Há 46 anos, Lauda vencia a 1ª na F1; relembre os carros da lenda

Primeiro dos 25 triunfos de gloriosa carreira do austríaco acontecia há exatamente 46 anos

Há 46 anos, Lauda vencia a 1ª na F1; relembre os carros da lenda
Carregar reprodutor de áudio

Niki Lauda é um dos maiores expoentes da Fórmula 1. Sua morte, ocorrida em maio do ano passado, representou uma grande perda não só para familiares, mas também para amigos e uma legião de fãs. 

Como piloto, Lauda completou 171 corridas em 13 anos de F1, com 25 vitórias, 54 pódios e 24 poles, além do tricampeonato (1975, 1977 e 1984). Os números impressionam, mas sua carreira teve momentos dramáticos, o que colocou o austríaco com o status de lenda. Mas tudo tem um começo, como sua primeira vitória, que completa 46 anos nesta terça-feira.

Leia também:

A temporada de 1974 da F1 parecia ter um cenário emocionante, com o GP da Espanha – a quarta etapa daquele campeonato – com três vencedores diferentes e tendo James Hunt como vencedor do International Trophy em Silverstone, prova que não valia pontos para a F1.

Em sua terceira temporada completa na F1, Lauda havia conquistado a primeira pole em Kyalami, na África do Sul, mas acabou abandonando por problemas mecânicos. Em Jarama, a posição de largada se repetiu, mas o triunfo - com direito a dobradinha da Ferrari - não foi tão fácil como se imagina.

GALERIA: Relembre todos os carros de Niki Lauda na F1

1971, March 711
1971, March 711
1/31
Foi com esse carro que Lauda estreou na Fórmula 1 no GP de seu país em 1971

Foto de: Divulgacao

1971, March 711
1971, March 711
2/31
Lauda disputou apenas a corrida da Áustria em 1971

Foto de: Divulgacao

1972, March 721
1972, March 721
3/31
Na temporada seguinte, Lauda (à frente) fez sua primeira temporada completa a bordo do March 721

Foto de: LAT Images

1973, BRM P160
1973, BRM P160
4/31
Em sua segunda temporada completa na Fórmula 1, Lauda correu pela BRM e impressionou a ponto de chamar a atenção de Enzo Ferrari

Foto de: LAT Images

1974, Ferrari 312B3
1974, Ferrari 312B3
5/31
Tanto que, em 1974, o austríaco foi contratado pelo time de Maranello

Foto de: Rainer W. Schlegelmilch

1974, Ferrari 312B3
1974, Ferrari 312B3
6/31
Em seu primeiro ano em uma equipe de ponta, Lauda teve o suiço Clay Regazzoni como companheiro

Foto de: LAT Images

1974, Ferrari 312B3
1974, Ferrari 312B3
7/31
Aquele ano marcou a primeira vitória do austríaco, no GP da Espanha

Foto de: LAT Images

1974, Ferrari 312B3
1974, Ferrari 312B3
8/31
Lauda terminou a temporada em quarto. O brasileiro Emerson Fittipaldi foi o campeão, conquistando, com a McLaren, seu segundo título

Foto de: LAT Images

1975, Ferrari 312T
1975, Ferrari 312T
9/31
Em 1975, porém, Lauda "destronaria" Fittipaldi. A bordo do novo carro da Ferrari, o austríaco brilhou

Foto de: LAT Images

1975, Ferrari 312T
1975, Ferrari 312T
10/31
Com mais um ano de muita consistência e velocidade, Lauda voou para conquistar o primeiro de seus três títulos mundiais

Foto de: Rainer W. Schlegelmilch

1975, Ferrari 312T
1975, Ferrari 312T
11/31
Lauda foi campeão com 64,5 pontos. Fittipaldi foi vice com 45

Foto de: LAT Images

1976, Ferrari 312 T2
1976, Ferrari 312 T2
12/31
Depois de conquistar seu primeiro título, o austríaco chegou à temporada seguinte com vontade de defender sua posição

Foto de: Rainer W. Schlegelmilch

1976, Ferrari 312 T2
1976, Ferrari 312 T2
13/31
O ano de 1976 começou bem, com grande confiabilidade do carro da Ferrari, melhor que a concorrente McLaren

Foto de: LAT Images

1976, Ferrari 312 T2
1976, Ferrari 312 T2
14/31
Ao longo da temporada, porém, o carro da equipe britânica melhorou e James Hunt se colocou como rival de Lauda na busca pelo título

Foto de: Rainer W. Schlegelmilch

Niki Lauda, Ferrari, e James Hunt, McLaren
Niki Lauda, Ferrari, e James Hunt, McLaren
15/31
Os dois construíram uma grande rivalidade, mas eram amigos. A relação de ambos é retratada no filme "Rush"

Foto de: Sutton Motorsport Images

Niki Lauda, Ferrari, e James Hunt, McLaren
Niki Lauda, Ferrari, e James Hunt, McLaren
16/31
No fim das contas, Hunt aproveitou a ausência de Lauda em algumas etapas por conta do acidente do austríaco em Nurburgring para somar pontos importantes e chegar à etapa final, em Fuji, com condições de vencer. Lauda acabou desistindo da corrida chuvosa em função das condições perigosas e Hunt chegou em terceiro para faturar seu primeiro e único título

Foto de: Sutton Motorsport Images

1977, Ferrari 312T2
1977, Ferrari 312T2
17/31
Na temporada seguinte, Lauda veio com fome para retomar o título

Foto de: Rainer W. Schlegelmilch

Niki Lauda, Ferrari 312T2
Niki Lauda, Ferrari 312T2
18/31
Dito e feito: o austríaco retomou a coroa em sua segunda, superando de vez as sequelas psicológicas do grave acidente do ano anterior

Foto de: LAT Images

1978, Brabham BT45C
1978, Brabham BT45C
19/31
Em 1978, Lauda foi para a Brabham

Foto de: Sutton Motorsport Images

1978, Brabham BT46
1978, Brabham BT46
20/31
A equipe era comandada por Bernie Ecclestone

Foto de: Rainer W. Schlegelmilch

1978, Brabham BT46B Alfa Romeo
1978, Brabham BT46B Alfa Romeo
21/31
O motivo da saída para a Ferrari foi a procura da equipe italiana pelo argentino Carlos Reutemann após o acidente de Lauda em 1976

Foto de: LAT Images

1978, Brabham BT46B
1978, Brabham BT46B
22/31
Um dos carros da Brabham em 78 chamava a atenção por sua traseira

Foto de: Sutton Motorsport Images

1979, Brabahm BT48
1979, Brabahm BT48
23/31
No ano seguinte, a equipe seguiu sem condições de levar Lauda à disputa pelo título

Foto de: Sutton Motorsport Images

1979, Brabham BT48
1979, Brabham BT48
24/31
Foi nessa época que o austríaco começou a intensificar seus empreendimentos em sua companhia aérea

Foto de: Sutton Motorsport Images

1979, Brabham BT48 Alfa Romeo
1979, Brabham BT48 Alfa Romeo
25/31
No fim daquela temporada, Lauda deixaria a F1 para tocar seus negócios

Foto de: LAT Images

1982, McLaren MP4
1982, McLaren MP4
26/31
Após dois anos afastado da categoria, Lauda foi persuadido por Ron Dennis a retornar, desta vez pela McLaren. Lauda foi quinto em sua primeira temporada após o retorno à F1

Foto de: Jean-Philippe Legrand

1983, McLaren MP4B
1983, McLaren MP4B
27/31
O terceiro título acabou não vindo no ano seguinte, em 1983, mas estava próximo

Foto de: Sutton Motorsport Images

1984, McLaren MP4\2
1984, McLaren MP4\2
28/31
Na temporada 1984, Lauda finalmente conquistou seu terceiro e último título mundial

Foto de: LAT Images

1984, McLaren MP4/2
1984, McLaren MP4/2
29/31
Em batalha com o novo companheiro Alain Prost, o veterano de 35 anos levou a melhor por apenas meio ponto: 72 a 71,5

Foto de: LAT Images

1985, McLaren MP4/2B
1985, McLaren MP4/2B
30/31
1985 começou com uma série de abandonos de Lauda, o que complicou a temporada do tricampeão - e a relação com Ron Dennis

Foto de: LAT Images

Alain Prost e Niki Lauda, McLaren MP4/2B
Alain Prost e Niki Lauda, McLaren MP4/2B
31/31
O austríaco ainda conquistou sua 25ª e última vitória na F1, no GP da Holanda, em Zandvoort. Prost (à frente) chegaria ao primeiro de seus quatro títulos naquele ano

Foto de: LAT Images

A chuva quis ser protagonista na prova e o austríaco perdeu a ponta para Ronnie Peterson. Mas a Ferrari tinha a estratégia correta e Lauda conseguiu voltar ao comando da prova após pit stop, já com a pista secando.

Seu ritmo e de seu companheiro, Clay Regazzoni, eram tão melhores que o terceiro colocado, Emerson Fittipaldi, terminou a prova uma volta atrás do austríaco.

Lauda saiu da Espanha como vice-líder do campeonato, 16 a 15 para Regazzoni, em um campeonato que marcaria o bi de Fittipaldi mais tarde. O piloto da Ferrari sentiria o gostinho da vitória mais uma vez naquele ano, em Zandvoort.

Confira imagens do GP da Espanha de 1974

Niki Lauda and Clay Regazzoni, Ferrari celebrate
Niki Lauda and Clay Regazzoni, Ferrari celebrate
1/8

Foto de: Rainer W. Schlegelmilch

Tom Belso, Williams FW02 Ford
Tom Belso, Williams FW02 Ford
2/8

Foto de: Rainer W. Schlegelmilch

Teddy Mayer talks to Emerson Fittipaldi, McLaren M23 Ford
Teddy Mayer talks to Emerson Fittipaldi, McLaren M23 Ford
3/8

Foto de: Rainer W. Schlegelmilch

Lovely girls in the paddock
Lovely girls in the paddock
4/8

Foto de: LAT Images

Jacky Ickx, Lotus 76 Ford
Jacky Ickx, Lotus 76 Ford
5/8

Foto de: Rainer W. Schlegelmilch

Jacky Ickx, Lotus 76 Ford
Jacky Ickx, Lotus 76 Ford
6/8

Foto de: Rainer W. Schlegelmilch

Jacky Ickx, Lotus 76 Ford
Jacky Ickx, Lotus 76 Ford
7/8

Foto de: Rainer W. Schlegelmilch

Frank Williams talks to Arturo Merzario, Williams FW03
Frank Williams talks to Arturo Merzario, Williams FW03
8/8

Foto de: LAT Images

Top-5 corridas mais geniais de pilotos na F1, por Felipe Motta

PODCAST Motorsport.com: Quais pilotos brasileiros não tiveram sorte na F1?

 

compartilhar
comentários
Barcelona propõe à F1 corrida com portões fechados e sem pagamento de taxa
Artigo anterior

Barcelona propõe à F1 corrida com portões fechados e sem pagamento de taxa

Próximo artigo

Gasly: Temporada 2019 "não mudou meu relacionamento" com Red Bull

Gasly: Temporada 2019 "não mudou meu relacionamento" com Red Bull