Jo Ramirez: Senna "está se revirando no túmulo" com a F1 atual
Ex-coordenador da McLaren, dirigente mexicano esteve na equipe no período dominante de Senna e Prost

Jo Ramirez, ex-chefe da McLaren entre 1984 e 2001, disse ao podcast oficial da Fórmula 1, Beyond the Grid, que Ayrton Senna "está se revirando no túmulo" com a F1 atual. Segundo o mexicano, que trabalhou com o piloto na era dominante do brasileiro e de Alain Prost na F1, o motivo é o excesso de punições hoje em dia. Para o dirigente, o rigor em casos como os de Max Verstappen e Charles Leclerc, por exemplo, 'pune' a "essência do esporte", que é a briga por ultrapassagens.
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"Se Ayrton Senna estiver olhando lá de cima, está se revirando no túmulo, porque a F1 está muito diferente. Muito por causa das punições e tudo mais. A gente viu o que aconteceu nas últimas provas com Verstappen e Leclerc. Deixe eles correrem!", pediu Ramirez.
"Eles estiveram em circuitos em que todos dizem ser difícil ultrapassar, mas, para Ayrton, isso não existia. Ele era um cara que, quando via um espaço, aproveitava. Quando você vê um espaço e não aproveita, você não é mais um piloto. É a essência do esporte!", explicou.
"É claro que acontecerão acidentes, porque um tem que ultrapassar e o outro não quer permitir, então pode haver uma colisão. Não há motivo para aplicar tantas punições. Mas é como está agora...", lamentou o ex-coordenador da McLaren.
A parceria Jo Ramirez e Senna
O dirigente mexicano trabalhou como coordenador da McLaren durante 17 temporadas e acompanhou de perto as batalhas de Senna e Prost entre o fim da década de 1980 e o início dos anos 1990. Ramirez, portanto, participou da grande maioria das vitórias do brasileiro na categoria máxima do automobilismo mundial. Pela equipe britânica, o tricampeão triunfou 35 vezes. Relembre todas as suas 41 vitórias na galeria abaixo:
1 - GP de Portugal, 1985, Estoril

Foto de: LAT Images
1 - GP de Portugal, 1985, Estoril

Foto de: LAT Images
1 - GP de Portugal, 1985, Estoril

Foto de: LAT Images
2 - GP da Bélgica, 1985, Spa-Francorchamps

Foto de: Sutton Motorsport Images
3 - GP da Espanha, 1986, Jerez de la Frontera

Foto de: Sutton Motorsport Images
3 - GP da Espanha, 1986, Jerez de la Frontera

Foto de: XPB Images
4 - GP de Detroit, 1986, Detroit (EUA)

Foto de: LAT Images
4 - GP de Detroit, 1986, Detroit (EUA)

Foto de: LAT Images
5 - GP de Mônaco, 1987, Monte Carlo

Foto de: LAT Images
5 - GP de Mônaco, 1987, Monte Carlo

Foto de: LAT Images
6 - GP de Detroit, 1987, Detroit (EUA)

Foto de: LAT Images
6 - GP de Detroit, 1987, Detroit (EUA)

Foto de: LAT Images
7 - GP de San Marino, 1988, Imola

Foto de: Sutton Motorsport Images
7 - GP de San Marino, 1988, Imola

Foto de: Sutton Motorsport Images
8 - GP do Canadá, 1988, Montreal

Foto de: Sutton Motorsport Images
8 - GP do Canadá, 1988, Montreal

Foto de: Tom Haapanen
9 - GP de Detroit, 1988, Detroit (EUA)

Foto de: LAT Images
9 - GP de Detroit, 1988, Detroit (EUA)

Foto de: Sutton Motorsport Images
10 - GP da Grã-Bretanha, 1988, Silverstone

Foto de: LAT Images
10 - GP da Grã-Bretanha, 1988, Silverstone

Foto de: Sutton Motorsport Images
11 - GP da Alemanha, 1988, Hockenheim

Foto de: Sutton Motorsport Images
11 - GP da Alemanha, 1988, Hockenheim

Foto de: XPB Images
12 - GP da Hungria, 1988, Hungaroring

Foto de: XPB Images
12 - GP da Hungria, 1988, Hungaroring

Foto de: Sutton Motorsport Images
13 - GP da Bélgica, 1988, Spa-Francorchamps

Foto de: Sutton Motorsport Images
13 - GP da Bélgica, 1988, Spa-Francorchamps

Foto de: Sutton Motorsport Images
14 - GP do Japão, 1988, Suzuka

Foto de: Sutton Motorsport Images
14 - GP do Japão, 1988, Suzuka

Foto de: Sutton Motorsport Images
15 - GP de San Marino, 1989, Imola

Foto de: LAT Images
15 - GP de San Marino, 1989, Imola

Foto de: LAT Images
16 - GP de Mônaco, 1989, Monte Carlo

Foto de: LAT Images
16 - GP de Mônaco, 1989, Monte Carlo

Foto de: LAT Images
17 - GP do México, 1989, Cidade do México

Foto de: LAT Images
17 - GP do México, 1989, Cidade do México

Foto de: Sutton Motorsport Images
18 - GP da Alemanha, 1989, Hockenheim

Foto de: Sutton Motorsport Images
18 - GP da Alemanha, 1989, Hockenheim

Foto de: Sutton Motorsport Images
19 - GP da Bélgica, 1989, Spa-Francorchamps

Foto de: Rainer W. Schlegelmilch
19 - GP da Bélgica, 1989, Spa-Francorchamps

Foto de: XPB Images
20 - GP da Espanha, 1989, Jerez de la Frontera

Foto de: Sutton Motorsport Images
20 - GP da Espanha, 1989, Jerez de la Frontera

Foto de: Sutton Motorsport Images
21 - GP dos Estados Unidos, 1990, Phoenix

Foto de: Sutton Motorsport Images
21 - GP dos Estados Unidos, 1990, Phoenix

Foto de: Sutton Motorsport Images
22 - GP de Mônaco, 1990, Monte Carlo

Foto de: LAT Images
22 - GP de Mônaco, 1990, Monte Carlo

Foto de: LAT Images
23 - GP do Canadá, 1990, Montreal

Foto de: Sutton Motorsport Images
23 - GP do Canadá, 1990, Montreal

Foto de: Sutton Motorsport Images
24 - GP da Alemanha, 1990, Hockenheim

Foto de: Sutton Motorsport Images
24 - GP da Alemanha, 1990, Hockenheim

Foto de: Sutton Motorsport Images
25 - GP da Bélgica, 1990, Spa-Francorchamps

Foto de: Sutton Motorsport Images
25 - GP da Bélgica, 1990, Spa-Francorchamps

Foto de: Sutton Motorsport Images
26 - GP da Itália, 1990, Monza

Foto de: Sutton Motorsport Images
26 - GP da Itália, 1990, Monza

Foto de: Sutton Motorsport Images
27 - GP dos Estados Unidos, 1991, Phoenix

Foto de: Sutton Motorsport Images
27 - GP dos Estados Unidos, 1991, Phoenix

Foto de: LAT Images
28 - GP do Brasil, 1991, Interlagos

Foto de: Sutton Motorsport Images
28 - GP do Brasil, 1991, Interlagos

Foto de: Sutton Motorsport Images
29 - GP de San Marino, 1991, Imola

Foto de: Sutton Motorsport Images
29 - GP de San Marino, 1991, Imola

Foto de: Sutton Motorsport Images
30 - GP de Mônaco, 1991, Monte Carlo

Foto de: LAT Images
30 - GP de Mônaco, 1991, Monte Carlo

Foto de: Sutton Motorsport Images
31 - GP da Hungria, 1991, Hungaroring

Foto de: Sutton Motorsport Images
31 - GP da Hungria, 1991, Hungaroring

Foto de: LAT Images
32 - GP da Bélgica, 1991, Spa-Francorchamps

Foto de: Sutton Motorsport Images
32 - GP da Bélgica, 1991, Spa-Francorchamps

Foto de: Ercole Colombo
33 - GP da Austrália, 1991, Adelaide

Foto de: LAT Images
33 - GP da Austrália, 1991, Adelaide

Foto de: Sutton Motorsport Images
34 - GP de Mônaco, 1992, Monte Carlo

Foto de: Sutton Motorsport Images
34 - GP de Mônaco, 1992, Monte Carlo

Foto de: LAT Images
35 - GP da Hungria, 1992, Hungaroring

Foto de: LAT Images
35 - GP da Hungria, 1992, Hungaroring

Foto de: LAT Images
36 - GP da Itália, 1992, Monza

Foto de: Sutton Motorsport Images
37 - GP do Brasil, 1993, Interlagos

Foto de: LAT Images
37 - GP do Brasil, 1993, Interlagos

Foto de: Sutton Motorsport Images
38 - GP da Europa, 1993, Donington Park

Foto de: Sutton Motorsport Images
38 - GP da Europa, 1993, Donington Park

Foto de: LAT Images
39 - GP de Mônaco, 1993, Monte Carlo

Foto de: Sutton Motorsport Images
39 - GP de Mônaco, 1993, Monte Carlo

Foto de: Rainer W. Schlegelmilch
40 - GP do Japão, 1993, Suzuka

Foto de: Sutton Motorsport Images
40 - GP do Japão, 1993, Suzuka

Foto de: Sutton Motorsport Images
41 - GP da Austrália, 1993, Adelaide

Foto de: LAT Images
41 - GP da Austrália, 1993, Adelaide

Foto de: Sutton Motorsport Images
Punições polêmicas de 2019
Entre Verstappen e Leclerc, a principal polêmica aconteceu no GP da Hungria, vencido pelo holandês. O piloto da Red Bull e o monegasco da Ferrari travaram batalha pela primeira posição no fim da prova e Verstappen acabou levando a melhor, após duas tentativas. Os 'botes' foram parecidos, mas Leclerc achou que a manobra final, que terminou com sucesso, foi excessiva. Depois da bandeirada final, os comissários levaram três horas para ratificar o triunfo do holandês.
Os dois jovens rivais ainda tiveram outros 'pegas' no ano, mas mais limpos. Nada que se compare à verdadeira polêmica da temporada, no GP do Canadá. Sebastian Vettel e Lewis Hamilton brigavam pela vitória em Montreal e o alemão da Ferrari acabou fechando o inglês da Mercedes após escapada na chicane do circuito Gilles Villeneuve. Os comissários puniram o ferrarista, que venceu na pista, mas teve o triunfo 'retirado', o que causou reações polêmicas. Relembre:
No sábado, Vettel fez a pole, algo que não conseguia desde o GP da Alemanha em 2018.

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Na largada, os três primeiros mantiveram as posições.

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images
Antes das paradas, os ponteiros se mantinham próximos mas sem ameaças.

Foto de: Joe Portlock / Motorsport Images
Sebastian Vettel parou primeiro e levou vantagem.

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Lewis Hamilton parou na sequência.

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Sebastian Vettel fez algumas voltas rápidas e abriu do inglês.

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images
Mas o ritmo de Hamilton foi melhorando e ele colou em Vettel, pressão total.

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images
Vettel errou e escapou da pista. No retorno, espremeu Hamilton contra a parede. Esse foi o lance que definiu a prova, pois os comissários entenderam que o movimento foi errado e puniram o alemão em 5 segundos.

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images
O piloto da Ferrari cruzou a linha de chegada em primeiro, com cerca de 2 segundos de vantagem para Hamilton.

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images
Com a punição de Vettel, Hamilton herdou a vitória.

Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images
Hamilton comemorou, mas disse no rádio: "Não gostaria de vencer desta forma".

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images
O piloto ficou emocionado com a vitória depois dos problemas que teve antes da largada.

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images
E Hamilton valorizou o trabalho de sua equipe em solucionar os problemas do carro.

Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images
Vettel estacionou seu carro no lugar errado e sumiu. Quando voltou, foi até o carro de Hamilton e tirou a placa de 1º lugar da frente e substituiu pela de 2º colocado.

Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images
Vettel arrastou a placa do vencedor e posicionou no lugar onde deveria estar seu carro.

Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images
No pódio, Lewis Hamilton puxou Vettel e colocou o alemão ao seu lado no degrau mais lado ao seu lado. O alemão ficou sem graça e não sabia se subia ou descia.

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images
Foi provavelmente o pódio mais constrangedor desde a marmelada da Ferrari na Áustria em 2002, com Barrichello e Schumacher.

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images
O clima no pódio ficou tenso apesar das tentativas de Hamilton para amenizar as coisas.

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images

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Categoria | Fórmula 1 |
Autor | Carlos Costa |