Fórmula 1 GP da Itália

F1: Horner diz que Wolff tem "total falta de compreensão" se acha que o RB19 favorece Verstappen

O chefe da Red Bull na Fórmula 1, Christian Horner, considera que Toto Wolff mostra uma "total falta de compreensão" se ele acha que o RB19 foi projetado para se adequar a Max Verstappen em vez de Sergio Pérez

Christian Horner, chefe de equipe, Red Bull Racing, Max Verstappen, Red Bull Racing

Depois que Verstappen se classificou na pole para o Grande Prêmio da Holanda de Fórmula 1, em Zandvoort, com uma diferença de 1,3 segundo em relação ao companheiro de equipe, Sergio Pérez, que foi o sétimo mais rápido, o chefe da Mercedes, Toto Wolff, considerou a diferença "estranha" e "bizarra".

O austríaco acrescentou que Verstappen "destruiu todos os companheiros de equipe" e sugeriu que isso se deveu a uma "capacidade de criar um carro em torno de si mesmo que é muito difícil de controlar, mas rápido se você puder".

Leia também:

Alguns entenderam que isso significa que Wolff acredita que a Red Bull desenvolveu ativamente o RB19 ao longo de 2023 para se adequar ao estilo de direção do líder Verstappen, em detrimento de Pérez.

Falando na quinta-feira antes do GP da Itália deste fim de semana em Monza, o atual bicampeão Verstappen disse que os comentários de que o carro foi feito sob medida para ele eram "besteira".

Ele continuou: "Eu apenas dirijo o carro em que chego da maneira mais rápida possível. Eu só digo: 'Projete o carro mais rápido e eu vou dirigir em torno dele'. Todo ano é diferente, cada carro tem um comportamento um pouco diferente."

Max Verstappen, Red Bull Racing RB19

Max Verstappen, Red Bull Racing RB19

Foto de: Jake Grant / Motorsport Images

"As pessoas vão dizer qual é o seu estilo de pilotagem? Meu estilo de pilotagem não é algo específico, eu me adapto ao que preciso para que o carro seja rápido."

Solicitado pelo Motorsport.com a explicar a diferença entre seus dois pilotos à luz dos comentários de Wolff, Horner disse que seu colega da Mercedes demonstrou uma "total falta de compreensão".

"Concordo plenamente com Max", disse Horner. "Isso mostra uma total falta de compreensão de como um carro de corrida e uma equipe se desenvolvem se Toto acha que estamos desenvolvendo um carro em torno de um único piloto.

"Você desenvolve um carro para ser o mais rápido possível e, às vezes, carros rápidos são carros difíceis. Historicamente, esse tem sido o caso.

"Acho que os bons pilotos se adaptam. Você vê isso em condições de pista molhada, condições mistas, condições variadas. A elite se adapta rapidamente.

"Acho que um dos principais conjuntos de habilidades [de Verstappen] é sua capacidade de se adaptar à sensação e aos níveis de aderência que o carro lhe proporciona.

"Mas certamente não há como dizer que adaptamos algo para atender a um piloto específico.

"Estamos apenas tentando projetar e construir o carro mais rápido que pudermos. Nossas ferramentas, nossa simulação e nosso túnel de vento nos dão essa direção."

Em vez disso, Horner considerou que Verstappen estava usando as "ferramentas do carro para variar seu estilo" para explicar a afinidade entre o piloto holandês e seu RB19.

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #245 - Novidades sobre Massa-2008 e Drugo na Sauber: Brasil nos holofotes!

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1 - Verstappen detona Hamilton após crítica de Lewis a Max: "Deve ser difícil lidar com derrotas"
Próximo artigo PÓDIO AO VIVO: Verstappen supera Sainz e vence na Itália; veja debate

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil Brasil