Ferrari anuncia reestruturação com novo departamento na área técnica; mesmo pressionado, Binotto segue na chefia
Equipe terá novo departamento que mexerá com a estrutura técnica da Scuderia, focado no desenvolvimento de performance do carro
Após um início ruim da temporada 2020 da Fórmula 1, que colocou a equipe no pelotão do meio devido a uma perda significativa de velocidade de reta, a Ferrari anunciou uma reestruturação do departamento técnico.
A equipe ocupa atualmente o quinto lugar no Mundial de Construtores após três corridas, impulsionada pelo impressionante segundo lugar de Charles Leclerc no GP da Áustria. Na prova passada, Sebastian Vettel e o monegasco foram, respectivamente, 6º e 11º.
Recentemente, o chefe da equipe, Mattia Binotto, disse que não haveriam demissões devido ao difícil início de temporada. Agora, a Ferrari anunciou uma reestruturação de sua equipe técnica, criando um novo departamento, de desenvolvimento de performance.
A reestruturação busca "conseguir um desenvolvimento de performance mais efetivo" ao "instituir uma cadeia de comando que é mais focada e simplificada, promovendo aos chefes de cada departamento os poderes necessários para atingir seus objetivos".
O departamento de desenvolvimento de performance será supervisionado por Enrico Cardile, que serviu como chefe de aerodinâmica e gerenciamento de projeto de carro da equipe.
"As outras áreas seguirão sem modificações, com Enrico Gualtieri encarregado da Unidade de Potência, Laurent Mekies como diretor esportivo e encarregado de atividades de pista, enquanto Simone Resta continuará a frente do departamento de engenharia de chassi", informou a equipe.
"Como sugerido há alguns dias, estamos fazendo mudanças no lado técnico da organização, para acelerar as áreas de design e desenvolvimento de performance do carro", explicou Binotto.
"Uma mudança de direção foi necessária para definir claramente as responsabilidades e viabilizar o progresso do trabalho, reafirmando a fé da empresa em seus talentos. O departamento de Enrico Cardile contará com a experiência de Rory Byrne e engenheiros reconhecidos como David Sanchez. Será a base para o desenvolvimento do carro".
"Acreditamos que o pessoal da Ferrari está no nível mais alto e não temos que invejar nossos rivais quanto a isso, mas precisamos fazer uma mudança decisiva, aumentando o nível em termos de responsabilidade para os chefes de departamento".
A Ferrari já reconhece que as dificuldades deverão continuar em 2021 já que os carros serão mantidos para contenção de gastos, com desenvolvimento limitado. Binotto reforçou que o foco da Ferrari é construir um projeto de longo prazo em Maranello que poderá ser bem-sucedido.
"Já dissemos isso várias vezes mas é necessário repetir: começamos a montar a fundação de um processo que deve levar a um novo e duradouro ciclo de vitórias. Vai levar algum tempo e vamos ter alguns reveses como o que estamos vivenciando agora em termos de resultado e performance".
"Porém, precisamos reagir a essas situações com força e determinação para voltarmos a ocupar o topo do esporte o mais rápido possível. É isso que queremos e que nossos fãs esperam de nós".
‘Deu ruim’! Bruno Senna relata acidente “tenso” do tio Ayrton com buggy em fazenda da família
PODCAST #059: O debate de fãs e haters sobre Hamilton com presença de Eric Granado
SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.