Recomendado para você

F1: Ecclestone não descarta "Ferrari caótica" no futuro de Horner

F1: Ecclestone não descarta "Ferrari caótica" no futuro de Horner

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Ecclestone não descarta "Ferrari caótica" no futuro de Horner
F1: Deputada Erika Hilton pede investigação das vendas de ingressos do GP de São Paulo

F1: Deputada Erika Hilton pede investigação das vendas de ingressos do GP de São Paulo

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Deputada Erika Hilton pede investigação das vendas de ingressos do GP de São Paulo
Moreira e Razgatlioglu: As atrações do teste de pós-temporada da MotoGP

Moreira e Razgatlioglu: As atrações do teste de pós-temporada da MotoGP

MotoGP
MotoGP
GP de Valência
Moreira e Razgatlioglu: As atrações do teste de pós-temporada da MotoGP
F1: Por que previsões da Pirelli sobre downforce não dizem tudo sobre ordem das equipes em 2026

F1: Por que previsões da Pirelli sobre downforce não dizem tudo sobre ordem das equipes em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Por que previsões da Pirelli sobre downforce não dizem tudo sobre ordem das equipes em 2026
Chefe da Red Bull revela que questionou ida de Verstappen à F1

Chefe da Red Bull revela que questionou ida de Verstappen à F1

Fórmula 1
Fórmula 1
Chefe da Red Bull revela que questionou ida de Verstappen à F1
F1 - Bortoleto: "Estou motivado para seguir em frente" após Interlagos

F1 - Bortoleto: "Estou motivado para seguir em frente" após Interlagos

Fórmula 1
Fórmula 1
F1 - Bortoleto: "Estou motivado para seguir em frente" após Interlagos
F1: "Fama de Drive to Survive mudou Horner", afirma Zak Brown

F1: "Fama de Drive to Survive mudou Horner", afirma Zak Brown

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: "Fama de Drive to Survive mudou Horner", afirma Zak Brown
Porsche Cup: Confira horários e como assistir aos 500km de Interlagos, etapa final da temporada 2025

Porsche Cup: Confira horários e como assistir aos 500km de Interlagos, etapa final da temporada 2025

Porsche Cup
Porsche Cup
Porsche Cup: Confira horários e como assistir aos 500km de Interlagos, etapa final da temporada 2025
Últimas notícias

“Poucos pilotos aceitariam”, diz Massa sobre perda de posições no grid

Para beneficiar Alonso, Ferrari abriu o lacre do câmbio do carro. Brasileiro teve de sair de 11º e chegou em 4º no GP de Austin

Massa:

Após fazer um treino classificatório melhor que o companheiro pela segunda vez no ano, Felipe Massa recebeu uma notícia intrigante neste domingo de manhã em Austin. A Ferrari estava pensando em mexer no câmbio de seu carro, para que ele fosse punido e perdesse cinco posições no grid de largada. Com isso, seu  companheiro Fernando Alonso, que disputa o título, ganharia uma posição e passaria a largar no lado limpo da pista. Massa também iria para o lado limpo do grid, mas em 11º e não mais em sexto. Massa não gostou da decisão, mas acatou, “pelo bem da equipe”.

“É claro que eu não estava feliz de hoje de manhã. É impossível um piloto saber que entregará cinco posições no grid e ficar feliz. Estava chateado, sem dúvida, mas foi pelo bem da equipe”, admitiu o brasileiro. “Tudo o que a Ferrari quer é lutar com o Alonso até o final para que ele tente ser campeão. E pelo bem da equipe, eu aceitei. Talvez seja difícil encontrar outro piloto que aceitasse fazer o que eu fiz”, comentou.

Mesmo com toda a polêmica e largando em 11º, Felipe Massa fez uma corrida irrepreensível e terminou na quarta colocação, exercendo um ritmo forte o tempo todo. O piloto acredita que o episódio todo o valorizou e que não correu só para favorecer o time. “Corri pelo meu bem também. No final, sair de 11º para 4º, ganhando só uma posição na largada e ultrapassando na corrida todos os carros que estavam na minha frente, é sensacional. Isto me deixou muito feliz. Foi a minha melhor corrida no ano, junto com a do Japão e a da Coreia, mas com um gosto de vitória”, observou Massa. “Aumenta o meu valor”.

Os 10 pontos somados – que têm grande importância no mundial de construtores – ficaram mesmo em segundo plano na conversa após a corrida. O assunto foi todo em torno da polêmica decisão da Ferrari. Massa disse que só pediu para a equipe que tudo ficasse às claras. “A gente tem que ser limpo e falar a verdade, Ficar enrolando não adianta nada, mentindo não adianta nada. Por isso pedi para a equipe (que dissesse que a troca era para beneficiar Alonso e não por um problema mecânico). E a posição deles foi honesta”, argumentou.

Questionado pelo TotalRace sobre como isto poderia ser visto no Brasil, Massa disse que procura não pensar nisto. “muita gente fala tanta coisa que, para falar a verdade, a gente tem que pensar em fazer o que acha certo, o que é honesto. Sou um cara bem honesto e acho que esse é caminho certo.  Tenho muita felicidade da minha vida, minha carreira, tudo o que conquistei e continuo conquistando. Muita gente fala, mas acho que o negócio é fazer a coisa certa e este é o meu jeito”, concluiu.

Com o resultado de hoje, Felipe Massa manteve a sétima colocação na tabela, com 107 pontos.

Artigo anterior Com dificuldade para abrir caminho, Senna se frustra com 10º lugar
Próximo artigo Segundo, Vettel reclama do tráfego: "Não funcionou ao meu favor"

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros