Mercedes exibirá homenagem a Lauda em carro para GP de Mônaco
Após Hamilton não participar de entrevista coletiva desta quarta-feira, Valtteri Bottas falou sobre relacionamento com Lauda
Niki Lauda era o presidente não-executivo da Mercedes e figura marcante nas corridas antes de adoecer no ano passado.
Para homenagear sua memória, a Mercedes vai correr com "Danke Niki" e assinatura de Lauda no bico dos carros de Lewis Hamilton e Valtteri Bottas. Além disso, uma das estrelas na cobertura do motor também será vermelha.
Esta marca estará no carro a partir do treino desta quinta-feira, enquanto outros elementos serão adicionados durante o fim de semana. Os membros da equipe também vão usar braçadeiras pretas.
Entende-se que as duas equipes com as quais Lauda ganhou títulos mundiais - Ferrari e McLaren - também planejam usar algo em seus carros em memória.
Um minuto de silêncio no grid antes da corrida também deve acontecer.
Hamilton foi dispensado das sessões de imprensa de quarta-feira após a morte de Lauda e a equipe pediu "compreensão nas circunstâncias em que Lewis perdeu um amigo muito próximo há menos de dois dias."
Os dois tinham um relacionamento duradouro e Lauda desempenhou um papel vital durante a temporada de 2012 em atrair Hamilton para a Mercedes.
Bottas assumiu o lugar de Hamilton na entrevista coletiva oficial e disse que a morte de Lauda foi "uma notícia realmente chocante para começar a semana".
"Ele significou muito não só para mim, mas para cada membro da nossa equipe, de corrida e de fábrica, e ele era uma grande parte da família Mercedes", disse Bottas.
"Ele era uma grande motivação para todos, para mim também, como piloto por causa de tudo que ele conseguiu e com a difícil carreira que teve, todos os retornos e tudo. Como pessoa, foi ótimo, e nunca vou esquecer muitos bons momentos.”
"Não é bom em termos de mentalidade para o fim de semana, mas tenho certeza que, como um time, podemos transformá-lo em uma força e respeitar Niki, indo direto para a pista e trazendo um bom resultado."
Bottas disse que o lado "engraçado" de Lauda, "cheio de senso de humor e direto", era uma óbvia lembrança positiva.
Ele disse que o apoio de Lauda durante os momentos difíceis foi um exemplo mais sério de seu caráter.
Bottas disse: "Ele não tomava caminhos diferentes, ele sempre dizia as coisas diretamente. Isso criava algumas situações engraçadas, às vezes, em reuniões.”
"O principal foi que quando eu tinha algumas corridas ruins e momentos difíceis, ele ainda estava sempre disponível para falar sobre qualquer coisa e apoiar.”
"Ele tinha a experiência, de vida e nas corridas, e dizia que haveria contratempos e você podia realmente melhorar. Nesse sentido, foi uma enorme motivação para mim e vai ficar na minha cabeça."
Red Star on Mercedes AMG F1 W10 in tribute of Niki Lauda
Photo by: Gareth Harford / Sutton Images
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.