Honda enfrenta dilema com motor de Alonso para Silverstone
Após enfrentar problemas em componentes na Áustria, fabricante japonesa precisa decidir se sofre punição por troca de peças no GP da Grã-Bretanha para maximizar chance de bom resultado na Hungria
Tanto Fernando Alonso como Stoffel Vandoorne receberam uma atualização da unidade de potência da Honda para o GP da Áustria. Na sexta-feira, no entanto, os japoneses encontraram um problema na MGU-H.
Embora o restante do motor estivesse sem problema, a Honda decidiu reverter para a especificação antiga para as demais atividades do final de semana. A MGU-H instalada foi usada no sábado e no domingo em Mônaco e durante todo o final de semana em Montreal.
Para o GP da Grã-Bretanha, porém, a Honda tem escolhas a fazer no caso de Alonso. Uma delas é colocar o motor atualizado com a MGU-H antiga. Entretanto, isso pode gerar uma punição de dez posições por excesso de alocação.
Se for este o caso, então fará sentido colocar um motor atualizado totalmente novo, já que qualquer punição adicional será irrelevante - o espanhol provavelmente largará em último de qualquer maneira.
Tendo em mente que a McLaren deve sofrer em Silverstone, dada a natureza veloz do traçado, levar a punição na etapa britânica seria taticamente melhor para o time do que no GP da Hungria, que oferece à equipe uma possibilidade maior de um bom resultado.
“A MGU-H de sexta-feira era uma das novas, então estamos desapontados por termos sofrido com uma falha", disse Yusuke Hasegawa, chefe da Honda. “Era uma atualização após a corrida anterior, mas não estava boa o suficiente, então ainda precisamos modificar essa especificação."
Questionado se esperava que Alonso fosse punido em Silverstone, Hasegawa respondeu: "Estamos em um ponto que precisamos considerar, ainda não está definido."
Espera-se que a Honda tome a decisão às vésperas do final de semana do GP da Grã-Bretanha.
Ao comentar a troca de motor, Alonso disse: "Creio que em breve sofreremos uma punição, talvez em Silverstone ou na Hungria, mas ainda precisamos ver isso", completou.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.