Últimas notícias

Mercedes revela como Bottas foi passado por Verstappen em Mônaco

Pequeno contratempo com uma parafusadeira e toque com Verstappen custaram segunda posição ao finlandês e puseram fim à sequência de dobradinhas da Mercedes

Max Verstappen, Red Bull Racing RB15, and Valtteri Bottas, Mercedes AMG W10, battle in the pit lane

Max Verstappen, Red Bull Racing RB15, and Valtteri Bottas, Mercedes AMG W10, battle in the pit lane

Glenn Dunbar / Motorsport Images

Quando o carro de segurança entrou na pista em Mônaco, a Mercedes planejou uma parada dupla para seus pilotos pois havia margem suficiente para retornarem à frente de Vettel e Verstappen. O diretor de estratégia da Mercedes, James Vowles revelou que ao sair dos pits, Hamilton passou por cima de uma pistola de ar e isso provocou um ligeiro atraso na parada de Bottas, causando a perda das posições.

Leia também:

“Se você puder fazer uma parada quando o carro de segurança está na pista em Mônaco, será o melhor dos mundos”, disse Vowles em um vídeo da equipe. “Desde a volta 11, sabíamos que podíamos levar os pneus ao final da prova. Acreditávamos que os médios também terminariam facilmente, e nossos rivais também sabiam”.

“É por isso que paramos. Quando você entra com um carro de segurança para uma parada dupla, o que é realmente importante é poder criar uma brecha entre os dois carros, para que o primeiro possa ser atendido no pitlane sem atrasar o segundo. Valtteri fez isso perfeitamente na pista. Lewis teve sua parada, saiu e Valtteri teve que passar pelo mesmo”.

“Desafortunadamente, quando Lewis deixou o pitlane, passou sobre uma das parafusadeiras e isso custou alguns segundos à equipe de mecânicos, atrasando Valtteri. Foi apenas isso, mas era a vantagem que precisávamos”.

Bottas perdeu a posição ao sair dos boxes atrás de Verstappen, que recebeu posteriormente uma penalização por saída insegura dos pits. A Mercedes também mostrou uma imagem da roda dianteira direita de Bottas que sofreu dano (veja abaixo) quando o carro do piloto da Red Bull se tocou com o da Mercedes na saída dos boxes, o que provocou uma perda instantânea de pressão, que foi detectada na volta seguinte.

Por isso, Bottas se viu forçado a voltar e colocar pneus novos, perdendo mais uma posição, para Vettel. “Tivemos uma perda de alguns décimos na parada de Valtteri, a Red Bull teve uma parada muito boa, uma das melhores do ano para eles, e esses extremos fizeram com que os carros saíssem juntos. Verstappen se aproximou, tocou o lado esquerdo de Bottas, empurrando-o contra a parede, danificando a dianteira direita. É isso que se pode ver na imagem”.

“Esta imagem é posterior à prova. Ao vivo pudemos ver as pressões nos pneus e demos uma olhada rápida para saber o que estava acontecendo. E depois de algumas curvas, quando Valtteri estava de volta ao ritmo, ficou evidente que tínhamos um problema e que estávamos perdendo pressão”.

“Tivemos que reagir para trazer Valtteri de imediato. Se esperássemos mais, ele teria caído para a última posição. Trouxemos ele de volta aos boxes, colocamos o pneu duro, que era o melhor dos pneus, porém não sabíamos disso naquele momento, e voltamos na quarta posição”.

Valtteri Bottas, Mercedes AMG W10 damaged wheel

Valtteri Bottas, Mercedes AMG W10 damaged wheel

Photo by: Mercedes AMG

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior Massa revela como 'desistiu' da aposentadoria na F1 pela 2ª vez e critica Paddy Lowe: 'Esperava mais'
Próximo artigo F1: Chefe da Mercedes acredita que Bottas não perderá confiança

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil