Fórmula 1
29 ago
-
01 set
Evento encerrado
05 set
-
08 set
Evento encerrado
19 set
-
22 set
Evento encerrado
26 set
-
29 set
Evento encerrado
10 out
-
13 out
Evento encerrado
31 out
-
03 nov
Próximo evento em
14 dias
14 nov
-
17 nov
R
GP de Abu Dhabi
28 nov
-
01 dez
Próximo evento em
42 dias

FOTOS: Relembre acidente que quase vitimou Lauda em Nurburgring

compartilhar
comentários
FOTOS: Relembre acidente que quase vitimou Lauda em Nurburgring
Por:
21 de mai de 2019 14:52

Na disputa pelo título de 1976 com James Hunt, Lauda sofreu graves queimaduras após batida forte no 'Inferno Verde', no GP da Alemanha

No dia 1º de agosto de 1976, o GP da Alemanha de Fórmula 1 no velho circuito Nordschleife de Nurburgring. Com 22km de extensão, a última corrida da categoria máxima do automobilismo mundial no 'Inferno Verde' ficou imortalizada na história da F1 pelo grave acidente de Niki Lauda com a Ferrari (veja fotos do acidente e de Lauda no final desta matéria).

O austríaco disputava o título daquele ano com seu grande rival James Hunt. O então campeão do mundo liderava o campeonato com 58 pontos, enquanto o britânico da McLaren vinha na perseguição com 35. Lauda começou o ano com vantagem folgada da Ferrari, mas a escuderia de Woking evoluiu e Hunt começava a se postular como candidato forte ao Mundial.

Leia também:


Os momentos que antecederam o GP foram de muita chuva, que comprometeu as condições da já perigosíssima pista. Com muita tensão, Lauda foi derrotado na votação pelo adiamento da prova e os pilotos alinharam no grid. Todos estavam de pneus para circuito molhado, exceto o companheiro de Hunt, Jochen Mass, que despontou na liderança nos momentos iniciais da prova.

O acidente

Com a maior parte do circuito de 22km seca, todos os pilotos foram para os boxes para colocar os compostos para a pista seca já no começo da corrida. Lauda estava muito atrás, mas voltou com ritmo forte na segunda volta após fazer seu pit stop.

Entretanto, depois da curva Bergwerk, a suspensão da Ferrari 312T2 quebrou, lançando Lauda para o guard rail à direita do traçado. O carro voltou à pista em chamas e foi atingido pelo alemão Harald Ertl e pelo norte-americano Brett Lunger, que não puderam evitar as colisões. Logo após, o italiano Aurturo Merzario conseguiu desviar do acidente e saiu de seu monoposto para retirar o colega austríaco da Ferrari tomada pelas chamas.

Depois de muitas tentativas em uma cena angustiante, Lauda foi finalmente retirado do cockpit, já com inúmeras e graves queimaduras. O campeão do mundo foi então levado ao hospital de helicóptero.

Antes, quando preso na Ferrari, Lauda inalou fumaça tóxico e sofreu várias contusões no peito, além das queimaduras graves na cabeça. Ele também perdeu parte da orelha direita. Ao chegar no hospital, o piloto foi induzido ao coma por medida de precaução.

Ele corria grande risco de vida, mas persistiu no tratamento com muita força de vontade para concluir, com a maior rapidez possível, o seu grande objetivo: volta às pistas o quanto antes para defender seu título mundial.

Seis semanas depois, de maneira incrível, Lauda estava de volta à Ferrari para o GP da Itália, em Monza. Depois de um começo vacilante, como era de se esperar, o austríaco já começou a dar sinais claros de recuperação e retomou posições para terminar a prova em quarto.

Título perdido

O vencedor do GP da Alemanha foi Hunt. Aquela corrida foi a última do traçado Nordschleife de Nurburgring. O circuito em meio às montanhas só voltaria a ser utilizado pela F1 novamente em 1984, já num traçado mais curto, prenúncio da versão atual.

Após o retorno em Monza, Lauda participou de mais três corridas, incluindo a decisão do título, na etapa do Japão, à época disputada em Fuji sob forte chuva. Logo no começo da prova, Lauda estacionou sua Ferrari e desistiu de correr por conta das arriscadas condições.

O austríaco não fez questão de esconder sua decisão. Ele não arranjou desculpas para a atitude - bastaria atribuir a alguma falha do carro ou algo do gênero - e, como campeão, escolheu a certeza da vida em detrimento do risco de morte.

Já Hunt cumpriu o seu papel e fez prova brilhante para terminar em terceiro, posição limite para a conquista de seu único título mundial. A diferença entre os rivais e amigos foi de apenas um ponto: 69 a 68. Foi o suficiente para coroar o também lendário piloto britânico da McLaren.

Veja fotos de Lauda e do fatídico acidente no GP da Alemanha de 1976, em Nurburgring:

Galeria
Lista

Niki Lauda, Ferrari

Niki Lauda, Ferrari
1/7

Foto de: LAT Images

Niki Lauda, Ferrari 312T2

Niki Lauda, Ferrari 312T2
2/7

Foto de: LAT Images

Niki Lauda, Ferrari 312T2

Niki Lauda, Ferrari 312T2
3/7

Foto de: Sutton Motorsport Images

Niki Lauda, Ferrari 312T2, Guy Edwards, Hesketh 308D-Ford, Brett Lunger, Surtees TS19-Ford, y Harald Ertl, Hesketh-Ford 308D

Niki Lauda, Ferrari 312T2, Guy Edwards, Hesketh 308D-Ford, Brett Lunger, Surtees TS19-Ford, y Harald Ertl, Hesketh-Ford 308D
4/7

Foto de: LAT Images

Niki Lauda, Ferrari 312T2 en llamas tras estrellarse cerca de la curva de Bergwerk

Niki Lauda, Ferrari 312T2 en llamas tras estrellarse cerca de la curva de Bergwerk
5/7

Foto de: Uncredited

Accidente de Niki Lauda, Ferrari 312T2

Accidente de Niki Lauda, Ferrari 312T2
6/7

Foto de: LAT Images

El casco quemado de Niki Lauda, ​​Ferrari

El casco quemado de Niki Lauda, ​​Ferrari
7/7

Foto de: LAT Images

CONFIRA IMAGENS DA CARREIRA VITORIOSA DE NIKI LAUDA

Galeria
Lista

Niki Lauda, Ferrari

Niki Lauda, Ferrari
1/29

Foto de: Ercole Colombo

Niki Lauda, Ferrari

Niki Lauda, Ferrari
2/29

Foto de: Ercole Colombo

Niki Lauda, McLaren MP4/2 TAG Porsche

Niki Lauda, McLaren MP4/2 TAG Porsche
3/29

Foto de: LAT Images

Da esquerda para direita: Niki Lauda, James Hunt e Clay Regazzoni, o pódio do GP da Holanda de 1975

Da esquerda para direita: Niki Lauda, James Hunt e Clay Regazzoni, o pódio do GP da Holanda de 1975
4/29

Foto de: LAT Images

Niki Lauda, Ferrari

Niki Lauda, Ferrari
5/29

Niki Lauda

Niki Lauda
6/29

Foto de: Jean-Philippe Legrand

Niki Lauda

Niki Lauda
7/29

Foto de: Jean-Philippe Legrand

Niki Lauda, Brabham BT46B Alfa Romeo

Niki Lauda, Brabham BT46B Alfa Romeo
8/29

Foto de: LAT Images

Niki Lauda no GP da Bélgica de 1976

Niki Lauda no GP da Bélgica de 1976
9/29

Foto de: LAT Images

Niki Lauda, McLaren MP4/2B TAG Porsche

Niki Lauda, McLaren MP4/2B TAG Porsche
10/29

Foto de: LAT Images

Mario Andretti lidera com Niki Lauda, quase ao seu lado durante GP da Suécia de 1978

Mario Andretti lidera com Niki Lauda, quase ao seu lado durante GP da Suécia de 1978
11/29

Foto de: LAT Images

Carlos Reutemann comemora vitória do GP do Brasil de 1977, com James Hunt, em segundo e Niki Lauda em terceiro

Carlos Reutemann comemora vitória do GP do Brasil de 1977, com James Hunt, em segundo e Niki Lauda em terceiro
12/29

Foto de: LAT Images

Niki Lauda, Ferrari 312T

Niki Lauda, Ferrari 312T
13/29

Foto de: Sutton Motorsport Images

Niki Lauda, Ferrari 312T

Niki Lauda, Ferrari 312T
14/29

Foto de: LAT Images

Pódio do GP de Portugal de 1984: Alain Prost, vencedor, Niki Lauda, segundo colocado, Ayrton Senna em terceiro

Pódio do GP de Portugal de 1984: Alain Prost, vencedor, Niki Lauda, segundo colocado, Ayrton Senna em terceiro
15/29

Foto de: Sutton Motorsport Images

Niki Lauda conversa com Mauro Forghieri e Luca di Montezemolo durante fim de semana do GP da Alemanha de 1974

Niki Lauda conversa com Mauro Forghieri e Luca di Montezemolo durante fim de semana do GP da Alemanha de 1974
16/29

Foto de: Sutton Motorsport Images

Niki Lauda, Brabham BT45C

Niki Lauda, Brabham BT45C
17/29

Foto de: Sutton Motorsport Images

Niki Lauda, Brabham BT46B

Niki Lauda, Brabham BT46B
18/29

Foto de: Sutton Motorsport Images

Niki Lauda, Ferrari 312T2

Niki Lauda, Ferrari 312T2
19/29

Foto de: LAT Images

Niki Lauda, Ferrari 312B3

Niki Lauda, Ferrari 312B3
20/29

Foto de: Sutton Motorsport Images

Niki Lauda, Ferrari 312T

Niki Lauda, Ferrari 312T
21/29

Foto de: LAT Images

Niki Lauda, McLaren MP4/1B

Niki Lauda, McLaren MP4/1B
22/29

Foto de: LAT Images

Pódio do GP do Brasil de 1976: Niki Lauda, vencedor, Patrick Depailler, terceiro e Tom Pryce em segundo

Pódio do GP do Brasil de 1976: Niki Lauda, vencedor, Patrick Depailler, terceiro e Tom Pryce em segundo
23/29

Foto de: LAT Images

Niki Lauda, Ferrari

Niki Lauda, Ferrari
24/29

Foto de: LAT Images

Niki Lauda e Luca Di Montezemolo

Niki Lauda e Luca Di Montezemolo
25/29

Foto de: Sutton Motorsport Images

Niki Lauda, Ferrari 312T2

Niki Lauda, Ferrari 312T2
26/29

Foto de: LAT Images

Niki Lauda, Ferrari 312T

Niki Lauda, Ferrari 312T
27/29

Foto de: LAT Images

Niki Lauda, March 721X Ford

Niki Lauda, March 721X Ford
28/29

Foto de: LAT Images

Niki Lauda lidera GP da Áustria de 1975

Niki Lauda lidera GP da Áustria de 1975
29/29

Foto de: Sutton Motorsport Images

Próximo artigo
Fittipaldi homenageia "gladiador" Lauda: "Inspirou minha família"

Artigo anterior

Fittipaldi homenageia "gladiador" Lauda: "Inspirou minha família"

Próximo artigo

Ex-presidente da Ferrari: Lauda foi mais impactante que Schumacher

Ex-presidente da Ferrari: Lauda foi mais impactante que Schumacher
Carregar comentários

Sobre esta matéria

Categoria Fórmula 1
Evento GP da Alemanha
Autor Bernardo Maldonado