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Magnussen: Haas pode evitar “queda livre” como de Williams e McLaren

Para Kevin Magnussen, piloto da Haas na F1, a equipe pode se recuperar da péssima temporada feita em 2019 e evitar a queda para o fim do grid, como as enfrentadas pela McLaren e a Williams nos últimos anos.

George Russell, Williams Racing FW42, leads Kevin Magnussen, Haas F1 Team VF-19

O ano de 2019 para a Haas foi muito diferente do que o esperado. A equipe vinha de um quinto lugar no Mundial de Construtores em 2018, resultado expressivo para um time ainda em sua terceira temporada na principal categoria do automobilismo mundial. A expectativa de manter a evolução, porém, não se confirmou. O que se viu foi uma queda, enfrentando vários problemas ao longo do ano e terminando apenas na nona colocação entre os construtores, a frente apenas da Williams.

A queda de rendimento da Haas se mostrou similar aos problemas enfrentados por outras equipes do grid nos últimos anos, como a McLaren e a Williams. Ambas as equipes tiveram uma fase de decadência nos últimos anos. Mas, enquanto a McLaren mostra uma recuperação, a Williams ainda se encontra em um momento de baixa, ocupando as últimas posições do grid em 2018 e 2019.

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Para o piloto da Haas, Kevin Magnussen, 2019 foi um “momento muito, muito difícil”, mas destaca que esse foi “o primeiro ano que a equipe regrediu” e acredita que não se pode esquecer da evolução vista desde a entrada da equipe na F1 em 2016.

“Os primeiros três anos foram de grande evolução”, comentou Magnussen ao Motorsport.com. “Talvez não pareça muito, mas na verdade ir de oitavo a quinto nos construtores em três anos é muito bom”.

“Olha a Toro Rosso, por exemplo: nunca terminaram entre os cinco primeiros. Nunca. Eles ganharam uma corrida. Eles têm alguns pódios, mas nunca terminaram no top five. [A Haas] no terceiro ano, quinto lugar. Isso é muito impressionante. E ninguém parece notar isso”.

“No geral tem sido muito prazeroso, chegar em uma equipe que está em evolução, ao invés de regredir. É uma experiência muito mais positiva – crescer, sentir o crescimento e as melhorias e a animação por tudo isso estar acontecendo”.

“Então, nesse último ano, demos um passo para trás e essa é a impressão que fica, as pessoas começaram a duvidar de si próprias. Mas eu acho que não há razão para isso”.

“É difícil esperar uma evolução constante o tempo inteiro. Nós só precisamos não ter uma queda livre igual algumas equipes grandes sofreram, como McLaren e Williams, onde eles perderam tudo e tiveram muitos anos de involução. E eu acho que esse não é o caso aqui”.

“Ao meu ver, essa é uma das partes boas de estar com uma equipe jovem e pequena. Nós podemos reverter a situação rapidamente e voltar à pista. Tenho muita confiança de que isso é possível”.

Magnussen é piloto da Haas desde 2017, fazendo dupla com Romain Grosjean, que está com os americanos desde a entrada da equipe na F1 em 2016. Ambos os pilotos estão mantidos para 2020.

Assim como seu companheiro de equipe, Grosjean acredita que a Haas pode tirar lições de sua temporada decepcionante, desde que sejam honestos sobre as deficiências. “Todos precisamos ser francos e falar: ‘Olha, o que podemos fazer melhor? Onde podemos melhorar? Qual foi a área que deixou a desejar – pilotos, engenheiros, administração, comunicação, cozinha?’. Todos na equipe precisam olhar para si próprios e ver onde podemos melhorar”, afirmou o piloto.

“Se todos fizermos isso, podemos melhorar. Nós aprendemos muito com esse ano, temos muito mais dados, modos de olhar as coisas e acho que o resultado final será positivo, concluiu Grosjean.

GALERIA: O que esperar do esporte a motor em 2020

MotoGP: Márquez igualando Rossi
Após garantir o hexa em 2019 e contando com a poderosa moto Honda, Márquez começa 2020 com vantagem para garantir o heptacampeonato e igualar o Doutor. Yamaha e Ducati prometem evoluções, mas será o suficiente para frear o espanhol?
MotoGP: Primeira vitória de Fabio Quartararo
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MotoGP: Quartararo x Márquez
Depois das atualizações introduzidas no meio da temporada, os pilotos da Yamaha ficaram esperançosos para 2020. Uma evolução da marca japonesa permitiria que os fãs apreciassem a tão esperada batalha com Marc Márquez pelo título. É sonhar muito?
MotoGP: Aposentadoria de Valentino Rossi
Com os contratos de vários pilotos chegando ao fim e com a queda de desempenho de Rossi em um momento que Quartararo pede passagem, é possível imaginar que o Doutor decida seguir o caminho de Jorge Lorenzo e encerrar sua carreira. No entanto, o piloto ainda não se manifestou oficialmente sobre o assunto e nenhuma decisão surpreenderia os fãs.
MotoE: Eric Granado em alta
Brasileiro foi uma das grandes forças da primeira temporada da categoria de motos elétricas. Sua reputação é tão grande, que seus rivais chegaram a dizer que se não fossem os erros, Eric Granado seria praticamente imbatível. A segunda temporada da categoria dará ao piloto a oportunidade de consolidar seu talento e partir em busca do título. Além disso, Granado será piloto de testes da Avintia na MotoGP.
F1: Leclerc se consolidando na Ferrari
Após encantar os tifosi com vitórias em Spa e Monza, monegasco tem tudo para despontar como grande estrela da equipe italiana. Seu único obstáculo para crescer dentro da equipe seria uma recuperação de Sebastian Vettel.
F1: O futuro de Sebastian Vettel
Muitos fãs têm apostado em uma aposentadoria precoce do tetracampeão que não vence um campeonato desde 2013. Porém, Vettel fez piada quando jornalistas sugeriram essa hipótese. A Ferrari afirma que se quiser permanecer, as portas estariam abertas. Também há rumores de que o alemão teria negociado com a McLaren. O fato é que ninguém sabe o que Vettel fará quando seu contrato se encerrar ao final da temporada.
F1: Ferrari e Red Bull mais próximas da Mercedes
Acredita-se que a equipe alemã continuará à frente das rivais, mas apenas porque seu conjunto chassi-motor é o mais equilibrado para todos os circuitos. Com o congelamento do regulamento em 2020, Ferrari e Red Bull devem encostar nas flechas de prata, com os italianos levando vantagem em pistas de alta velocidade e as Red Bull nos circuitos mais lentos e nas corridas na chuva. Um acerto no projeto de qualquer uma das três equipes pode desequilibrar a balança e colocar fim às expectativas de campeonato disputado.
F1: Hamilton igualando recorde de Schumacher
Levando em conta a performance do britânico e da Mercedes nas últimas seis temporadas, é possível supor que mesmo que Ferrari e Red Bull possam incomodar, Hamilton conquistará mais um título mundial. Se o fizer, o inglês igualará a marca de Michael Schumacher e estará muito perto de ser considerado o maior de todos os tempos.
F1: Ocon x Ricciardo na Renault
Esteban Ocon terá sua segunda oportunidade na Fórmula 1 e não vai querer desperdiçá-la. Para mostrar seu valor, nada melhor do que superar o companheiro, Daniel Ricciardo, que é apontado como um dos nomes mais fortes do grid. A disputa interna na escuderia francesa, promete ser de tirar o fôlego.
F1: Raikkonen - Aposentadoria ou continuidade?
Finlandês tem contrato com a Alfa Romeo até o fim de 2020 e, apesar dos rumores, afirma estar disposto a ficar na F1 e experimentar os novos carros de 2021. Neste ano, Raikkonen vai superar o recorde de corridas na F1, que pertence atualmente a Rubens Barrichello (326). Se Mick Schumacher fizer boa temporada na F2, é possível que a equipe queira dar espaço ao filho do heptacampeão, mas hoje, seria no lugar de Antonio Giovinazzi. Pela experiência do campeão de 2007, outras equipes poderiam se interessar em seus serviços. O que fica é a pergunta: O que será de Kimi Raikkonen?
F1: Albon se consolidando na Red Bull
O tailandês não fez nada incrível nas corridas que disputou pela equipe austríaca, mas o mais importante é que não cometeu erros graves e somou pontos constantemente para o time. Com Pierre Gasly e Daniil Kvyat queimados no banco de reservas, bastará regularidade para Albon garantir seu espaço na Red Bull.
F1: Mercado agitado
Hamilton, Vettel, Bottas, Verstappen e Albon estão sem contrato para 2021. A dança das cadeiras promete ser uma das mais movimentadas da história, com rumores ligando Hamilton à Ferrari e Vettel com futuro indefinido. Correndo por fora, Fernando Alonso tem dado indícios de que deseja retornar à categoria. Até o momento tudo é boato, mas as surpresas podem começar a surgir a partir de julho.
Alonso: Primeira parada - Dakar
Por falar no espanhol, o ano do bicampeão começa no próximo domingo com a disputa do Rally Dakar. Alonso tem mantido as expectativas baixas e discursa com humildade, reconhecendo a superioridade dos experientes rivais. No entanto, ele foi terceiro colocado em uma prévia da competição em dezembro o multicampeão terá Marc Coma como navegador e contará com todo o apoio da Toyota.
Alonso: Foco total em vencer as 500 milhas de Indianápolis
Apesar de estar focado para o Dakar, Alonso já afirmou que sua prioridade máxima de 2020 é vencer a Indy500 e fechar a tríplice coroa. O espanhol, que já venceu duas vezes em Mônaco e duas em Le Mans, fará sua terceira tentativa na lendária prova e promete ser impecável.
Alonso: Possível participação na Stock Car
Nada está confirmado, mas o desejo existe. A Toyota estreia na categoria máxima do automobilismo brasileiro e muito se especula sobre uma participação especial do espanhol. O mais provável é que esteja presente na corrida de duplas, que retorna ao calendário da competição em 2020.
IndyCar: Título deve ficar entre Penske e Chip Ganassi
As duas equipes faturaram nove dos últimos dez campeonatos, mas a Andretti promete quebrar essa hegemonia. Pagenaud, Newgarden são os nomes mais fortes da Penske, mas Power não pode ser descartado. Na Ganassi, Dixon segue como o principal piloto, apesar de Ericsson e Roseqvist estarem crescendo. Rossi e Hunter-Reay são as grandes apostas na Andretti. Mas a Indy não é tão previsivel quanto outras modalidades, será que alguém pode surpreender em 2020?
Stock: Eurofarma segue forte
A temporada 2020 da Stock será cheia de novidades, a principal delas é a estreia da Toyota. No entanto, a equipe de Rosinei Campos, o Meinha, tem tudo para continuar como uma das favoritas e buscar o quarto título consecutivo.
Stock: KTF continua avançando
A equipe inaugurou uma nova sede em 2019 e parte mais experiente e preparada para 2020, além de contar com a chegada de Guilherme Salas, sensação da Stock Light na última temporada.
Stock: Chegada da Toyota agita temporada
A Toyota estreará na categoria que deixa de ser dominada apenas pela Chevrolet. Com isso, pelo menos oito carros serão da fabricante japonesa. Os confirmados são Rubens Barrichello, Nelsinho Piquet, Matías Rossi e Bia Figueiredo.
Stock: Finalistas de 2019 devem seguir fortes
Serra, Maurício, Camilo, Barrichello e Campos são nomes fortes para 2020. Dos seis que disputaram o último campeonato, apenas Fraga não estará no grid neste ano. Mas outros pilotos podem chegar ao fim do ano com a mão na taça.
Stock: Cacá pode ter chance de voltar ao topo
Após anos sem faturar títulos, 2020 pode oferecer a chance que o pentacampeão estava precisando para voltar a brigar pelo campeonato, já que as mudanças na categoria podem trazer novas oportunidades.
Stock: Fraga busca carreira mundial
Depois de garantir o título em 2016 e continuar competitivo por todos esses anos, Fraga decidiu interromper sua passagem pela Stock e focar na carreira internacional. A primeira parada será no WEC e 24H de Le Mans.
Stock: Serra também mira trajetória internacional
O tricampeão da categoria também está de malas prontas para perseguir conquistas pelo mundo, além de seguir na Stock. Depois de vencer uma prova do IMSA em 2019, Serra já traçou planos ousados. Em janeiro ele disputa as 24H de Daytona.
WEC: Toyota segue dominando
Por falar em Toyota, a marca japonesa deve seguir dominando o campeonato, já que é a única montadora diretamente envolvida na competição e já venceu três das quatro primeiras etapas da temporada.
WEC: Rebellion corre por fora
A única equipe a vencer além das Toyota na atual temporada foi a Rebellion Racing. O time, que conta com o brasileiro Bruno Senna, triunfou na etapa de Shanghai e ainda está viva na luta pelo título. Além do sobrinho de Ayrton Senna, o carro #1 é pilotado por Norman Nato e Gustavo Menezes
24H de Le Mans: Brasileiros chegam fortes à competição
André Negrão, na LMP2 pela Signatech, busca o bicampeonato do WEC e a terceira vitória nas 24H. Felipe Fraga disputa a prova na GTE Am pela alemã Project 1. Além deles, outros brasileiros podem competir na prova que acontece entre 13 e 14 de junho.
IMSA: Brasileiros buscam título
Na DPi, Pipo Derani e Felipe Nasr reeditam parceria em busca do título que escapou em 2019. Além deles, Helio Castroneves e Matheus Leist disputam na modalidade. Na GT Lm, Augusto Farfus e Daniel Serra buscam ampliar leque de vitórias depois de vencerem provas no ano passado. Na GT D, Bia Figueiredo vai atrás de seu primeiro pódio na categoria depois de bater na trave no ano passado.
Fórmula E: Di Grassi busca mais um título
Campeão da temporada 2016-2017, Lucas di Grassi começou a temporada com um pódio na Arábia Saudita e está entre os ponteiros do campeonato. Provavelmente o maior nome do automobilismo brasileiro na atualidade por conta do retrospecto na F-E, di Grassi busca se consolidar como maior vencedor da categoria em 2020.
Fórmula E: Massa pode entrar na briga
Felipe Massa teve um começo problemático com a Venturi, que ainda não se encontrou na competição, mas a equipe do brasileiro ex-F1 passou a contar com os trens de força da Mercedes e pode entrar na briga em breve.
Fórmula E: Marcas alemãs chegam com força
As estreantes Mercedes e Porsche dominaram o pódio das primeiras provas da temporada ao lado das já experientes, BMW (Andretti) e Audi (Abt), dando a entender que o ano será difícil para os rivais. O único piloto que não guia por uma das marcas a subir ao pódio foi Sam Bird, da Virgin, que venceu a primeira corrida, na Arábia Saudita.
 Jaguar I-PACE eTROPHY: Sérgio Jimenez em busca do bi
Depois de superar Cacá Bueno na primeira temporada dos carros elétricos da Jaguar, que acontece junto às etapas da Fórmula E, Sergio Jimenez está em busca do bicampeonato. Depois de duas provas realizadas, o brasileiro está empatado com Simon Evans na liderança da temporada.
F2: A estreia de Pedro Piquet
O brasileiro testou com a Choruz Racing em Abu Dhabi e confirmou sua participação na temporada 2020 da F2. Ele será companheiro do experiente Louis Delétraz, que ainda não venceu na categoria.
F2: Todas as atenções estarão em Mick Schumacher
O filho do heptacampeão começa a segunda temporada na principal competição de acesso à F1 com o título na mira. 12º no primeiro ano, Mick faturou a corrida 2 na Hungria. Correndo pela Prema, ele terá muita pressão para estar entre os três primeiros ao fim do campeonato.
F2: Robert Shwartzman pode surpreender
O prodígio da academia de pilotos da Ferrari será companheiro de Schumacher e tem sido muito forte nas categorias por onde passa, podendo ser a grande surpresa do campeonato. Entre os que ainda não foram confirmados para 2020, são favoritos (caso disputem) Sérgio Sette Câmara, Jack Aitken e Guanyu Zhou.
Para ficar de olho: Sergio Sette Camara
O mineiro ainda não definiu qual será seu destino, mas suas principais opções são a permanência na Fórmula 2 ou uma mudança para a IndyCar.
Para ficar de olho: Pietro Fittipaldi
O piloto de testes da Haas na Fórmula 1 disputará a temporada de Super Fórmula no Japão, em busca de garantir os pontos que faltam para conseguir a super-licença para a F1.
Para ficar de olho: Enzo Fittipaldi
Irmão mais novo de Pietro, Enzo disputará F3 em 2020 e deve ser um dos nomes fortes da competição. O jovem, neto de Emerson Fittipaldi, segue um caminho traçado pela academia Ferrari para ajudá-lo a chegar à F1.
Para ficar de olho: Gianluca Petecof
Outro que segue o caminho da Academia Ferrari é Petecof, que depois da boa temporada na F4 italiana deverá disputar a F3 regional europeia em 2020.
Para ficar de olho: Igor Fraga
Fraga é campeão mundial de E-Sports e foi terceiro na regional europeia de 2019.
Para ficar de olho: Felipe Drugovich
Em 2020, Felipe deve disputar sua segunda temporada na FIA F3.
Para ficar de olho: Caio Collet
O brasileiro foi o melhor estreante na Fórmula Renault em 2019 e fará uma segunda temporada na categoria buscando o título da competição.
Para ficar de olho: Bruna Tomaselli
Depois de receber o prêmio de maior número de ultrapassagens e fechar a temporada em 8ª na USF 2000, a catarinense foi selecionada para disputar o segundo ano da W Series. Ela buscará rivalizar com Jamie Chadwick, que busca o bicampeonato, e deverá enfrentar outras fortes rivais, como Marta Garcia, Alice Powell e Beitske Visser.
Dakar: Al-Attiyah, Sainz e Peterhansel prometem belas corridas
Nasser Al-Attiyah (tricampeão), Carlos Sainz (bicampeão) e Stéphane Peterhansel (heptacampeão) prometem uma luta intensa pelo título da competição na categoria de carros que começa no próximo domingo. Outros nomes fortes para a competição são os campeões Giniel de Villiers e Nani Roma, além da ilustre presença de Fernando Alonso.
Dakar: Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin favoritos
A dupla campeã da copa mundial de Rally Cross-country de 2019 busca o segundo título na modalidade UTVs do Rally Dakar e partem como favoritos para a disputa. Além deles, o outro brasileiro no Dakar será o curitibano Antonio Lincoln Berrocal, que, aos 60 anos de idade, disputará a corrida na categoria de motos.
Copa Truck: Beto Monteiro defende título
Após a conquista da temporada 2019 da Truck, Beto Monteiro terá de 'suar a camisa' para defender a coroa contra os principais rivais. Os grandes adversários em 2020 devem ser os mesmos que enfrentou em 2019 até a final em Interlagos: Felipe Giaffone, Paulo Salustiano, Roberval Andrade, André Marques e Leandro Totti.
GP do Brasil: Definição da sede para os próximos anos
Por falar em Interlagos, o autódromo paulistano está no centro de uma disputa que deve se arrastar 2020 a dentro: a 'batalha' contra o novo autódromo do Rio de Janeiro para sediar a Fórmula 1 a partir de 2021. Apesar de ainda não ter saído do papel, o circuito carioca deu o que falar em 2019. Construtores, promotores e autoridades políticas devem protagonizar os próximos capítulos da luta para ver quem será a casa da F1 nos próximos anos.
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