facilitou a decisão da equipe. O traçado é, quase sempre, escolhido pelas equipes para cumprirem suas punições e, dessa maneira, não colocam em cheque a corrida de seus competidores.
Vale lembrar que nas últimas duas temporadas, a Red Bull também tomou a decisão de fazer a troca da unidade de potência de Verstappen na Bélgica. Em 2023, o piloto largou da sexta posição após ser punido, enquanto em 2022, ele ocupou a 13° e, já na 12° volta, o holandês conseguiu assumir a ponta.
TELEMETRIA pré-Spa com RICO PENTEADO: Há BRIGA por títulos de PILOTOS e EQUIPES? Alpine-Mercedes e +
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast #292 - Quem é o culpado na treta da McLaren?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.