Por que o GP da Alemanha de 2019 ficará na história da Fórmula 1

Vitória de Verstappen, show de Vettel, pódio de Kvyat, erros da Mercedes, batidas de Bottas e Leclerc e ultrapassagens fizeram da corrida um verdadeiro espetáculo

Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W10, takes to the gravel at the same corner in which Charles Leclerc, Ferrari SF90, finished his race

Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W10, takes to the gravel at the same corner in which Charles Leclerc, Ferrari SF90, finished his race

Jerry Andre / Motorsport Images

Depois de duras críticas por causa do GP da França, a Fórmula 1 se reconciliou com seus fãs nas últimas etapas. As corridas de Áustria e Grã-Bretanha foram agitadas e animaram o público, mas a prova da Alemanha teve de tudo no último domingo: ultrapassagens, batidas, rodadas, zebras e, principalmente, a chuva, que deu o tom da disputa em Hockenheim, marcada por 'curva da morte' e vários safety cars.

Leia também:

Tendo tudo isso em vista, o GP da Alemanha se postula como uma das principais corridas da categoria máxima do automobilismo nos últimos anos. Bom para Max Verstappen, que sobreviveu ao 'caos' germânico para vencer pela segunda vez na temporada 2019.

Já Sebastian Vettel afastou a crise e fez grande recuperação com a Ferrari para chegar em segundo em frente à torcida de seu país. E o último integrante do pódio alcançou feito igualmente marcante: ao chegar em terceiro após o nascimento de sua bebê com a filha de Nelson Piquet, Daniil Kvyat levou a Toro Rosso ao segundo pódio de sua história na F1.

Como se não bastasse a zebra no top-3, houve surpresa até no outro extremo da zona de pontuação: em resultado absolutamente improvável, Robert Kubica viveu o melhor retorno desde seu retorno à categoria e conquistou o primeiro ponto da Williams no ano, herdando o 10º lugar graças às punições à Alfa Romeo.

E com a chuva, não poderiam faltar acidentes na primeira corrida no molhado em 2019. Os mais destacados foram os de Charles Leclerc e Nico Hulkenberg na 'curva da morte' - emulando o GP do Brasil de 2003 -, além de batidas de Nico Hulkenberg e até mesmo de Lewis Hamilton, abatido por amidalite. Por esses e outros motivos, o GP da Alemanha ficará marcado na história da F1, como mostra a galeria abaixo:

Sob chuva, a corrida precisou de quatro voltas de formação até que o safety car saísse da pista para a largada parada

Sob chuva, a corrida precisou de quatro voltas de formação até que o safety car saísse da pista para a largada parada

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

Assim como no GP da Áustria, Verstappen largou mal e perdeu posições, caindo para quarto, atrás de Kimi Raikkonen

Assim como no GP da Áustria, Verstappen largou mal e perdeu posições, caindo para quarto, atrás de Kimi Raikkonen

Foto de: Steven Tee / Motorsport Images

As Ferraris largaram muito bem: Vettel saiu de 20º para 14º e Leclerc saiu de 10º para 6º

As Ferraris largaram muito bem: Vettel saiu de 20º para 14º e Leclerc saiu de 10º para 6º

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

Logo na segunda volta, o primeiro safety car: Sergio Pérez rodou e bateu com a Racing Point, prenunciando outros acidentes

Logo na segunda volta, o primeiro safety car: Sergio Pérez rodou e bateu com a Racing Point, prenunciando outros acidentes

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images

Na volta 22, após muito dilema em relação à pista secando, veio a primeira aposta: Kevin Magnussen colocou pneu macio e abriu a janela de trocas para compostos 'de seco'

Na volta 22, após muito dilema em relação à pista secando, veio a primeira aposta: Kevin Magnussen colocou pneu macio e abriu a janela de trocas para compostos 'de seco'

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

Verstappen também arriscou com os médios, mas rodou depois de sair dos boxes e voltou para os intermediários

Verstappen também arriscou com os médios, mas rodou depois de sair dos boxes e voltou para os intermediários

Foto de: Joe Portlock / Motorsport Images

Algumas voltas depois, foi a vez de Leclerc: ele colocou os pneus macios, mas a aposta foi em vão, como se vê na escapada acima

Algumas voltas depois, foi a vez de Leclerc: ele colocou os pneus macios, mas a aposta foi em vão, como se vê na escapada acima

Foto de: Jerry Andre / Motorsport Images

Escorregou...

Escorregou...

Foto de: Jerry Andre / Motorsport Images

escorregou...

escorregou...

Foto de: Jerry Andre / Motorsport Images

e bateu.

e bateu.

Foto de: Jerry Andre / Motorsport Images

Tristeza para Leclerc, que brigava pelo pódio

Tristeza para Leclerc, que brigava pelo pódio

Foto de: Jerry Andre / Motorsport Images

Hamilton seguiu os passos do monegasco, mas teve mais sorte

Hamilton seguiu os passos do monegasco, mas teve mais sorte

Foto de: Jerry Andre / Motorsport Images

Hamilton escorregou...

Hamilton escorregou...

Foto de: Jerry Andre / Motorsport Images

escorregou...

escorregou...

Foto de: Jerry Andre / Motorsport Images

e...

e...

Foto de: Jerry Andre / Motorsport Images

bateu.

bateu.

Foto de: Jerry Andre / Motorsport Images

O inglês quebrou a asa dianteira

O inglês quebrou a asa dianteira

Foto de: Jerry Andre / Motorsport Images

Ele ainda conseguiu voltar à corrida

Ele ainda conseguiu voltar à corrida

Foto de: Jerry Andre / Motorsport Images

Atravessou a pista

Atravessou a pista

Foto de: Jerry Andre / Motorsport Images

E entrou nos pits pelo lugar errado. A infração rendeu gancho, que acabou não fazendo diferença. Mas a batida fez: Hamilton liderava, mas caiu para o meio do bolo

E entrou nos pits pelo lugar errado. A infração rendeu gancho, que acabou não fazendo diferença. Mas a batida fez: Hamilton liderava, mas caiu para o meio do bolo

Foto de: Jerry Andre / Motorsport Images

Na parada, a Mercedes se atrapalhou completamente e fez Hamilton perder muito tempo. Cena rara de se ver na equipe prata, que levou 50s3 para trocar o bico e os pneus

Na parada, a Mercedes se atrapalhou completamente e fez Hamilton perder muito tempo. Cena rara de se ver na equipe prata, que levou 50s3 para trocar o bico e os pneus

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Nico Hulkenberg teve um destino mais triste e sucumbiu à chuva na corrida de seu país

Nico Hulkenberg teve um destino mais triste e sucumbiu à chuva na corrida de seu país

Foto de: Jerry Andre / Motorsport Images

Hulk teve seu fim na mesma curva que Leclerc

Hulk teve seu fim na mesma curva que Leclerc

Foto de: Jerry Andre / Motorsport Images

O carro da Renault escorregou...

O carro da Renault escorregou...

Foto de: Jerry Andre / Motorsport Images

e...

e...

Foto de: Jerry Andre / Motorsport Images

Tristeza para o alemão

Tristeza para o alemão

Foto de: Jerry Andre / Motorsport Images

O safety car de Hulk 'estabilizou' a prova por um tempo, mas não muito tempo: seis voltas depois, Lance Stroll voltou às apostas e colocou pneus macios. A troca se mostrou certa e todos repetiram, promovendo Stroll a uma breve liderança. Kvyat seguiu a tônica e foi rápido para aparecer à frente

O safety car de Hulk 'estabilizou' a prova por um tempo, mas não muito tempo: seis voltas depois, Lance Stroll voltou às apostas e colocou pneus macios. A troca se mostrou certa e todos repetiram, promovendo Stroll a uma breve liderança. Kvyat seguiu a tônica e foi rápido para aparecer à frente

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

Hamilton demorou, mas voltou aos pneus slick, só que voltou a errar: rodou novamente, mas não bateu. Desta vez, porém, o prejuízo foi maior, com o inglês caindo para último e tendo que remar de volta

Hamilton demorou, mas voltou aos pneus slick, só que voltou a errar: rodou novamente, mas não bateu. Desta vez, porém, o prejuízo foi maior, com o inglês caindo para último e tendo que remar de volta

Foto de: Joe Portlock / Motorsport Images

No fim da prova, mais uma decepção para a Mercedes: em perseguição a Stroll, Bottas errou e bateu na curva 1, abandonando a corrida

No fim da prova, mais uma decepção para a Mercedes: em perseguição a Stroll, Bottas errou e bateu na curva 1, abandonando a corrida

Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images

Quem aproveitou foi Sebastian Vettel, que apareceu no fim em grande corrida de recuperação para chegar em segundo, ultrapassando Kvyat e Stroll para delírio da torcida

Quem aproveitou foi Sebastian Vettel, que apareceu no fim em grande corrida de recuperação para chegar em segundo, ultrapassando Kvyat e Stroll para delírio da torcida

Foto de: Joe Portlock / Motorsport Images

Verstappen venceu de forma triunfal

Verstappen venceu de forma triunfal

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Sétima vitória do holandês, único a quebrar a hegemonia da Mercedes na temporada

Sétima vitória do holandês, único a quebrar a hegemonia da Mercedes na temporada

Foto de: Joe Portlock / Motorsport Images

Delírio da torcida do piloto, que 'invadiu' Hockenheim

Delírio da torcida do piloto, que 'invadiu' Hockenheim

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

Vettel saiu de último para chegar em segundo em seu país

Vettel saiu de último para chegar em segundo em seu país

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Vettel com Kvyat, que levou a Toro Rosso ao pódio pela segunda vez na história da equipe na F1. A primeira tinha sido justamente com Vettel, que venceu o GP da Itália de 2008

Vettel com Kvyat, que levou a Toro Rosso ao pódio pela segunda vez na história da equipe na F1. A primeira tinha sido justamente com Vettel, que venceu o GP da Itália de 2008

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Chefe da Honda e engenheiro da Toro Rosso celebram ida de Kvyat ao pódio

Chefe da Honda e engenheiro da Toro Rosso celebram ida de Kvyat ao pódio

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images

Kvyat comemora com Verstappen, que o 'rebaixou' para a Toro Rosso em 2016

Kvyat comemora com Verstappen, que o 'rebaixou' para a Toro Rosso em 2016

Foto de: Steven Tee / Motorsport Images

Kvyat e Kelly Piquet tiveram filha no sábado, o que torna o russo genro de Nelson Piquet

Kvyat e Kelly Piquet tiveram filha no sábado, o que torna o russo genro de Nelson Piquet

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

Do outro lado da zona de pontuação, Kubica se aproveitou de punição à dupla da Alfa Romeo e conquistou o primeiro ponto da Williams no ano

Do outro lado da zona de pontuação, Kubica se aproveitou de punição à dupla da Alfa Romeo e conquistou o primeiro ponto da Williams no ano

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

39

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior VÍDEO: Red Bull bate recorde de pit stop mais rápido na história da F1
Próximo artigo Brasileiro já gastou R$ 15 mil e sonha em terminar carro de F1 feito em casa

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil