Mercedes: carro de 2021 terá performance similar ao modelo de 2019 após mudanças no regulamento
James Allison, diretor-técnico da equipe alemã, explicou como que pequenas mudanças nos carros causam grandes impactos na performance
Após os problemas vistos com os pneus na temporada 2020 da Fórmula 1, a FIA tomou medidas para 2021, forçando as equipes a realizarem modificações nos carros para reduzir o downforce. Para o diretor técnico da Mercedes, James Allison, os modelos deste ano devem acabar com performances similares às vistas em 2019.
Alisson disse que tentar recuperar o downforce perdido no túnel de vento e nas simulações virtuais tem sido "um desafio divertido".
As mudanças foram introduzidas para reduzir o esforço em cima dos pneus da Pirelli, revetendo o aumento natural de downforce que as equipes teriam com o carro de 2021, já que o desenvolvimento aerodinâmico não está restrito com o congelamento, que impacta outros aspectos do pacote.
Uma mudança inicial no assoalho foi seguida por outras três mudanças, anunciadas mais tarde em 2020.
"Quatro mudanças significativas foram feitas no ano passado", disse Allison em um vídeo da Mercedes. "Primeiro, um corte triangular as bordas do assoalho na frente dos pneus traseiros, que vocês verão depois. Parece não ser algo muito grande, mas dependendo da mudança na área você pode perder até um segundo por volta".
"E após essa primeira vieram outras três. A primeira foi no duto de freio traseiro, reduzindo algumas peças em alguns milímetros, mas, novamente, são peças poderosas, e representam uma perda de performance no carro".
"Na traseira do carro, abaixo da área do difusor, as grades que você vê foram reduzidas em altura, então elas não chegam tão próximas do chão, não podendo criar um bom selo aerodinâmico como tínhamos antes. E, novamente, isso corta uma parte do downforce".
"E, finalmente, na parte dianteira do assoalho. Quando você se aproxima dos bargeboards de 2020 você vê que o assoalho parece algo como uma persiana com várias fendas, um aparato aerodinâmico que gera downforce. Mas todas essas fendas foram removidas para 2021".
Allison disse que, o que podem parecer mudanças pequenas no carro, representam cortes significativos em downforce.
"A combinação desses quatro efeitos têm grandes consequências e voltamos a um nível de performance próximo ao visto em 2019. Esse tem sido nosso desafio ao longo das semanas e dos meses: recuperar o máximo de performance possível".
"Tem sido um desafio divertido trabalhar no túnel e nas simulações para garantir que tenhamos o máximo de performance novamente".
As mudanças foram determinadas porque os pneus da Pirelli de 2019 seriam mantidos por mais um ano. Mas, no final, a empresa apresentou uma mudança na construção para este ano, tentando tornar esses pneus mais duradouros. Assim, as equipes teriam mais variáveis para lidar.
A mudança na construção também significa que os pneus de 2021 são cerca de três quilos mais pesados.
"Tivemos o primeiro contato com eles em Portimão, em 2020", disse Allison. "Tivemos ainda outras duas ocasiões para testá-los, durante os GPs do Bahrein e de Abu Dhabi".
"Não é tempo suficiente de preparação para uma nova temporada, porque os pneus vão afetar a performance dos carros, o design de aerodinâmica, e o modo como você ajusta o carro".
"Então é um grande desafio para nós, que estamos analisando tudo e mais um pouco dos dados obtidos no ano passado com os testes e o que a Pirelli nos enviou, para que estejamos prontos para otimizar a performance do carro com os novos pneus".
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