Pilotos da F1 apoiam plano de classificação própria para corridas sprint
Segundo Sainz, esse era um pedido antigo da GPDA, visando melhorar o espetáculo
Quando a Fórmula 1 retomar as atividades da temporada 2023 na próxima semana, no Azerbaijão, devemos ter o teste de um novo formato no fim de semana, criando uma nova sessão classificatória que definirá o grid de largada das corridas sprint, algo que tem o apoio dos pilotos.
O regulamento revisado tem o acordo das equipes e será aprovado formalmente na próxima semana para uso no Azerbaijão, o primeiro fim de semana sprint do ano.
Na sexta-feira será realizado o TL1 seguido da classificação no formato Q1/Q2/Q3, mas definindo o grid de largada somente do GP no domingo. No sábado, o TL2 será substituído por um quali mais curto, que define as posições da corrida sprint.
Muitos pilotos indicaram positivamente a possibilidade de dividir os dois eventos, para que um incidente na classificação ou na sprint não interfiram com o domingo.
"Acho uma boa ideia", disse Charles Leclerc. "Com isso podemos correr mais riscos na sprint sem jogar fora o fim de semana. Isso é bom".
"Obviamente você precisa encontrar uma forma que torne tudo justo, mas já mexe com as coisas", disse Valtteri Bottas. "Você está definitivamente calculando o risco nas sprints. Então é um bom ponto".
Nyck de Vries concorda que os pilotos podem arriscar mais ao saber que o domingo não será afetado: "Acho bom distinguir o resultado da sprint do grid de largada do GP. Porque isso não incentiva as corridas, especialmente com o pessoal da frente não correndo riscos. E as pessoas querem ver um show, então vejo isso como algo inteligente".
Nyck de Vries is happy with the switch to standalone sprints
Photo by: Red Bull Content Pool
Para Nico Hulkenberg, esse modelo ajuda o fim de semana, tirando o TL2, que era inútil: "A questão do risco e recompensa segue ali. Você não quer danificar o carro. E há pontos nas sprints. Mas não é uma má ideia, porque aquela sessão de sábado de manhã era meio inútil".
Carlos Sainz ainda destacou que a GPDA vinha defendendo isso para melhorar a ação: "É a direção que pedimos para a F1 e a FIA para criar um show melhor. Nós pedimos para que a sprint não contasse [para o GP]. Então fico feliz que eles tenham aceitado nosso feedback".
Bronca de Hamilton com Mercedes: como cockpit adiantado atrapalha heptacampeão na F1 2023
Ouça o podcast Motorsport.com, que debate se Galvão faz falta no momento atual da F1
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.