Conteúdo especial

GP da China é o quinto da história da F1 a não ter abandonos

Em 68 anos e 938 provas, corrida disputada neste final de semana entra no livro dos recordes do campeonato mundial

Cars after the race in parc ferme
Winner Nico Rosberg, Mercedes AMG F1 Team W07
Daniil Kvyat, Red Bull Racing RB12 and Felipe Massa, Williams FW38  battle for position
Jenson Button, McLaren MP4-31
Winner Nico Rosberg, Mercedes AMG F1 Team in parc ferme
Podium: winner Nico Rosberg, Mercedes AMG F1 Team, second place Sebastian Vettel, Ferrari, third place Daniil Kvyat, Red Bull Racing

Um dos mais agitados e competitivos dos últimos tempos, o GP da China deste último final de semana faz parte de um grupo bastante seleto de apenas cinco corridas em toda a história da Fórmula 1.

A corrida em Xangai contou com todos os 22 carros participantes vendo a bandeirada final após as 56 voltas. Desde o GP da Europa de 2011, disputado em Valência, que este fato não ocorria. Na ocasião, a Fórmula 1 ainda continha em seu grid 24 carros.

Dentro destes cinco anos, o GP do Japão de 2015 acabou contando com todos os carros que iniciaram classificados. Isso porque todos completaram ao menos 90% da prova, o que, segundo o regulamento, é o suficiente para contar a corrida como concluída. No entanto, o brasileiro Felipe Nasr parou sua Sauber a quatro voltas do fim.

O GP dos EUA de 2005 viu 20 carros iniciarem a volta de apresentação, no entanto, por falta de segurança, os 14 carros de pneus Michelin se retiraram da corrida entrando nos boxes em vez de ir para o grid. Ainda assim, nenhum dos seis que prosseguiram no GP abandonaram.

Confira as provas que não tiveram abandonos na história:

Corrida Pista Participantes
GP da Holanda de 1961 Zandvoort 15 carros
GP dos EUA de 2005 Indianápolis 6 carros
GP da Itália de 2005 Monza 20 carros
GP da Europa de 2011 Valência 24 carros
GP da China de 2016 Xangai 22 carros
In this article
Gabriel Lima
Fórmula 1
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Arrivabene: Marchionne não gostou do que viu em Xangai
Próximo artigo Por "hat-trick" de vitórias em 2016, Rosberg já seria campeão

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros