Últimas notícias

FIA não tem dúvidas sobre segurança do sistema de direção da Mercedes

A FIA disse que está satisfeita com o que foi apresentado sobre a segurança do sistema de direção em eixo duplo da Mercedes, apesar do movimento incomum do volante

Valtteri Bottas, Mercedes F1 W11

Valtteri Bottas, Mercedes F1 W11

Zak Mauger / Motorsport Images

Na primeira semana de testes de pré-temporada da Fórmula 1 em Barcelona, o grande papo do paddock foi o novo sistema de direção introduzido pela Mercedes. Chamado de Direção em Eixo Duplo (DED) a solução permite aos pilotos mudar o ângulo das rodas dianteiras.

A mudança pode ser acionada através de um design que permite que o piloto puxe ou empurre o volante do carro.

Leia também:

Enquanto o movimento levantou rumores sobre a falta de segurança dessa inovação, o órgão regulador do automobilismo disse que está totalmente satisfeito e que não há riscos por trás do que a Mercedes está fazendo.

Quando perguntado pelo Motorsport.com se haveriam preocupações, como as que levaram o sistema de dutos a serem banidos, o diretor de corridas da F1, Michael Masi, disse que a FIA jamais liberaria algo se eles julgassem que teria um potencial de perigo.

"Eu acho que pela perspectiva da FIA, o principal é a segurança, o elemento número 1", disse. "Então não há perguntas sobre a segurança do sistema. Fiquem tranquilos porque essa é a nossa maior prioridade".

O diretor esportivo da Renault, Alan Permane, reconhece que nenhuma equipe na F1 colocaria qualquer coisa no carro que comprometesse a segurança.

"Não podemos especular quanto à segurança quando os dois pilotos estão mantendo suas mãos no volante", disse. "A questão do sistema de dutos era que as pessoas estavam preocupadas com a possibilidade dos caras pilotarem com uma mão, especialmente em curvas de alta".

"Tenho certeza de que eles não projetaram um sistema que eles julguem ser perigoso, então eu duvido que a segurança seja um fator. Tenho certeza disso".

O diretor esportivo da Ferrari, Laurent Mekies, acresentou: "Não acho que nenhuma equipe traria algo que eles sabem que é perigoso para a pista. No final das contas, temos responsabilidades com nossos pilotos".

Apesar da FIA estar feliz com o fato do sistema DED estar de acordo com o regulamento, as mudanças das regras para 2021 determinam que sistemas como esse não serão permitidos após o final deste ano. Perguntado sobre essa mudança por parte da FIA, Masi se recusou a explicar.

"Eu acho que vocês estão fazendo o certo ao perceber as mudanças para as regras de 2021", disse. "E veremos o que as equipes vão poder criar dentro desses limites do regulamento para 2021. Vamos deixar assim por enquanto".

Veja imagens da sexta-feira em Barcelona

Valtteri Bottas, Mercedes F1 W11

Valtteri Bottas, Mercedes F1 W11

Foto de: Steven Tee / Motorsport Images

Sergio Perez, Racing Point RP20

Sergio Perez, Racing Point RP20

Foto de: Steven Tee / Motorsport Images

Romain Grosjean, Haas F1 Team VF-20

Romain Grosjean, Haas F1 Team VF-20

Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images

Sebastian Vettel, Ferrari, is lifted back into the garage after stopping on track

Sebastian Vettel, Ferrari, is lifted back into the garage after stopping on track

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Romain Grosjean, Haas F1 Team VF-20

Romain Grosjean, Haas F1 Team VF-20

Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images

Racing boots of Daniil Kvyat, AlphaTauri

Racing boots of Daniil Kvyat, AlphaTauri

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Pierre Gasly, AlphaTauri AT01

Pierre Gasly, AlphaTauri AT01

Foto de: Steven Tee / Motorsport Images

Max Verstappen, Red Bull Racing

Max Verstappen, Red Bull Racing

Foto de: Steven Tee / Motorsport Images

Lance Stroll, Racing Point

Lance Stroll, Racing Point

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Carlos Sainz Jr., McLaren MCL35

Carlos Sainz Jr., McLaren MCL35

Foto de: Steven Tee / Motorsport Images

Carlos Sainz Jr., McLaren MCL35

Carlos Sainz Jr., McLaren MCL35

Foto de: Steven Tee / Motorsport Images

Antonio Giovinazzi, Alfa Romeo Racing C39

Antonio Giovinazzi, Alfa Romeo Racing C39

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Valtteri Bottas, Mercedes F1 W11

Valtteri Bottas, Mercedes F1 W11

Foto de: Steven Tee / Motorsport Images

Antonio Giovinazzi, Alfa Romeo Racing C39

Antonio Giovinazzi, Alfa Romeo Racing C39

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

Daniil Kvyat, AlphaTauri AT01

Daniil Kvyat, AlphaTauri AT01

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

Kevin Magnussen, Haas F1 Team VF-20 crashes

Kevin Magnussen, Haas F1 Team VF-20 crashes

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

Kevin Magnussen, Haas F1 Team VF-20 crashes and causes a red flag

Kevin Magnussen, Haas F1 Team VF-20 crashes and causes a red flag

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

Sebastian Vettel, Ferrari SF1000 stops on track

Sebastian Vettel, Ferrari SF1000 stops on track

Foto de: Jerry Andre / Motorsport Images

Romain Grosjean, Haas F1 Team VF-20

Romain Grosjean, Haas F1 Team VF-20

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

Sebastian Vettel, Ferrari SF1000 stops on track

Sebastian Vettel, Ferrari SF1000 stops on track

Foto de: Jerry Andre / Motorsport Images

Pierre Gasly, AlphaTauri AT01

Pierre Gasly, AlphaTauri AT01

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Pierre Gasly, AlphaTauri AT01

Pierre Gasly, AlphaTauri AT01

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

Sebastian Vettel, Ferrari in the garage

Sebastian Vettel, Ferrari in the garage

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Sebastian Vettel, Ferrari and Norbert Vettel

Sebastian Vettel, Ferrari and Norbert Vettel

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Sebastian Vettel, Ferrari SF1000

Sebastian Vettel, Ferrari SF1000

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Sebastian Vettel, Ferrari SF1000

Sebastian Vettel, Ferrari SF1000

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Lance Stroll, Racing Point RP20

Lance Stroll, Racing Point RP20

Foto de: Steven Tee / Motorsport Images

Lance Stroll, Racing Point RP20

Lance Stroll, Racing Point RP20

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Lando Norris, McLaren MCL35

Lando Norris, McLaren MCL35

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Lando Norris, McLaren MCL35

Lando Norris, McLaren MCL35

Foto de: Steven Tee / Motorsport Images

Lando Norris, McLaren MCL35

Lando Norris, McLaren MCL35

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

Lewis Hamilton, Mercedes F1 W11

Lewis Hamilton, Mercedes F1 W11

Foto de: Steven Tee / Motorsport Images

Lewis Hamilton, Mercedes F1 W11

Lewis Hamilton, Mercedes F1 W11

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Lewis Hamilton, Mercedes F1 W11

Lewis Hamilton, Mercedes F1 W11

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Lewis Hamilton, Mercedes F1 W11

Lewis Hamilton, Mercedes F1 W11

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Alex Albon, Red Bull Racing RB16

Alex Albon, Red Bull Racing RB16

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Alex Albon, Red Bull Racing

Alex Albon, Red Bull Racing

Foto de: Steven Tee / Motorsport Images

Alex Albon, Red Bull Racing

Alex Albon, Red Bull Racing

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Alex Albon, Red Bull Racing

Alex Albon, Red Bull Racing

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Antonio Giovinazzi, Alfa Romeo Racing C39

Antonio Giovinazzi, Alfa Romeo Racing C39

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

Antonio Giovinazzi, Alfa Romeo Racing C39

Antonio Giovinazzi, Alfa Romeo Racing C39

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Sebastian Vettel, Ferrari SF1000 stops on track

Sebastian Vettel, Ferrari SF1000 stops on track

Foto de: Jerry Andre / Motorsport Images

Valtteri Bottas, Mercedes F1 W11

Valtteri Bottas, Mercedes F1 W11

Foto de: Steven Tee / Motorsport Images

Valtteri Bottas, Mercedes F1 W11

Valtteri Bottas, Mercedes F1 W11

Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images

Valtteri Bottas, Mercedes F1 W11

Valtteri Bottas, Mercedes F1 W11

Foto de: Steven Tee / Motorsport Images

45

 

VÍDEO: Entenda tudo sobre o polêmico volante da Mercedes 2020

PODCAST #030 - A expectativa para a pré-temporada 2020 da F1

 

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior Pirelli testará novo protótipo devido à inclinação em Zandvoort
Próximo artigo Ferrari pedirá explicações à FIA sobre sistema de direção da Mercedes

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil