Fórmula 1
R
GP de 70º aniversário
07 ago
Próximo evento em
1 dia
04 set
Próximo evento em
29 dias
R
GP da Toscana
11 set
Próximo evento em
36 dias
R
GP de Singapura
17 set
Canceled
R
GP da Rússia
25 set
Próximo evento em
50 dias
R
GP do Japão
08 out
Canceled
R
GP dos Estados Unidos
23 out
Canceled
R
GP do México
30 out
Canceled
R
GP do Brasil
13 nov
Canceled
R
GP de Abu Dhabi
27 nov
Próximo evento em
113 dias

Quebra de câmbio mudou destino de brasileiro na F1; entenda

compartilhar
comentários
Quebra de câmbio mudou destino de brasileiro na F1; entenda
20 de abr de 2020 12:47

GP da Bélgica de 2004 em Spa-Francorchamps poderia ter mudado os rumos da carreira de Antonio Pizzonia na F1

Mais do que aptidão e competência, a sorte é um componente importante na vida de um piloto. Os rumos na carreira de alguém que vive no esporte a motor podem ser delineados de maneira bem diferente por causa da quebra de uma peça em um momento decisivo, com a chuva chegando em momento inoportuno ou por conta de um acidente de outro concorrente.

Foi o que aconteceu com Antonio Pizzonia na F1. O GP da Bélgica de 2004 poderia ter sido um divisor de águas na carreira do piloto nascido em Manaus. Um câmbio quebrado faltando poucos giros para o término da corrida em Spa tirou o que certamente seria a primeira vitória do brasileiro, que na época corria pela Williams, na maior categoria do automobilismo mundial. Nesse dia, Pizzonia poderia ter se juntado à Senna, Piquet, Fittipaldi, Barrichello, Massa e Pace como os brasileiros que venceram um GP de F1 (veja na galeria abaixo a lista de todos os brasileiros com passagem pela categoria).

Leia também:

Pizzonia contou com detalhes sobre o fatídico GP durante Live no Instagram do Motorsport.com.

“Em 2004 a equipe estava muito forte, brigando diretamente com a Ferrari, e vinha embalada”, disse Pizzonia. ”O Marc Gené assumiu o carro no lugar do Ralf Schumacher, que havia batido em Indianápolis e estava machucado, mas foi por apenas duas corridas. Por eu ter conseguido ótimos resultados nos treinos como piloto de testes, me deram uma chance.“

Antes da Bélgica, Pizzonia já havia garantido dois sétimos lugares na Alemanha e na Hungria, seus primeiros pontos na F1. Mas em Spa as coisas estavam se desenhando melhores do que o esperado.

“Na Bélgica foi uma das melhores corridas que fiz na F1. O Montoya não tinha chances de campeonato, mas sempre brigava na frente. Durante a corrida, eu vinha atrás dele, e ele estava tentando ultrapassar o (Jarno) Trulli, acabou se enroscando e o passei.”

“Logo depois, me chamaram no rádio, dizendo para eu acelerar. Eu entendi o recado, eu tinha que acelerar ou deixar o Montoya passar de novo. Fiz uma sequência de cinco ou seis voltas que em cada uma delas eu sempre fui mais rápido que ele e fui abrindo. Depois de um tempo perguntei ao engenheiro se estava bom e ele disse que sim.”

Pizzonia contou com a sorte na abertura da possibilidade de vitória, mas se viu sem ela perto do momento decisivo.

“Não tínhamos carro para ganhar a corrida, mas tive a sorte de ter alguém batendo e eu entrar nos boxes no momento exato, antes da entrada do Safety Car. Entrei em terceiro lugar, ninguém havia me acompanhado e voltei na mesma posição, ou seja, estava com pneus novos.”

“Schumacher e Raikkonen estavam na minha frente, e eu disse a mim mesmo ‘vou para cima deles e vou ganhar essa corrida’. Os outros pilotos estavam com pneus de 20 voltas e eu com borracha nova, faltando seis ou sete voltas para acabar a corrida. Mas, infelizmente, quando estava aquecendo os pneus para a relargada, meu câmbio quebrou.“

“Mesmo assim, criou-se um respeito dentro da equipe. Primeiro porque quando eles me colocaram sob pressão, tendo que acelerar, eu respondi de maneira positiva, e todos ali sabiam que eu estava para ganhar aquela corrida.”

A jornada de Pizzonia naquele foi completada com novo sétimo lugar no GP da Itália, em Monza, terminando aquele campeonato com seis pontos somados.

GALERIA: Relembre os 31 brasileiros que correram na F1 ao longo de seus 70 anos

Galeria
Lista

Chico Landi - de 1951 a 1956 - 6 corridas

Chico Landi - de 1951 a 1956 - 6 corridas
1/31

Foto de: LAT Images

Gino Bianco - 1952 - 4 corridas

Gino Bianco - 1952 - 4 corridas
2/31

Foto de: LAT Images

Hermano da Silva Ramos - 1956 e 1957 - 7 corridas

Hermano da Silva Ramos - 1956 e 1957 - 7 corridas
3/31

Foto de: LAT Images

Fritz d'Orey (#40) - 1959 - 3 corridas

Fritz d'Orey (#40) - 1959 - 3 corridas
4/31

Foto de: LAT Images

Emerson Fittipaldi - de 1970 a 1980 - 144 corridas, 2 títulos (1972-1974) e 14 vitórias

Emerson Fittipaldi - de 1970 a 1980 - 144 corridas, 2 títulos (1972-1974) e 14 vitórias
5/31

Foto de: LAT Images

Wilson Fittipaldi - de 1972 a 1975 - 35 corridas

Wilson Fittipaldi - de 1972 a 1975 - 35 corridas
6/31

Foto de: Sutton Motorsport Images

José Carlos Pace - de 1972 a 1977 - 72 corridas - 1 vitória

José Carlos Pace - de 1972 a 1977 - 72 corridas - 1 vitória
7/31

Foto de: David Phipps

Luiz Pereira Bueno - 1973 - 1 corrida

Luiz Pereira Bueno - 1973 - 1 corrida
8/31

Foto de: LAT Images

Ingo Hoffmann - 1976 e 1977 - 3 corridas

Ingo Hoffmann - 1976 e 1977 - 3 corridas
9/31

Foto de: LAT Images

Alex Dias Ribeiro - de 1976 a 1979 - 10 corridas

Alex Dias Ribeiro - de 1976 a 1979 - 10 corridas
10/31

Foto de: LAT Images

Nelson Piquet - de 1978 a 1991 - 204 corridas, 3 títulos (1981, 1983 e 1987), 23 vitórias

Nelson Piquet - de 1978 a 1991 - 204 corridas, 3 títulos (1981, 1983 e 1987), 23 vitórias
11/31

Foto de: Sutton Motorsport Images

Chico Serra - de 1981 a 1983 - 18 corridas

Chico Serra - de 1981 a 1983 - 18 corridas
12/31

Raul Boesel - de 1982 a 1983 - 23 corridas

Raul Boesel - de 1982 a 1983 - 23 corridas
13/31

Foto de: indyracing.com photo by Ron McQueeney

Roberto Moreno - de 1982 a 1995 - 42 corridas

Roberto Moreno - de 1982 a 1995 - 42 corridas
14/31

Foto de: LAT Images

Ayrton Senna - de 1984 a 1994 - 3 títulos (1988, 1990 e 1991) 161 corridas, 41 vitórias

Ayrton Senna - de 1984 a 1994 - 3 títulos (1988, 1990 e 1991) 161 corridas, 41 vitórias
15/31

Foto de: LAT Images

Mauricio Gugelmin - de 1988 a 1992 - 74 corridas

Mauricio Gugelmin - de 1988 a 1992 - 74 corridas
16/31

Foto de: Sutton Motorsport Images

Christian Fittipaldi - de 1992 a 1994 - 40 corridas

Christian Fittipaldi - de 1992 a 1994 - 40 corridas
17/31

Foto de: LAT Images

Rubens Barrichello - de 1993 a 2011 - 324 corridas - 11 vitórias

Rubens Barrichello - de 1993 a 2011 - 324 corridas - 11 vitórias
18/31

Foto de: Lorenzo Bellanca / Motorsport Images

Pedro Paulo Diniz - de 1995 a 2000 - 98 corridas

Pedro Paulo Diniz - de 1995 a 2000 - 98 corridas
19/31

Foto de: LAT Images

Ricardo Rosset - de 1996 a 1998 - 26 corridas

Ricardo Rosset - de 1996 a 1998 - 26 corridas
20/31

Foto de: LAT Images

Tarso Marques - de 1996 a 2001 - 24 corridas

Tarso Marques - de 1996 a 2001 - 24 corridas
21/31

Foto de: Earl Ma

Ricardo Zonta - de 1999 a 2005 - 36 corridas

Ricardo Zonta - de 1999 a 2005 - 36 corridas
22/31

Foto de: BAR

Luciano Burti - 2000 e 2001 - 15 corridas

Luciano Burti - 2000 e 2001 - 15 corridas
23/31

Foto de: Jaguar

Enrique Bernoldi - de 2001 a 2003 - 28 corridas

Enrique Bernoldi - de 2001 a 2003 - 28 corridas
24/31

Foto de: Malcolm Griffiths / Motorsport Images

Felipe Massa - de 2002 a 2017 - 269 vitórias - 11 vitórias

Felipe Massa - de 2002 a 2017 - 269 vitórias - 11 vitórias
25/31

Foto de: Sutton Motorsport Images

Cristiano da Matta - 2003 e 2004 - 28 corridas

Cristiano da Matta - 2003 e 2004 - 28 corridas
26/31

Foto de: Brousseau Photo

Antonio Pizzonia - de 2003 a 2005 - 20 corridas

Antonio Pizzonia - de 2003 a 2005 - 20 corridas
27/31

Foto de: Sutton Motorsport Images

Nelsinho Piquet - 2008 e 2009 - 28 corridas

Nelsinho Piquet - 2008 e 2009 - 28 corridas
28/31

Foto de: DPPI

Bruno Senna - de 2010 a 2012 - 46 corridas

Bruno Senna - de 2010 a 2012 - 46 corridas
29/31

Foto de: XPB Images

Lucas di Grassi - 2010 - 18 corridas

Lucas di Grassi - 2010 - 18 corridas
30/31

Foto de: XPB Images

Felipe Nasr - 2015 e 2016 - 39 corridas

Felipe Nasr - 2015 e 2016 - 39 corridas
31/31

Foto de: Jose Maria Rubio

Top 5 corridas mais geniais de pilotos na F1, por Felipe Motta

Podcast #038: Quais pilotos mereciam ganhar títulos da F1 e não levaram?

 

Áustria está trabalhando em "plano de isolamento" para aumentar chances de realizar GP de F1

Artigo anterior

Áustria está trabalhando em "plano de isolamento" para aumentar chances de realizar GP de F1

Próximo artigo

Norris explica lógica por trás do corte de gastos da McLaren

Norris explica lógica por trás do corte de gastos da McLaren
Carregar comentários

Sobre esta matéria

Categoria Fórmula 1