F1: Briga do top-3 e Leclerc x Vettel em jogo no GP de Abu Dhabi
Além dos destaques, Verstappen e Leclerc fazem disputa final pelo terceiro lugar entre os pilotos neste ano
Depois de uma segunda metade impressionante, a temporada 2019 da Fórmula 1 chega ao final neste fim de semana, no GP do Abu Dhabi. Com títulos de pilotos e construtores definidos, as atrações da etapa noturna serão bem menos estratégicas, mas não menos emocionantes.
E um dos principais pontos é justamente a definição do favorito à vitória. Como em poucas vezes ao longo do ano, é difícil apontar uma escuderia ou competidor que leve vantagem absoluta em Yas Marina. As estatísticas nos levam a crer que Lewis Hamilton levará a melhor, mas a Ferrari diz ter achado a receita para andar rápido em curvas de baixa e a Red Bull mostrou bastante potência no GP do Brasil. Tendo tudo isso em vista, é difícil apostar no vencedor do próximo fim de semana.
De todo modo, um outro duelo deve agitar a briga no pelotão de elite da F1 em Abu Dhabi. Após relativa pacificação nas últimas etapas, Charles Leclerc e Sebastian Vettel voltaram a protagonizar 'cenas lamentáveis' em Interlagos e chegam em clima tenso para o encerramento de 2019.
Ainda entre os pilotos da frente, mas sem tanta polêmica quanto a que envolve a dupla da Ferrari, Valtteri Bottas (punido) e Alex Albon terão a última chance para bater os companheiros Hamilton e Max Verstappen. Assim, quem sabe, começam 2020 com confiança renovada.
Apesar da promessa de boas batalhas entre os principais destaques do campeonato, o meio e o fundo do grid também têm atrações particulares. De saída da Renault e sem vaga para o ano que vem até o momento, Nico Hulkenberg pode dar adeus à F1 após 10 temporadas. Já Robert Kubica realmente vai pôr um ponto final em sua carreira como piloto titular e fará sua última corrida pela Williams na sofrível temporada que marcou seu impressionante retorno à elite do automobilismo.
Confira o que está em jogo no GP de Abu Dhabi de F1:
1. Briga pela vitória entre Mercedes, Ferrari e Red Bull
Depois de um começo de temporada monótono e amplamente dominado pela escuderia germânica, Red Bull e Ferrari despertaram após as férias e agitaram a F1 em 2019. Não foi o suficiente para impedir o hexacampeonato de construtores do time alemão, mas a evolução das rivais das 'Flechas de Prata' é tamanha que chegamos ao encerramento do atual campeonato com três equipes brigando pela vitória. A ver quem leva a melhor no circuito de Yas Marina.
2. Leclerc x Vettel
A crescente rivalidade entre a dupla de pilotos da Ferrari vinha sendo pacificada pelo time de Maranello após as polêmicas do GP da Rússia. Entretanto, o 'cessar-fogo' não durou muito tempo na escuderia italiana. Com a batida e o abandono duplo no GP do Brasil, a tensão voltou a se instaurar nos boxes vermelhos. E a pressão é maior sobre Vettel: embora tetracampeão, o germânico está atrás do jovem companheiro monegasco, que leva a melhor na tabela de pontos.
3. 'Última chance' para Bottas e Albon
Bottas começou 2019 bem, mas perdeu força e viu Hamilton conquistar o hexa. Mas o finlandês garante ter uma receita secreta para superar o britânico em 2020. Para isso, é bom terminar 2019 vencendo, apesar da punição no grid em Abu Dhabi. O mesmo vale para Albon, guardadas as proporções: o novato tailandês já fez muito ao ser promovido para a Red Bull, mas Verstappen é implacável. Neste sentido, Albon pode ganhar confiança ao superar o holandês no fim de 2019.
4. Despedida de Hulkenberg?
O alemão foi fundamental no reerguimento da Renault, mas foi preterido pelo francês Esteban Ocon e sairá da equipe em 2020. Todas as outras vagas do grid já estão preenchidas para o ano que vem, mas Hulk faz mistério e garante que não pensa em sair da categoria na próxima temporada. Seja mera discurso ou de fato uma realidade, o fato é que o campeão das 24 Horas de Le Mans pode fazer sua última prova na F1 neste domingo. Será que vem o tão sonhado pódio? Difícil.
5. Adeus de Kubica
Um dos principais talentos da F1 no começo da década, o polonês sofreu grave acidente em rali no começo de 2011 e ficou de fora da categoria até o começo deste ano, quando surpreendeu o mundo ao ser anunciado pela Williams. Entretanto, a relação com a equipe se desgastou em função da péssima fase da escuderia e Kubica foi ofuscado pelo companheiro, o novato britânico George Russell. Desta forma, o polonês faz sua despedida para dar lugar ao canadense Nicholas Latifi.
Confira todos os vencedores do GP de Abu Dhabi:
Siga o Motorsport.com Brasil no Twitter, Facebook, Instagram e Youtube.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.