Recomendado para você

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

MotoGP
MotoGP
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP
MotoGP
GP da Indonésia
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Fórmula 4
Fórmula 4
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano
Últimas notícias

McLaren-Honda encabeça 'revival' dos anos 1980 na Fórmula 1

Grid de 2015 da categoria terá o retorno da parceria histórica correndo ao lado da Lotus preta e patrocinadores antigos

McLaren-Honda de um lado, Lotus do outro, e todo mundo com motores turbo. Sofrendo perdas de audiência nos últimos anos, a Fórmula 1 busca forma de reconquistar seu público - e o resultado disso tem sido uma espécie de revival dos anos 1980 na categoria.
 
[publicidade] A década em que pilotos como Ayrton Senna, Alain Prost, Nelson Piquet e Nigel Mansell duelavam pelas vitórias é tida, por muitos, como a época de ouro da categoria, que vivia a transição entre o período mais romântico e o aumento da tecnologia.

O primeiro passo desse revival foi o retorno da Lotus preta, remetendo ao carro que fez história na década de 1970 e que existiu até 1987, com Senna ao volante. O preto era uma referência ao patrocínio da marca de cigarros John Player Special e desapareceu com o final do acordo com a Lotus. 

A equipe que hoje leva o mesmo nome e adotou o preto apenas para fazer menção e capitalizar em cima da antiga parceria, não tendo ligação nem com o time original, nem com a marca de tabaco.

Ano passado, coincidentemente junto do retorno dos motores turbo, que foram abandonados em 1989, a marca de bebidas Martini voltou como patrocinadora máster da Williams. O logo marcara época um pouco antes da era turbo, nos anos 1970.

A temporada de 2015, que começa dia 15 de março, traz de volta mais um patrocinador tradicional, a Epson, cuja marca foi estampada por anos no carro da antiga Tyrrell e hoje estarão nas Mercedes.

Mas o grande retorno é da parceira entre McLaren e Honda, que durou cinco anos, entre 1988 e 1992 e resultou em quatro títulos de pilotos e de construtores, sendo três com Senna e um com Prost. 
 
Artigo anterior Vencedor nas categorias de base, Nasr só lamenta "erros" na GP2
Próximo artigo Diretor da Williams compara Bottas com Senna: futuro campeão

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros