Porsche, Lamborghini, Tempra e mais: relembre os Safety Cars da F1 desde 1973
O Safety Car apareceu pela primeira vez na F1 em 1973, mas foi oficialmente introduzido nas regras em 1993. Conheça os principais modelos

O Safety Car fez sua primeira aparição na F1 no GP do Canadá de 1973 e até 1993, a categoria não havia colocado no regulamento a possibilidade de um carro de segurança. Até então, os diretores de provas optavam pela interrupção das corridas, caso algo de errado acontecesse.
No entanto, alguns organizadores forneceram carros, geralmente esportivos, para atuar como "Pace Car" sem precisar ser usado após incidentes.
Leia também:
De 1993 a 1996, quando o Safety Car foi oficialmente incorporado às regras, foram os organizadores de cada GP os responsáveis por contribuir com o carro, levando a escolhas algumas vezes estranhas. Em 1997, foi assinado um contrato com a Mercedes para o fornecimento do Safety Car, um contrato que está em vigor ainda hoje.
Confira os principais Safety Cars da história da F1

Foto de: David Phipps

Foto de: LAT Images

Foto de: Rainer W. Schlegelmilch

Foto de: Rainer W. Schlegelmilch

Foto de: LAT Images

Foto de: LAT Images

Foto de: LAT Images

Foto de: LAT Images

Foto de: Al Staley / Motorsport Images

Foto de: LAT Images

Foto de: Steven Tee / Motorsport Images

Foto de: LAT Images

Foto de: LAT Images

Foto de: Lyndon McNeil

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: Steven Tee / Motorsport Images

Foto de: Rainer W. Schlegelmilch

Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images

Foto de: Mirko Stange

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images
Confira como o coronavírus tem afetado o calendário do esporte a motor pelo mundo

Foto de: FIA Formula E

Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images

Foto de: Akhil Puthiyedath

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

Foto de: Alastair Staley / Motorsport Images

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Foto de: FOM

Foto de: Tim Biesbrouck / Motorsport.com

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Foto de: Carl Bingham / Motorsport Images

Foto de: Marc Fleury

Foto de: Rainier Ehrhardt

Foto de: Scott R LePage / Motorsport Images

Foto de: Dave Kneen

Foto de: Phillip Abbott / Motorsport Images

Foto de: IndyCar Series

Foto de: IndyCar Series

Foto de: NASCAR Media

Foto de: Duda Bairros

Foto de: Duda Bairros

Foto de: Luca Bassani

Foto de: Duda Bairros
VÍDEO: Top 5 corridas mais geniais de pilotos na F1, por Felipe Motta

Entenda como a Mercedes elevou o nível de seu freio na Fórmula 1
Relembre todos os carros de Nelson Piquet na F1

Últimas notícias
RETA FINAL: Quem vai para a Alpine? Ricciardo vale a pena? O que deu errado na McLaren? Veja debate
Programa repercute situação da Alpine em relação ao substituto de Alonso e futuro de Ricciardo na Fórmula 1
De acordo com diretor de engenharia, Andrew Shovlin, o ponto seria o fato do carro mostrar vislumbres de um possível potencial real
Otmar Szafnauer ainda vê a vaga deixada pelo espanhol sendo preenchida pelo australiano devido ao contrato assinado pelo campeão da Fórmula 2 com a equipe francesa
F1: Chefe da Alpine ainda conta com Piastri, mas revela 14 pretendentes à vaga de Alonso
Otmar Szafnauer falou à imprensa espanhola sobre futuro da Alpine após saída de Alonso e incerteza com Piastri