Pirelli testará novo protótipo devido à inclinação em Zandvoort
A fornecedora de pneus da F1 pediu às equipes para testar um novo protótipo especial na próxima semana em Barcelona, para utilização no GP da Holanda

A volta do GP da Holanda, em Zandvoort, está sendo marcada por uma preocupação por parte das equipes: a curva final da pista, que terá uma inclinação de 18 graus. Isso tem feito as equipes relembrarem do problema enfrentado no GP dos Estados Unidos, em 2005, quando os carros que usavam pneus Michelin tiveram problemas com a inclinação de Indianápolis, com apenas metade da angulação da pista holandesa.
Para evitar situação similar, a Pirelli, fornecedora de pneus para a Fórmula 1 desde 2011, afirmou que está juntando dados sobre a nova pista, e principalmente da curva inclinada. A empresa anunciou que desenvolveu um novo pneu para possível uso na etapa holandesa. As modificações foram feitas nos pneus dianteiros, enquanto os traseiros continuarão os mesmos.
Leia também:
Na próxima semana, as equipes testarão as versões C2 do novo composto em Barcelona, durante a pré-temporada, e, se a decisão for confirmada, ele será confirmado como o modelo da etapa holandesa, em todos os tipos escolhidos.
As equipes serão informadas sobre o plano pela Pirelli nesta sexta.
"Vou avisar as equipes que eles vão testar os protótipos dos pneus dianteiros na próxima sessão", afirmou o chefe da Pirelli para a F1, Mario Isola.
"O protótipo foi projetado com uma construção levemente diferente porque ainda estamos analisando os dados vindos de Zandvoort. Fizemos algumas análises de inclinação e o plano é usar esses pneus com uma pressão levemente maior".
"Então, em preparação, por não estarmos completamente cientes de tudo, não temos os dados finais sobre o circuito, construção do asfalto e por aí vai, a ideia é testar um composto levemente diferente aqui. Ele vai funcionar de modo pouco diferente - é mais resistente".
Isola destacou que o preparo do novo pneu não é uma medida de pânico.
"Foi discutido com a FIA e concordamos com eles. Não quero ouvir comentários sobre pânico. Não há pânico. É parte de um processo sério e profissional para estarmos prontos caso seja necessário".
"Talvez até utilizaremos os pneus normais, com ajustes apropriados, mas preferimos testar uma construção diferente, e temos a oportunidade de fazer isso aqui em Barcelona durante os testes".
"No regulamento está escrito que durante o final de semana de um GP nós podemos testar um protótipo adicional, dois jogos por carro. Vamos dar às equipes dois jogos de protótipos no próximo teste. Vamos dar o jogo completo, as apenas os dianteiros são diferentes".
Veja imagens do terceiro dia de pré-temporada em Barcelona













































VÍDEO: Entenda tudo sobre o polêmico volante da Mercedes 2020
PODCAST #030 - A expectativa para a pré-temporada 2020 da F1
We want your opinion!
What would you like to see on Motorsport.com?
Take our 5 minute survey.- The Motorsport.com Team
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários


F1 - Domínio da Alfa Romeo, animais na pista e Moss barrado: veja sete curiosidades do primeiro GP, que completa 75 anos

Além da F1, Andretti planeja entrada na F2 e F3 para promover talentos americanos

F1: Andretti inaugura nova fábrica em Silverstone em meio a negociações para entrada em 2026
Últimas notícias

Moto2: Rival de Diogo Moreira, González reclama: "Espanhol precisa ser melhor"

NASCAR anuncia aumento de potência dos carros em algumas corridas da Cup em 2026

F1: Ferrari teria interesse em Bortoleto para 2027, diz jornal suíço

Pedro Clerot destaca bom início com Rodin nos testes da F3
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:
- Torne-se um assinante.
- Desabilite seu adblocker.