Recomendado para você

MotoGP: Quartararo tem '99% de certeza' de que a Yamaha vai apostar tudo no motor V4 em 2026

MotoGP: Quartararo tem '99% de certeza' de que a Yamaha vai apostar tudo no motor V4 em 2026

MotoGP
MotoGP
GP de Portugal
MotoGP: Quartararo tem '99% de certeza' de que a Yamaha vai apostar tudo no motor V4 em 2026
F1: Alonso revela 'evolução' que garante permanência em 2026

F1: Alonso revela 'evolução' que garante permanência em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Alonso revela 'evolução' que garante permanência em 2026
F1: Hamilton se manifesta de forma enfática sobre punição no México

F1: Hamilton se manifesta de forma enfática sobre punição no México

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Hamilton se manifesta de forma enfática sobre punição no México
CEO da Stock Car revela retorno dos motores V8 em 2026

CEO da Stock Car revela retorno dos motores V8 em 2026

Stock Car
Stock Car
A Definir
CEO da Stock Car revela retorno dos motores V8 em 2026
Porsche Cup: Muller comanda treino livre da Carrera Cup em Interlagos

Porsche Cup: Muller comanda treino livre da Carrera Cup em Interlagos

Porsche Cup
Porsche Cup
Porsche Cup: Muller comanda treino livre da Carrera Cup em Interlagos
F1: Norris cita Senna e diz que liderança mínima "não significa nada"

F1: Norris cita Senna e diz que liderança mínima "não significa nada"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Norris cita Senna e diz que liderança mínima "não significa nada"
F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treino e quali sprint do GP de São Paulo, em Interlagos

F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treino e quali sprint do GP de São Paulo, em Interlagos

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treino e quali sprint do GP de São Paulo, em Interlagos
F1: Câmara fala sobre a possibilidade de realizar um TL1 com a Ferrari em 2026

F1: Câmara fala sobre a possibilidade de realizar um TL1 com a Ferrari em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Câmara fala sobre a possibilidade de realizar um TL1 com a Ferrari em 2026
Últimas notícias

Fórmula 1 "relaxa" na Índia, mas ainda se choca com contrastes

Medo com falta de higiene já não é tão grande quanto em 2011, mas cultura indiana segue trazendo suas surpresas

Ano passado, na primeira visita à Índia, : comida trazida da Europa, água mineral sendo utilizada até para lavar as mãos e álcool em gel como item obrigatório. Afinal, o que se sabia a respeito do país asiático era que os padrões de higiene eram bem diferentes em relação à Europa.

Nesta segunda oportunidade da categoria no país, contudo, ao menos Bruno Senna se diz mais relaxado. “Acho que todo mundo está mais tranquilo neste ano nesse sentido. Tenho meu gelzinho, que uso toda hora, mas é mais por precaução do que por preconceito. Acho que ninguém quer ter um problema. Após a prova, todo mundo vai tirar um pouco o pé, mas não pode ser muito porque logo na semana seguinte tem outra corrida. É importante manter tudo dentro da normalidade para não ter nenhuma surpresa”.

Isso não quer dizer, no entanto, que o estranhamento deixe de fazer parte. “É uma cultura completamente diferente, outra maneira de viver. Obviamente, há muita pobreza, o que não é bom de se ver. É difícil ver isso com crianças pequenas, mas a maioria parece feliz. É apenas uma maneira diferente de viver, assim como as construções e a higiene”, lista Mark Webber, que reconhece o gosto dos locais pelo esporte. “Eles sempre têm um sorriso no rosto e parecem animados com a presença da F-1”.

De fato, os indianos estão representados na categoria pelo piloto Narain Karthikeyan – já tiveram também Karun Chandhok – pela equipe Force India, do empresário Vijay Mallya, e pela chefe da Sauber, Monisha Kaltenborn, e demonstram mais familiaridade com o esporte em comparação a vizinhos, como chineses e malaios, que também recebem provas.

Isso não quer dizer, contudo, que toda a perícia vista nas pistas foi incorporada de qualquer maneira no cotidiano das pessoas, como Webber pôde testemunhar. “Para dirigir nas ruas, eles têm suas próprias regras. Fui para um evento da Red Bull e o taxista me levou. Na ida, foi tudo bem, mas, na volta, ele quis pegar exatamente o mesmo lugar, foi andando pelo acostamento da mão contrária! Disse a ele que não tinha certeza se era correto e ele me respondeu que ninguém o ensina a dirigir. Ele estava muito confiante com sua forma de dirigir, mesmo que fosse uma porcaria”.

Artigo anterior Hamilton só quer corridas menos sofridas nessa reta final
Próximo artigo Vettel lidera Button e Alonso na primeira sessão de livres

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros