F1 - Wolff: W14 pode parecer com carro de 2022, mas é "cheio de surpresas"
Chefe da Mercedes apontou áreas em que a equipe trabalhou mais para obter resultado diferente em comparação ao do ano passado
Após um 2022 bem diferente do que viveu nos anos anteriores, a Mercedes tem altas expectativas para a temporada 2023 da Fórmula 1. Em busca de retomar o ritmo vitorioso, a equipe alemã aposta em mudanças radicais no conceito do W14 em relação ao W13 do ano passado. E segundo Toto Wolff, por mais que os dois carros sejam parecidos visualmente, eles são bem diferentes entre si.
Longe da performance vista desde 2014, quando enfileirou oito títulos consecutivos de construtores e mais sete de pilotos (até 2020), a Mercedes teve um 2022 amargo. O problema do porpoising foi apenas o primeiro impedimento de um W13 cheio de dores de cabeça para a equipe.
Aos poucos, esses problemas foram resolvidos e a equipe conseguiu pelo menos evitar sair de 2022 zerada, conquistando uma vitória em Interlagos.
A equipe, que preferiu um conceito agressivo com o sidepod minimalista, apelidado de "zeropod", não deve fazer uma mudança radical nessa área, por considerar algo promissor. Mas, em entrevista ao PlanetF1, Toto Wolff confirmou que o veículo é repleto de inovações surpreendentes, por mais que, por fora, ele possa parecer muito similar ao W13.
"O W14 é cheio de surpresas. Da última vez que vi o carro, pensei 'não, parece igual ao W13', mas espero que não seja", disse.
"Sou como vocês. Entro no túnel de vento e vejo um carro parecido, mas os engenheiros me dizem que há muitas diferenças nos fundamentos do carro. Essas diferenças têm a ver com o fluxo de ar, a distribuição de peso e os mapas aerodinâmicos".
"Nosso carro passou por sérias mudanças ao longo do ano. Mudamos o conceito, mas o visual do carro quase não mudou".
ÚLTIMO GP de Clark; Hill e P. Rodríguez, datas BIZARRAS e +: corridas da F1 em fins de ano
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.