"Primeiro dos mortais", diz Alonso sobre conquista do vice-campeonato
Espanhol chega na quinta colocação em Austin e garante segundo lugar no mundial de pilotos em 2013
O principal objetivo da Ferrari e de Alonso neste final de ano é tentar ultrapassar a Mercedes e garantir o vice-campeonato de construtores, o que garante alguns milhões de dólares. Em Austin, este objetivo ficou mais longe, já que a Ferrari pontuou menos que sua rival, mas pelo menos o espanhol pode garantir o vice de pilotos.
“Isso já estava praticamente assegurado, pois Kimi ou Hamilton precisavam ganhar duas corridas, mas era difícil, já que a Red Bull sempre ganha. Estou feliz por ser vice-campeão de novo. Sabemos que fui o primeiro dos mortais, considerando a Red Bull”, enfatizou Alonso, que chegou aos 227 pontos e não pode mais ser alcançado pelos adversários.
“Nosso objetivo aqui era tirar a diferença da Mercedes, mas agora temos que deixar para o Brasil. Era um objetivo ousado, pois era difícil ir ao Q3, e inclusive, como vimos com o Felipe, era difícil até pontuar. Por algum motivo nesta parte final do ano, perdemos competitividade. Demos vários passos para trás e só estamos pensando em chegar aos pontos. Quinto em Abu Dhabi, quinto aqui... são bons pontos, mas não o suficiente para passar a Mercedes”, lamentou.
Sobre a corrida, o espanhol ressaltou a dificuldade em largar do lado sujo da pista, o que lhe valeu a perda de uma posição – para Pérez e o sofrimento para segurar Nico Hulkenberg na última volta. “Na largada sabíamos que seria complicado sair no lado sujo e acabamos perdendo uma posição. Na primeira parte da corrida eu não conseguia me aproximar de Pérez e Hulkenberg, porque os pneus estavam acabando. Mas na segunda parte, com os duros, ficamos mais competitivos e pude atacar. No final, fiquei sem pneus nas últimas voltas e sofri com Hulkenberg. Uma volta a mais ele me passaria”, comentou.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.