Newey relembra rivalidade de Vettel e Webber: ”foi uma pena”
Projetista de carros tetracampeões na Red Bull recorda anos em que o time foi dividido pela animosidade do alemão e do australiano
Companheiros na Red Bull entre 2009 e 2013, e competindo em 94 GPs juntos no time austríaco, Sebastian Vettel e Mark Webber marcaram época na Fórmula 1 devido a uma forte rivalidade que nasceu nos bastidores.
Projetista do time, Adrian Newey recordou como era trabalhar naqueles tempos com animosidade dentro da equipe.
"Foi uma pena o que aconteceu em 2010, porque Mark e Sebastian contribuíram muito para a equipe em diferentes áreas, especialmente na engenharia", disse Newey em entrevista à F1 Racing, de propriedade da Motorsport Network.
"Mark era muito sensível à aerodinâmica. Sebastian era muito sensível aos pneus, mapas de motor e ao equilíbrio do carro em curvas lentas. São complementares do ponto de vista da engenharia."
Um piloto jovem contra um colega veterano. Os duelos entre Vettel e Webber lembravam Newey de outro momento da história da F1, especialmente no início do relacionamento. Isso porque de 2011 para frente o australiano não era páreo para Vettel.
"Sebastian era muito jovem e foi bastante agressivo, e Mark tinha mais experiência. Mas talvez ele não tivesse a grande velocidade para chegar a Sebastian", disse Newey.
"Poderia ter acontecido como na batalha entre o jovem Prost e o veterano Lauda, e foi uma pena que não tenha sido assim".
Na McLaren em 1984, Prost e Lauda lutaram pelo título, que foi decidido a favor do austríaco por meio ponto.
"Mark, nos anos difíceis de 2007 e 2008, foi um pilar muito importante para a equipe. E em muitos aspectos, teria sido ótimo ele ter vencido o campeonato em 2010. Mas sua intensa rivalidade com Sebastian o fez perder, especialmente na corrida na chuva na Coreia, onde bateu.”
“Eu acho que ele queria mostrar à equipe que poderia ser tão rápido como Sebastian, mas perdeu o mundial", disse Newey.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.