Recomendado para você

F1: Ecclestone não descarta "Ferrari caótica" no futuro de Horner

F1: Ecclestone não descarta "Ferrari caótica" no futuro de Horner

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Ecclestone não descarta "Ferrari caótica" no futuro de Horner
F1: Deputada Erika Hilton pede investigação das vendas de ingressos do GP de São Paulo

F1: Deputada Erika Hilton pede investigação das vendas de ingressos do GP de São Paulo

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Deputada Erika Hilton pede investigação das vendas de ingressos do GP de São Paulo
Moreira e Razgatlioglu: As atrações do teste de pós-temporada da MotoGP

Moreira e Razgatlioglu: As atrações do teste de pós-temporada da MotoGP

MotoGP
MotoGP
GP de Valência
Moreira e Razgatlioglu: As atrações do teste de pós-temporada da MotoGP
F1: Por que previsões da Pirelli sobre downforce não dizem tudo sobre ordem das equipes em 2026

F1: Por que previsões da Pirelli sobre downforce não dizem tudo sobre ordem das equipes em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Por que previsões da Pirelli sobre downforce não dizem tudo sobre ordem das equipes em 2026
Chefe da Red Bull revela que questionou ida de Verstappen à F1

Chefe da Red Bull revela que questionou ida de Verstappen à F1

Fórmula 1
Fórmula 1
Chefe da Red Bull revela que questionou ida de Verstappen à F1
F1 - Bortoleto: "Estou motivado para seguir em frente" após Interlagos

F1 - Bortoleto: "Estou motivado para seguir em frente" após Interlagos

Fórmula 1
Fórmula 1
F1 - Bortoleto: "Estou motivado para seguir em frente" após Interlagos
F1: "Fama de Drive to Survive mudou Horner", afirma Zak Brown

F1: "Fama de Drive to Survive mudou Horner", afirma Zak Brown

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: "Fama de Drive to Survive mudou Horner", afirma Zak Brown
Porsche Cup: Confira horários e como assistir aos 500km de Interlagos, etapa final da temporada 2025

Porsche Cup: Confira horários e como assistir aos 500km de Interlagos, etapa final da temporada 2025

Porsche Cup
Porsche Cup
Porsche Cup: Confira horários e como assistir aos 500km de Interlagos, etapa final da temporada 2025

Pilotos concordam com punição a Vettel: "Não pode usar lado de fora"

Massa revela que os pilotos discutiram sobre ultrapassagens por fora da linha branca após GP do Bahrein

O TotalRace ouviu Felipe Massa, Pastor Maldonado e Bruno Senna a respeito da manobra que levou Sebastian Vettel a ser punido com a perda de 20s ao final do GP da Alemanha. E a opinião é unânime: o alemão errou ao ultrapassar Jenson Button com as quatro rodas por fora da pista, a duas voltas do final da prova.

Com a punição, Vettel caiu de segundo para quinto na classificação final da prova. “Se ele não fosse penalizado, a gente teria um problema sério”, afirmou Massa. “Ele contornou a curva do lado de fora na frente do Button. Freou um pouco mais dentro, mas, quando fez a curva, estava um pelo atrás do Button. De repente, ele acelerou muito antes e usou toda a parte de fora da pista para ultrapassar.”

O raciocínio dos pilotos é de que não deve haver diferença entre uma área de escape de asfalto ou de grama ou brita. Ou seja, o piloto não pode ganhar vantagem.

“Na minha cabeça, isso não faz parte do regulamento. Você não pode usar o lado de fora da pista para fazer uma ultrapassagem”, explica o piloto da Ferrari. “Isso é ganhar vantagem por um lado que não é pista. Se fosse grama, ele não ia ultrapassar ninguém. A pista acaba na linha e você não pode invadi-la para ganhar vantagem, seja para ganhar tempo ou ultrapassar alguém.”

Perguntado pelo TotalRace sobre um episódio semelhante ocorrido nesta temporada, quando Lewis Hamilton não recebeu punição por superar Nico Rosberg também com as quatro rodas por fora da linha branca que determina a pista, no Bahrein, Massa revelou que, na ocasião, os pilotos chegaram a discutir o assunto e discordaram da decisão.

“Na reunião dos pilotos, todos eram a favor de que ele deveria ser punido, porque você não pode ultrapassar ninguém do lado de fora. Para mim, o Hamilton não poderia ter feito aquela manobra, mas essa do Vettel é ainda muito mais clara, porque é uma curva fechada. Lá, era no meio da reta e o Hamilton teve ainda menos vantagem. Aqui foi muito pior.”

Personagem central de algumas confusões nesta temporada, Maldonado também se posicionou a favor da decisão.

“Você tem de respeitar a pista. Nesse caso havia asfalto e dava para passar por fora, mas se fosse terra ou grama, a manobra não aconteceria. Então, fica muito claro que ela é proibida.”

A opinião foi endossada por seu companheiro, Bruno Senna. “Se você está usando mais do que a pista, é ilegal”, afirmou o brasileiro.

O chefe da Red Bull, Christian Horner, acredita que a punição foi dura demais. “Foi uma decisão dura mas, infelizmente, essa é a única pena que os comissários podem dar quando algo é julgado após a prova. A punição não condiz com o suposto crime, mas é assim que funciona e temos de respeitar. Os dois escaparam um pouco e não dá para desaparecer. Vimos Michael há alguns anos fazendo exatamente a mesma manobra. Mas a sorte de Sebastian vai mudar.”

Artigo anterior Koba e Pérez fazem grande prova de recuperação e Sauber soma 20 pontos
Próximo artigo Em largada sensacional, Marcio Campos vence no Mercedes Challenge no Rio

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros