Nostalgia

Há 36 anos, Ayrton Senna estreava na F1 no GP do Brasil

Entre os cinco pilotos novatos, Senna foi o melhor na classificação, mas seu primeiro GP durou apenas oito voltas

Ayrton Senna, Toleman TG183B

Em 25 de março de 1984, a Fórmula 1 iniciava sua temporada daquele ano com o GP do Brasil, que ficou marcado com o quinteto de pilotos que faziam sua estreia na categoria naquela prova. Entre eles, Ayrton Senna e Martin Brundle. Além deles, Stefan Bellof, Philippe Alliot e François Hesnault.

Entre os novatos, Senna foi o melhor qualificado na classificação. O futuro tricampeão mundial largaria apenas na 17ª colocação e, apesar de ter feito um tempo 5s mais alto que o da pole, de Elio de Angelis com sua Lotus, ele estava a frente de seu companheiro de Toleman, o venezuelano Johnny Cecotto.

Leia também:

Brundle, que havia perdido para Senna na Fórmula 3 Britânica em 1983, foi o 19º. Hesnault foi o 20º, Bellof o 23º e Alliot o 26º e último do grid.

Na corrida, Senna foi o primeiro a abandonar, com seu primeiro GP na F1 durando apenas oito voltas, antes de um problema no turbo. Ao longo da prova, Bellof, Alliot e Hesnault também abandonaram, enquanto Martin Brundle foi o único dos novatos a ver a bandeira quadriculada, terminando em quinto lugar.

Porém, no final do ano, a equipe de Brundle, a Tyrell acabou sendo desqualificada de toda a temporada por várias quebras do regulamento técnico, incluindo o uso de esferas de chumbo no tanque de combustível como lastro.

No final da temporada de 1984, Senna foi o melhor dos cinco novatos no Mundial de Pilotos. O brasileiro terminou em nono, com 13 pontos conquistados e empatado com Nigel Mansell. Senna subiu ao pódio três vezes, com um segundo lugar (em Mônaco) e dois terceiros lugares (Grã-Bretanha e Portugal).

Mesmo com bons resultados, o primeiro ano de Senna na F1 não foi dos mais fáceis. Das 16 provas do ano, o brasileiro abandonou 7 etapas, não conseguiu se classificar no GP de San Marino (ele terminou a classificação em 28º, com apenas 26 vagas no grid), além de não ter participado do GP da Itália, após ser suspenso pela Toleman por um GP por não ter avisado a equipe que havia assinado contrato com a Lotus para 1985.

Para relembrar a ocasião, o Motorsport.com montou uma galeria com imagens do GP do Brasil de 1984, que você confere abaixo:

