Recomendado para você

Stock Car: Pipe Bartz comenta expectativas para 2026 e relação com o tio, Rubens Barrichello

Stock Car: Pipe Bartz comenta expectativas para 2026 e relação com o tio, Rubens Barrichello

Stock Car
Stock Car
Interlagos II
Stock Car: Pipe Bartz comenta expectativas para 2026 e relação com o tio, Rubens Barrichello
Stock Car: Vicente Orige será piloto da Car Racing na temporada 2026

Stock Car: Vicente Orige será piloto da Car Racing na temporada 2026

Stock Car
Stock Car
Interlagos II
Stock Car: Vicente Orige será piloto da Car Racing na temporada 2026
Stock Car: André Moraes Jr vai defender a Scuderia Chiarelli na temporada 2026

Stock Car: André Moraes Jr vai defender a Scuderia Chiarelli na temporada 2026

Stock Car
Stock Car
Stock Car: André Moraes Jr vai defender a Scuderia Chiarelli na temporada 2026
Primeira vitória de Senna, presença no início da F1 e pandemia: Veja história do GP de Portugal

Primeira vitória de Senna, presença no início da F1 e pandemia: Veja história do GP de Portugal

Fórmula 1
Fórmula 1
Primeira vitória de Senna, presença no início da F1 e pandemia: Veja história do GP de Portugal
VÍDEO: Verstappen testa com carro da Mercedes em Portugal

VÍDEO: Verstappen testa com carro da Mercedes em Portugal

Endurance
Endurance
Gulf 12h
VÍDEO: Verstappen testa com carro da Mercedes em Portugal
MotoGP: Honda vai estrear moto de 2027 em Sepang nesta semana

MotoGP: Honda vai estrear moto de 2027 em Sepang nesta semana

MotoGP
MotoGP
GP de Valência
MotoGP: Honda vai estrear moto de 2027 em Sepang nesta semana
EXCLUSIVO: Antonelli admite ter ficado "perdido" na F1 e revela críticas de Wolff

EXCLUSIVO: Antonelli admite ter ficado "perdido" na F1 e revela críticas de Wolff

Fórmula 1
Fórmula 1
EXCLUSIVO: Antonelli admite ter ficado "perdido" na F1 e revela críticas de Wolff
F1: Honda revela data de lançamento do motor de 2026

F1: Honda revela data de lançamento do motor de 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Honda revela data de lançamento do motor de 2026
Últimas notícias

Ferrari admite que assumiu riscos desnecessários com Leclerc

O piloto cobrou explicações pelo erro da equipe após insistir em retornar à pista para mais uma tentativa e ser orientado a ficar nos boxes

Charles Leclerc, Ferrari after being knocked out in Q1

Charles Leclerc se classificou em 16º após a Ferrari cometer um erro de cálculos e permitir que o piloto fosse eliminado ainda no Q1, confiando que o tempo marcado havia garantido o avanço à segunda parte do treino. Posteriormente, o piloto ainda avançou uma posição em virtude da punição aplicada a Antonio Giovinazzi e por isso, largará em 15º.

Leia também:

O chefe da Ferrari, Matia Binotto, recebeu a imprensa em uma coletiva fora da programação para explicar o erro de cálculo e a decisão de não colocar o piloto monegasco na pista novamente, mesmo com a insistência de Leclerc.

“Nós podemos discutir que estes são erros que a Ferrari não deveria cometer, mas com a posição do time (96 pontos atrás da Mercedes) significa que precisamos assumir alguns riscos”.

Ele afirmou que o objetivo do time italiano era poupar um jogo de pneus novos para ter uma chance a mais de marcar a pole, mas em seguida ponderou: “Não há dúvida quando olhamos para as implicações, de que ficar de fora do Q2 representa um desafio ainda maior do que tentar desafiar os rivais no Q3”.

Binotto disse ainda que a Ferarri falhou em reagir ao erro porque confiou em cálculos incorretos sobre o tempo de volta necessário para avançar ao Q2.

“O tempo de corte é calculado em tempo real, baseado no que nós vemos na pista e nos tempos de todos os pilotos em cada setor. Quando calculamos a linha de corte, normalmente adicionamos uma margem além do esperado. A margem é boa o suficiente para acomodar quaisquer incertezas e tolerâncias, o que pode acontecer normalmente durante a sessão”.

“Certamente o que aconteceu hoje, é que a margem que aplicamos não foi a suficiente”.

Binotto acrescentou que os erros não ocorreram por estarem mais focados em Vettel que, naquele momento do treino, estava na zona de corte e seria eliminado se não melhorasse seu tempo.

“Nós temos dois grupos, um por piloto. Não comprometemos Leclerc. A atenção foi a mesma para ambos”.

“Em um dos grupos nós tivemos a necessidade de ir a pista novamente (com Vettel). Charles perguntou de seu carro ‘devo ir para a pista? Acho que a margem está muito pequena, podemos estar em risco’. Nós respondemos que ‘não, temos os dados e acreditamos que seu tempo foi bom o suficiente’. Não foi".

Perguntado pelo Motorsport.com se ele pessoalmente tomou a decisão de não irem a pista novamente ou se concordava com seu piloto, Binotto respondeu: “Quando você tem as ferramentas e as simulações, você precisa de alguma forma confiar no que está fazendo”.

“Nós estávamos muito preocupados pois sabíamos que seria apertado, mas nossas ferramentas estavam nos dizendo que seria o suficiente. Nós estávamos assumindo riscos, muito mais do que seria adequado naquela situação. Foi um mau julgamento. E um mau julgamento é um erro”.

Artigo anterior Gasly e Giovinazzi são punidos por atrapalhar rivais
Próximo artigo Hamilton segura pressão de Verstappen e vence o GP de Mônaco

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros