Últimas notícias

Force India critica nova medida de "carros clientes"

Dono da equipe, Vijay Mallya expressa oposição à ideia e diz que Grupo de Estratégia da Fórmula 1 não está funcionando.

Nico Hulkenberg, Sahara Force India F1 VJM08
Largada Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 Team
Vijay Mallya, dono da Sahara Force India
Nico Hulkenberg, Sahara Force India
Nico Hulkenberg, Sahara Force India F1 VJM08

Para o dono e fundador da Force India, Vijay Mallya, não há como um "carro cliente" - proposta do Grupo de Estratégia da Fórmula 1 - ser competitivo.  Segundo ele, os times maiores não estão pensando no bem do campeonato com a nova medida. O projeto tem como intenção a redução de custos.

"Eu nunca apoiei a ideia dos carros cliente", disse Mallya ao Motorsport.com.

"Se os quatro grandes que controlam a maioria do Grupo de Estratégia querem conduzir aos poucos para fora as pequenas equipes independentes para preencher o grid com os seus próprios carros clientes, vamos ver se a F1 continuará a ser atrativa para o público e que custos vamos realmente vir a ter. Mais importante, será que um carro cliente será tão competitivo como o carro de um construtor?"

"E as atualizações? E se houver atraso na entrega de atualizações para o cliente? Há tantas questões pendentes que as pessoas parecem não examinar em detalhe."

"Há apenas uma grande indicação: 'carros de cliente" respondem a pergunta de como, se as equipes pequenas desaparecerem, irão preencher a grid."

"Grupo de Estratégia é inútil"

Para Mallya o Grupo de Estratégia da Fórmula 1 não estão funcionando, já que os times maiores só olham para seus próprios interesses.

"O Grupo de Estratégia não é nada a não ser as quatro grandes equipes decidindo a maneira que o esporte tem para avançar", acrescentou.

"E todo mundo é protetor de seu próprio canto, seu próprio interesse, e é isso. É preciso apenas aprender a viver com esta situação, que é inaceitável."

"Há reuniões que não produzem qualquer resultado, não há medidas de corte de custos, nada que realmente irá abordar seriamente a sustentabilidade da F1."

"Até as quatro grandes equipes não assumirem a responsabilidade pelo o esporte como um todo, enquanto eles continuam a proteger os seus próprios interesses, nada vai acontecer."

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Exclusivo: Ferrari e Honda usam tokens para seus motores
Próximo artigo Tomando como base desempenho de 2014, Massa se anima para Montreal

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil