Force India: Sauber "superou" as melhores equipes da F1
Otmar Szafnauer, chefe da Racing Point Force India, diz que a rival Sauber "superou as melhores equipes" da F1 com o salto do seu carro de 2017 para o atual C37
Na temporada de 2017 da Fórmula 1, a Sauber somou apenas cinco pontos no campeonato de construtores e terminou na última posição com uma unidade de potência da Ferrari do ano anterior.
Após mudar para um motor de especificação atual, a equipe foi novamente mais lenta na abertura da temporada de 2018 em Melbourne - mas o C37 melhorou e passou a figurar constantemente no Q3 à medida que a temporada avançava.
Perguntado pelo Motorsport.com sobre o progresso recente de Sauber, o diretor da Force India, Otmar Szafnauer disse: "Eu não sei como eles tiveram uma curva de desenvolvimento tão íngreme”, disse.
“Eu acho que eles superaram as melhores equipes este ano comparando com o ano passado. De onde eles terminaram no ano passado para onde estão agora, superaram todos.”
"Eu não sei como isso acontece com uma equipe pequena, mas temos que descobrir, porque eles são espertos."
O progresso de Sauber convenceu Kimi Raikkonen a retornar para a equipe em um contrato de dois anos, ao lado do protegido da Ferrari Antonio Giovinazzi, depois de perder sua vaga na Ferrari para a temporada de 2019.
A equipe suíça está em oitavo lugar na tabela de classificação das equipes, faltando apenas duas corridas, e vai alcançar sua melhor pontuação em uma temporada desde 2013, caso consiga um resultado entre os dez primeiros no Brasil ou em Abu Dhabi.
Szafnauer calculou que a temporada da Sauber de 2019 poderia "talvez" ser prejudicada se a equipe comprometesse demais os recursos para o desenvolvimento da C37 na temporada.
"Eu não sei quando eles pararam de desenvolver o carro deste ano, porque paramos há muito tempo para nos concentrarmos no próximo ano", disse ele.
"Se eles continuarem desenvolvendo o carro deste ano em áreas que não seriam úteis para o próximo ano, isso pode prejudicá-los.”
"Mas estou impressionado com a curva de desenvolvimento deles, muito impressionante".
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.