Pular para o conteúdo principal

Recomendado para você

VÍDEO F2: Rafa Câmara rebate repórter italiano sobre estreia do Brasil na Copa do Mundo

F2
Barcelona
VÍDEO F2: Rafa Câmara rebate repórter italiano sobre estreia do Brasil na Copa do Mundo

F2: Câmara testará com a Ferrari nesta semana em Barcelona, aponta jornal italiano

Fórmula 1
GP de Barcelona
F2: Câmara testará com a Ferrari nesta semana em Barcelona, aponta jornal italiano

F1 -"Delírio vermelho", "Ferrari de volta" e "histórico": A repercussão da vitória de Hamilton na mídia internacional

Fórmula 1
GP de Barcelona
F1 -"Delírio vermelho", "Ferrari de volta" e "histórico": A repercussão da vitória de Hamilton na mídia internacional

F1 - "Lembre quem você é": Como Hamilton superou medos para vencer com Ferrari em Barcelona

Fórmula 1
GP de Barcelona
F1 - "Lembre quem você é": Como Hamilton superou medos para vencer com Ferrari em Barcelona

F1 - "Não sou uma máquina": Hadjar detona procedimento de largada da Red Bull

Fórmula 1
GP de Barcelona
F1 - "Não sou uma máquina": Hadjar detona procedimento de largada da Red Bull

MotoGP: Mesmo próximo da Gresini, Mir vai testar moto de 2027 da Honda na República Tcheca

MotoGP
MotoGP: Mesmo próximo da Gresini, Mir vai testar moto de 2027 da Honda na República Tcheca

VÍDEO F1: Itália vibra com vitória de Hamilton no GP de Barcelona

Fórmula 1
GP de Barcelona
VÍDEO F1: Itália vibra com vitória de Hamilton no GP de Barcelona

F1: Vencedores e perdedores do comovente GP de Barcelona

Fórmula 1
GP de Barcelona
F1: Vencedores e perdedores do comovente GP de Barcelona
Últimas notícias

Para Frank Williams, desprezar pagantes é "estúpido e datado"

Dirigente afirma que equipes não precisam de interferência externa para cortar custos, mas sim gastar menos com os pilotos

A Williams já venceu uma corrida nesta temporada, saindo da pole, e esteve próxima de um pódio em Valência após outro top 3 na classificação, sempre com Pastor Maldonado. Um piloto pagante? Sim, Frank Williams não tem vergonha nenhuma de admitir. “Seria estúpido, seguiria princípios datados e diria que não quero um piloto porque ele é pagante? Definitivamente não”, cravou o dono da equipe que leva seu nome em entrevista ao site oficial da F-1.

“Quem me acusa disso está no negócio errado”, prossegue o dirigente de 70 anos. “Nos velhos tempos, o preço para se correr na F-1 era quase 15% do que é agora. Então se quiser participar, terá de ter dinheiro. Você tem de ter o orçamento que permite ser verdadeiramente competitivo, não apenas participar. E isso pode acontecer se o piloto trouxer dinheiro. Não há vergonha nisso.”

Perguntado o porquê de estar há tantos anos sem vencer – foram oito até a conquista de Maldonado e 15 desde o último título de Construtores – Williams destacou o domínio de Schumacher e das montadoras.

“Não sou muito bom em olhar para trás, mas diria que Michael [Schumacher] tem muito a ver com isso. Acho que faz mais de 10 anos que vencemos nosso último grande campeonato. Desde então, muito dinheiro entrou na F-1 – muitas montadoras – então nossos competidores mudaram completamente e provavelmente não fomos bons o bastante.”

Williams considera sua equipe a mais eficiente do paddock, ou seja, a que consegue fazer mais com menos dinheiro, e não pretende mudar esse cenário. Para ele, ter um orçamento quase infinito, como Red Bull e Ferrari, só faz “você chegar no fim do ano e perceber que perdeu dinheiro. Isso não é para mim”, brinca.

O dirigente se opõe ao controle de gastos vindo de fora da equipe, como da FIA, por exemplo. “Sou contra qualquer tipo de interferência. Não quero que alguém de fora interfira no negócio, alguém espiando e querendo checar isso ou aquilo. A Williams não está suplicando por mais restrições. Disse várias vezes que temos de controlar os gastos com pilotos.”

Artigo anterior Force India mira o quinto lugar no mundial e pensa em pódio
Próximo artigo Provas de julho serão fundamentais para campeonato, atesta Alonso

Principais comentários

Últimas notícias