Mechanics on Elio de Angelis's Lotus 95T Renault
Stefan Bellof, Tyrrell 012 Ford, with Martin Brundle
Ayrton Senna, Toleman TG183B Hart
Ayrton Senna, Toleman TG183B Hart, Teo Fabi, Brabham BT53 BMW, Johnny Cecotto, Toleman TG183B Hart, Martin Brundle, Tyrrell 012 Ford, and Thierry Boutsen, Arrows A6 Ford
Michele Alboreto, Ferrari 126C4, leads Derek Warwick, Renault RE50
Carlos Reutemann
Drivers group photo with Jean-Marie Balestre
Patrick Tambay, Renault RE50
Nigel Mansell's Lotus 95T Renault beside a John Player Special-liveried BMW
Eddie Cheever, Alfa Romeo 184T
Elio de Angelis, Lotus 95T Renault, Michele Alboreto, Ferrari 126C4. They lead Niki Lauda, McLaren MP4-2 TAG, Alain Prost, McLaren MP4-2 TAG, and Derek Warwick, Renault RE50
Thierry Boutsen, Arrows A6 Ford
Teo Fabi, Brabham BT53 BMW
Keke Rosberg, Williams FW09 Honda, Team principal Frank Williams and technical director Patrick Head
Jacques Laffite, Williams FW09 Honda
Nigel Mansell, Lotus 95T Renault, leads Niki Lauda, McLaren MP4-2 TAG, and Nelson Piquet, Brabham BT53 BMW
Niki Lauda, McLaren MP4-2 TAG
René Arnoux, Ferrari 126C4
Keke Rosberg, Williams FW09 Honda
Keke Rosberg, Williams FW09 Honda, and Patrick Head
Martin Brundle, Tyrrell 012 Ford
René Arnoux, Ferrari 126C4, leads Elio de Angelis, Lotus 95T Renault
Patrick Tambay, Renault RE50
McLaren members celebrate Alain Prost's victory
Michele Alboreto, Ferrari 126C4, leads Nigel Mansell, Lotus 95T Renault, and Derek Warwick, Renault RE50, at the start
Nelson Piquet, Brabham BT53 BMW
Philippe Alliot, RAM 02 Hart
Michele Alboreto, Ferrari 126C4
Nelson Piquet, Brabham BT53 BMW
Nelson Piquet, Brabham BT53 BMW, with Paul Rosche of BMW
Nelson Piquet, Brabham BT53 BMW
Piercarlo Ghinzani, Osella FA1F Alfa Romeo
Nelson Piquet, Brabham BT53 BMW
Niki Lauda, Jean-Marie Balestre and Alain Prost
Niki Lauda, McLaren MP4-2 TAG, leads Patrick Tambay, Renault RE50
Riccardo Patrese, Alfa Romeo 184T, with smoke at the rear
René Arnoux, Ferrari 126C4
Patrick Tambay with Carlos Reutemann
Patrick Tambay, Alain Prost, Niki Lauda, Michele Alboreto and Marc Surer
Patrick Tambay, Nelson Piquet and Nigel Mansell
Stefan Bellof, Tyrrell 012 Ford
The Ferrari 126C4 of Michele Alboreto and René Arnoux
René Arnoux, Ferrari 126C4
Riccardo Patrese, Alfa Romeo 184T
Alain Prost, 1st position, Elio de Angelis, 3rd position, Keke Rosberg, 2nd on the podium
Stefan Bellof, Tyrrell 012 Ford
Thierry Boutsen, Arrows A6 Ford
Thierry Boutsen, Arrows A6 Ford
Alain Prost, 1st position, holds his trophy alongside Keke Rosberg, 2nd position, and Elio de Angelis, 3rd position
Nigel Mansell, Lotus 95T Renault
Alain Prost, 1st position,Keke Rosberg, 2nd position, and Elio de Angelis, 3rd position, FISA President Jean-Marie Balestre
Alain Prost, McLaren MP4-2 TAG, celebrates victory
Andrea de Cesaris, Ligier JS23 Renault
Nigel Mansell, Lotus 95T Renault
Andrea de Cesaris, Ligier JS23 Renault
Ayrton Senna, Toleman TG183B Hart
Alain Prost, McLaren MP4-2 TAG, takes the chequered flag
Eddie Cheever, Alfa Romeo 184T
Nigel Mansell, Lotus 95T Renault
Elio de Angelis, Lotus 95T Renault
Ayrton Senna, Toleman TG183B Hart
François Hesnault, Ligier JS23 Renault
Johnny Cecotto, Toleman TG183B Hart
Johnny Cecotto, Toleman TG183B Hart
Ayrton Senna, Toleman TG183B Hart
Ayrton Senna, Toleman TG183B Hart
Brazilian fans cheer on home heroes Nelson Piquet and Ayrton Senna
Stefan Bellof, Tyrrell 012 Ford
Jonathan Palmer, RAM 01 Hart, leads Niki Lauda, McLaren MP4-2 TAG
Elio de Angelis
Manfred Winkelhock, ATS D7 BMW
Niki Lauda, McLaren MP4-2 TAG
Martin Brundle, Tyrrell 012 Ford
Elio de Angelis, Lotus 95T Renault
Niki Lauda, McLaren MP4-2 TAG
Mauro Baldi, Spirit 101 Hart
76

PODCAST #035 - Senna é o melhor piloto de todos os tempos da F1?

 

 

VÍDEO: Filmes e séries de automobilismo para ver na quarentena do coronavírus

In this article
Charles Bradley
Fórmula 1
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Organização do GP do Canadá diz estar "otimista, mas realista" sobre etapa
Próximo artigo Em live com Alonso, Barrichello fala sobre coronavírus e revela convite para rali por causa de piloto espanhol

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros