McLaren: Ferrari e Red Bull estão "brincando com fogo" na F1
Zak Brown também afirma que os dois times rivais são como “um peso pesado que só quer lutar com pesos médios”
Zak Brown, Executive Director, McLaren
Erik Junius
CEO da equipe McLaren na Fórmula 1, Zak Brown disse que Ferrari e Red Bull estão “brincando com fogo” por resistirem à redução adicional do teto orçamentário da categoria para a temporada 2021.
Ainda de acordo com o dirigente norte-americano, os dois times são como “um peso pesado que só quer lutar com pesos médios”, tendo em vista que tanto Ferrari como Red Bull seguem defendendo suas vantagens financeiras, na visão do CEO.
Leia também:
As declarações vêm após discussões sobre o teto orçamentário iniciadas em virtude da pandemia de coronavírus, que ‘paralisou’ a categoria e segue impactando o calendário deste ano, com o GP do Canadá tendo seu adiamento anunciado nesta semana.
Desde o início da crise do Covid-19, as equipes concordaram provisoriamente em reduzir o teto de custos para 2021 de US$ 175 milhões (aproximadamente 896 milhões de reais) para US$ 150 milhões (cerca de 768 milhões de reais).
No entanto, em reunião com os chefes da F1 na segunda-feira, Brown e outros dirigentes apoiaram uma queda para US $ 125 milhões (algo em torno de R$ 640 mi). Das três principais equipes, Ferrari e Red Bull teriam se oposto.
Já a Mercedes, atual hexacampeã de construtores e pilotos, foi mais receptiva à ideia. Brown, então, criticou a postura das duas principais concorrentes das Flechas de Prata:
"Sem dez equipes ou pelo menos nove equipes, você realmente não tem F1", disse.
"Algumas equipes precisam ter muito cuidado, porque acho que estão brincando com fogo, por assim dizer”, afirmou o CEO da McLaren à Sky, fazendo menção velada aos times de Ferrari e Red Bull.
"É preciso um grid completo para se ter um esporte, por isso, se eles continuarem a ser insustentáveis, e duas equipes [menores] perderem o interesse ou se não puderem mais participar financeiramente, isso não vai funcionar”, ponderou.
"É como um peso pesado que só quer lutar com pesos médios. São ótimos times, mas eles devem estar preparados para lutar com todos em termos mais iguais, e acho que é isso que os fãs querem no esporte".
GALERIA: Relembre todos os carros da história da McLaren na Fórmula 1
1966: McLaren-Ford M2B
Foto de: LAT Images
1967: McLaren-BRM M4B
Foto de: LAT Images
1967-1968: McLaren-BRM M5A
Foto de: LAT Images
1968-1970: McLaren-Ford M7A
Foto de: LAT Images
1969-1971: McLaren-Ford M7C
Foto de: LAT Images
1969: McLaren-Ford M9A
Foto de: LAT Images
1970: McLaren-Alfa-Romeo M7D
Foto de: LAT Images
1970: McLaren-Ford M14D
Foto de: LAT Images
1970-1971: McLaren-Ford M14A
Foto de: LAT Images
1972-1973: McLaren-Ford M19C
Foto de: LAT Images
1973-1978: McLaren-Ford M23
Foto de: LAT Images
1976-1979: McLaren-Ford M26
Foto de: LAT Images
1979: McLaren-Ford M28
Foto de: LAT Images
1979-1981: McLaren-Ford M29F
Foto de: LAT Images
1980: McLaren M30
Foto de: LAT Images
1981-1982: McLaren-Ford MP4/1
Foto de: LAT Images
1982: McLaren-Ford MP4/1B
Foto de: LAT Images
1983: McLaren-Porsche MP4/1E
Foto de: LAT Images
1984: McLaren-Porsche MP4/2
Foto de: LAT Images
1985: McLaren-Porsche MP4/2B
Foto de: LAT Images
1986: McLaren-Porsche MP4/2C
Foto de: LAT Images
1987: McLaren-Porsche MP4/3
Foto de: Sutton Motorsport Images
1988: McLaren-Honda MP4/4
Foto de: Sutton Motorsport Images
1989: McLaren-Honda MP4/5
Foto de: Sutton Motorsport Images
1990: McLaren-Honda MP4/5B
Foto de: LAT Images
1991: McLaren-Honda MP4/6
Foto de: Sutton Motorsport Images
1992: McLaren-Honda MP4/6B
Foto de: LAT Images
1992: McLaren MP4/7A
Foto de: Sutton Motorsport Images
1993: McLaren-Ford MP4/8
Foto de: Sutton Motorsport Images
1994: McLaren-Peugeot MP4/9
Foto de: Sutton Motorsport Images
1995: McLaren-Mercedes MP4/10
Foto de: LAT Images
1995: McLaren-Mercedes MP4/10B
Foto de: LAT Images
1995: McLaren-Mercedes MP4/10C
Foto de: LAT Images
1996: McLaren-Mercedes MP4/11
Foto de: LAT Images
1996: McLaren-Mercedes MP4/11B
Foto de: LAT Images
1997: McLaren-Mercedes MP4/12
Foto de: LAT Images
1998: McLaren-Mercedes MP4/13
Foto de: LAT Images
1999: McLaren-Mercedes MP4/14
Foto de: LAT Images
2000: McLaren-Mercedes MP4/15
Foto de: Sutton Motorsport Images
2001: McLaren-Mercedes MP4-16
Foto de: LAT Images
2002-2003: McLaren-Mercedes MP4-17
Foto de: DaimlerChrysler
2002-2003: McLaren-Mercedes MP4-17D
Foto de: Michael Kim
2004: McLaren-Mercedes MP4-19
Foto de: DaimlerChrysler
2005: McLaren-Mercedes MP4-20
Foto de: McLaren
2006: McLaren-Mercedes MP4-21
Foto de: Sutton Motorsport Images
2007: McLaren-Mercedes MP4-22
Foto de: Sutton Motorsport Images
2008: McLaren-Mercedes MP4-23
Foto de: Sutton Motorsport Images
2009: McLaren-Mercedes MP4-24
Foto de: Sutton Motorsport Images
2010: McLaren-Mercedes MP4-25
Foto de: Sutton Motorsport Images
2011: McLaren-Mercedes MP4-26
Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images
2012: McLaren-Mercedes MP4-27
Foto de: Sutton Motorsport Images
2013: McLaren-Mercedes MP4-28
Foto de: Sutton Motorsport Images
2014: McLaren-Mercedes MP4-29
Foto de: Sutton Motorsport Images
2015: McLaren-Honda MP4-30
Foto de: Alastair Staley / Motorsport Images
2016: McLaren-Honda MP4-31
Foto de: McLaren
2017: McLaren-Honda MCL32
Foto de: Charles Coates / Motorsport Images
2018: McLaren-Renault MCL33
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
2019: McLaren-Renault MCL34
Foto de: McLaren
2020: McLaren MCL35
Foto de: McLaren
2020: McLaren MCL35
Foto de: McLaren
2020: McLaren MCL35
Foto de: McLaren
2020: McLaren MCL35
Foto de: McLaren
2020: McLaren MCL35
Foto de: McLaren
VÍDEO: Veja como e por que a Aston Martin voltará à Fórmula 1 em 2021
PODCAST Motorsport.com: Há vida feliz no automobilismo fora da Fórmula 1?
.
Be part of Motorsport community
Join the conversationShare Or Save This Story
F1 abandona projeto de reduzir tamanho dos pneus em 2026
F1: Mercedes planeja "experimentos" no carro em Melbourne
Por que Aston Martin pode ‘vencer’ Mercedes na briga para ter Verstappen
Últimas notícias
RETA FINAL: Cláusula Verstappen, Alpine em crise, Drugovich e NASCAR
NASCAR Brasil: Victor Andrade celebra vitória na estreia em Campo Grande
Ralf Schumacher pede mais espaço para jovens pilotos: "A F1 não pode ficar cada vez mais velha"
F1: De saída, Sainz não descarta possível retorno à Ferrari no futuro
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:
- Torne-se um assinante.
- Desabilite seu adblocker.
Top Comments