Recomendado para você

F1 - Ricciardo brinca sobre vantagem de Verstappen em Austin: Já até pediu o jantar

F1 - Ricciardo brinca sobre vantagem de Verstappen em Austin: Já até pediu o jantar

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1 - Ricciardo brinca sobre vantagem de Verstappen em Austin: Já até pediu o jantar
MotoGP: Yamaha confirma Fernández como wildcard na Malásia para acelerar desenvolvimento do motor V4

MotoGP: Yamaha confirma Fernández como wildcard na Malásia para acelerar desenvolvimento do motor V4

MotoGP
MotoGP
GP da Austrália
MotoGP: Yamaha confirma Fernández como wildcard na Malásia para acelerar desenvolvimento do motor V4
F1 - McLaren relembra 'fantasma' da disputa Hamilton x Alonso: "Este ano pode acabar como 2007"

F1 - McLaren relembra 'fantasma' da disputa Hamilton x Alonso: "Este ano pode acabar como 2007"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1 - McLaren relembra 'fantasma' da disputa Hamilton x Alonso: "Este ano pode acabar como 2007"
ANÁLISE F1: Ferrari vai 'contra a maré' e abaixa altura do carro, enquanto outros aumentam

ANÁLISE F1: Ferrari vai 'contra a maré' e abaixa altura do carro, enquanto outros aumentam

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
ANÁLISE F1: Ferrari vai 'contra a maré' e abaixa altura do carro, enquanto outros aumentam
F1 - EXCLUSIVO: Asas flexíveis podem ser permitidas em 2026

F1 - EXCLUSIVO: Asas flexíveis podem ser permitidas em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1 - EXCLUSIVO: Asas flexíveis podem ser permitidas em 2026
F1 - Colapinto 'pede desculpas' à Alpine após desobediência: “Instruções devem ser seguidas, não importa o que aconteça”

F1 - Colapinto 'pede desculpas' à Alpine após desobediência: “Instruções devem ser seguidas, não importa o que aconteça”

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1 - Colapinto 'pede desculpas' à Alpine após desobediência: “Instruções devem ser seguidas, não importa o que aconteça”
McLaren segue otimista em segurar Verstappen na disputa pelo título da F1: "Temos boas pistas pela frente"

McLaren segue otimista em segurar Verstappen na disputa pelo título da F1: "Temos boas pistas pela frente"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
McLaren segue otimista em segurar Verstappen na disputa pelo título da F1: "Temos boas pistas pela frente"
F1 - "O penta vem!", "Seria legal, mas não vai rolar": Fãs opinam sobre duelo Verstappen x McLaren pelo título de 2025

F1 - "O penta vem!", "Seria legal, mas não vai rolar": Fãs opinam sobre duelo Verstappen x McLaren pelo título de 2025

Fórmula 1
Fórmula 1
F1 - "O penta vem!", "Seria legal, mas não vai rolar": Fãs opinam sobre duelo Verstappen x McLaren pelo título de 2025
Últimas notícias

Para Vettel, chuva e apoio explicam sucesso alemão na F-1

Em 20 anos, país passou de coadjuvante para fábrica de vencedores e hoje tem seis dos 24 pilotos do grid

Glock, Vettel, Schumacher, Heidfeld, Sutil e Rosberg

Sebastian Vettel, Michael Schumacher, Nico Rosberg, Nick Heidfeld, Timo Glock, Adrian Sutil e, nos treinos livres de sexta-feira, Nico Hulkenberg. Há 20 anos, pouca gente imaginaria que a Alemanha – que até então apenas havia tido um piloto vencedor de GP, Wolfgang von Trips – cederia um verdadeiro esquadrão para a Fórmula 1.

Hoje, graças em grande parte à contribuição das 91 vitórias de Schumacher, a Alemanha soma mais triunfos até que o Brasil, que mantém pilotos na ativa ininterruptamente desde 1970.

Mas o que faz os alemães tão bons? Para Sebastian Vettel, que conquistou o oitavo título do país na categoria em 2010, trata-se de um ambiente propício para gerar grandes pilotos.

“As pessoas dizem que somos bons porque em nossas autobans não há limite de velocidade, o que não acho que seja verdade. Chove o tempo todo, assim como na Inglaterra, então temos de aprender a pilotar em condições difíceis.”

Caminhando a passos largos para o bicampeonato aos 24 anos, o alemão reconhece que o sucesso de seu ídolo de infância deu maior visibilidade ao esporte.

“Obviamente, as corridas de carro significam muito para nós na Alemanha. Michael tornou a F-1 em particular muito famosa. Amamos as corridas, amamos os carros – temos muitas grandes montadoras na Alemanha, com muita história.”

Vettel destaca ainda o apoio recebido desde o início da carreira, possibilitando que mesmo crianças como ele, que não vieram de famílias abastadas, consigam se manter no caro mundo do automobilismo.

“Há apoio às crianças desde cedo, tentando ajudá-los porque não é financeiramente fácil praticar o kart. Acho que há uma certa network que ajuda a nos desenvolvermos como pilotos dentro de nosso próprio país e talvez chegar à F-1.”

Artigo anterior Para Barrichello, Vettel não tem motivos para se sentir pressionado
Próximo artigo Barrichello: patrocínio se tornou imprescindível na F-1

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros