Conteúdo especial
Fórmula 1 GP da Hungria

Ferrari completa três anos sem pole positions antes de GP da Hungria

Recorde negativo é o segundo maior da Scuderia com relação a poles em sua história na F1 desde 1950, seu primeiro ano do mundial

Fernando Alonso, Scuderia Ferrari
Vencedor Fernando Alonso, Scuderia Ferrari
Pódio: vencedor Fernando Alonso, Scuderia Ferrari
Fernando Alonso, Scuderia Ferrari
Parc ferme Mark Webber, Red Bull Racing, segunda; Fernando Alonso, Ferrari, pole position; Sebastian Vettel, Red Bull Racing, terceiro
Fernando Alonso, Scuderia Ferrari

Dia 22 de julho de 2012. Dia de GP da Alemanha em Hockenheim. Dia de Fernando Alonso largando na pole com sua Ferrari. Dia de uma vitória incontestável do piloto espanhol, enquanto Sebastian Vettel vivia na Red Bull o que parecia ser um importante golpe para o fim de seu reinado como até então bicampeão de Fórmula 1. Ele chegou em segundo, mas tomou 25 segundos em seu tempo de prova após ter levado vantagem em uma disputa com Button saindo da pista no fim da prova. Vettel caiu para quinto.

Mas este golpe ficou na impressão. Alonso não venceria mais nenhum GP naquele ano, apesar de ter chegado até a última corrida – o emocionante GP do Brasil – em posição de lutar pelo título, que viria a ser de Vettel.

O espanhol ainda ganharia mais duas corridas em 2013, antes de a Ferrari enfrentar uma brava crise que culminou na saída de grande parte de sua equipe técnica, de seu presidente e do próprio Fernando Alonso.

E ilustrando este mau momento ferrarista, largar da posição de honra do grid, como aconteceu em 22 de julho de 2012, não aconteceria mais até hoje.

Atualmente o time italiano está há 57 corridas longe da pole position, três anos completos, acredite se quiser. É o segundo maior hiato do time sem poles dentro da Fórmula 1.

Pior sequência pode vir em 2015

Mas tudo que está ruim pode piorar. O pior jejum sem poles da Ferrari foi entre os GPs de Portugal de 1990 e da Alemanha em 1994, que totaliza 59 provas. O time pode bater a marca negativa ainda este ano, no GP de Cingapura, após igualá-la em sua corrida de casa, o GP da Itália em Monza.

Por sinal, o GP de Cingapura marcará cinco anos da última pole position em piso seco da Scuderia. Foi com Alonso em 2010. Após esta pole, a Ferrari conseguiu largar em primeiro apenas mais duas vezes: em Silverstone e Hockenheim em 2012.

In this article
Gabriel Lima
Fórmula 1
Kimi Raikkonen
Fernando Alonso
Sebastian Vettel
Ferrari
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Kimi nega falta de motivação mas vê futuro nas mãos da Ferrari
Próximo artigo Sauber renova contrato de Felipe Nasr e Marcus Ericsson para 2016

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros