Recomendado para você

Entenda pontos do processo de Massa em busca do título de 2008 após documentos virem à tona; Ecclestone, F1 e FIA reagem

Entenda pontos do processo de Massa em busca do título de 2008 após documentos virem à tona; Ecclestone, F1 e FIA reagem

Fórmula 1
Fórmula 1
Entenda pontos do processo de Massa em busca do título de 2008 após documentos virem à tona; Ecclestone, F1 e FIA reagem
Piloto da Moto3, Noah Dettwiler não está mais em estado crítico após cirurgias

Piloto da Moto3, Noah Dettwiler não está mais em estado crítico após cirurgias

Moto3
Moto3
Sepang
Piloto da Moto3, Noah Dettwiler não está mais em estado crítico após cirurgias
ANÁLISE F1: Apesar da pressão de Verstappen no final, dados mostram que Ferrari teve ritmo satisfatório no México

ANÁLISE F1: Apesar da pressão de Verstappen no final, dados mostram que Ferrari teve ritmo satisfatório no México

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
ANÁLISE F1: Apesar da pressão de Verstappen no final, dados mostram que Ferrari teve ritmo satisfatório no México
F1: Histórico de Verstappen, Norris e Piastri nas próximas quatro corridas de 2025

F1: Histórico de Verstappen, Norris e Piastri nas próximas quatro corridas de 2025

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Histórico de Verstappen, Norris e Piastri nas próximas quatro corridas de 2025
F-E: Di Grassi é 14º e Drugovich 16º na segunda sessão de testes da terça-feira; Ticktum lidera

F-E: Di Grassi é 14º e Drugovich 16º na segunda sessão de testes da terça-feira; Ticktum lidera

Fórmula E
Fórmula E
F-E: Di Grassi é 14º e Drugovich 16º na segunda sessão de testes da terça-feira; Ticktum lidera
MotoGP: V4 da Yamaha continua com problemas de Misano, mas há 'direcionamento' para soluções

MotoGP: V4 da Yamaha continua com problemas de Misano, mas há 'direcionamento' para soluções

MotoGP
MotoGP
GP da Malásia
MotoGP: V4 da Yamaha continua com problemas de Misano, mas há 'direcionamento' para soluções
WRC: Rovanpera faz primeiro teste na F2 antes de transição para monopostos

WRC: Rovanpera faz primeiro teste na F2 antes de transição para monopostos

WRC
WRC
Central Europe Rally
WRC: Rovanpera faz primeiro teste na F2 antes de transição para monopostos
Herta competirá em algumas etapas da IMSA pela Cadillac em 2026; veja quais

Herta competirá em algumas etapas da IMSA pela Cadillac em 2026; veja quais

IMSA
IMSA
Herta competirá em algumas etapas da IMSA pela Cadillac em 2026; veja quais

F1: Wolff tem dúvidas se corrida sprint seguirá no próximo ano

Formato "confuso" e recompensa não atrativa fazem o chefe da Mercedes não ser o maior fã da nova sessão classificatória da categoria

Toto Wolff, Team Principal and CEO, Mercedes AMG, with Lewis Hamilton, Mercedes

O chefe da Mercedes, Toto Wolff, acredita que o formato da corrida sprint da Fórmula 1 deixa "todos confusos", já que os pilotos são desencorajados a correr riscos na sessão de sábado para não comprometer o GP de domingo. A categoria decidiu testar corridas de curta distância em três eventos em 2021, com as provas de 100 km definindo o grid para a etapa completa.

As duas realizadas até agora, em Silverstone e Monza, produziram resultados mistos, na melhor das hipóteses. A ordem foi amplamente estabelecida após a primeira volta, já que a falta de pit stops e ultrapassagens significava que os pilotos geralmente se resignavam a seguir o pelotão.

Leia também:

Com apenas alguns pontos em jogo para os três primeiros e o resultado definindo o grid para a corrida de domingo, Wolff acredita que os pilotos são desencorajados a correr qualquer risco na sprint, porque o equilíbrio entre risco e recompensa não está certo.

"Em primeiro lugar, todo mundo está confuso", disse ele. "Acredito que o formato da corrida de classificação, tal como está no momento, não traz muitos benefícios porque ninguém vai se arriscar."

"Há muito poucos pontos em jogo e o risco de comprometer seu GP, com pontos até a 10ª posição, faz não valer a pena o esforço. Então, o que vimos é uma combinação de dificuldades gerais de ultrapassagem porque as velocidades em linha reta são muito semelhantes, mas também porque, mesmo nas curvas 1 e 2, ninguém tenta", acrescentou.

Valtteri Bottas, Mercedes W12, Max Verstappen, Red Bull Racing RB16B, Daniel Ricciardo, McLaren MCL35M, Lando Norris, McLaren MCL35M, and the rest of the field at the start

Valtteri Bottas, Mercedes W12, Max Verstappen, Red Bull Racing RB16B, Daniel Ricciardo, McLaren MCL35M, Lando Norris, McLaren MCL35M, and the rest of the field at the start

Photo by: Jerry Andre / Motorsport Images

Wolff disse que a F1 acertou em testar o formato e espera que ele produza melhores resultados em Interlagos, no GP de São Paulo, para quando a terceira e última corrida sprint de 2021 está programada. No entanto, ele acredita que deve haver modificações no ano que vem.

"Acho que vamos tentar de novo no Brasil e ver se alguma coisa muda, mas foi uma experiência que para mim, e isso é apenas uma opinião pessoal ou dos meus engenheiros aqui, não é peixe, não é carne. Acho que vale a pena tentar, mas não tenho certeza se vamos mantê-las."

Giaffone OPINA sobre BATIDA Verstappen/Hamilton, dá BASTIDORES dos comissários e projeta RIVALIDADE

Assine o canal do Motorsport.com no Youtube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like (joinha) nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

PODCAST: Caótico GP da Itália acirra ainda mais rivalidade Hamilton x Verstappen na F1

 

SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior F1: Como estão McLaren e Honda em números quatro anos depois de "separação"
Próximo artigo F1: Alonso coloca Alpine como melhor equipe do meio do pelotão

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros