Recomendado para você

F1: Pirelli visa diminuir granulação e superaquecimento com pneus de 2026

F1: Pirelli visa diminuir granulação e superaquecimento com pneus de 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
Teste de pós-temporada em Abu Dhabi
F1: Pirelli visa diminuir granulação e superaquecimento com pneus de 2026
Stock Car: Salas lidera o TL2 da final em Interlagos; Fraga é 4º

Stock Car: Salas lidera o TL2 da final em Interlagos; Fraga é 4º

Stock Car
Stock Car
Interlagos II
Stock Car: Salas lidera o TL2 da final em Interlagos; Fraga é 4º
Stock Car: Átila Abreu conta bastidores da contratação de Barrichello pela Bandeiras

Stock Car: Átila Abreu conta bastidores da contratação de Barrichello pela Bandeiras

Stock Car
Stock Car
Interlagos II
Stock Car: Átila Abreu conta bastidores da contratação de Barrichello pela Bandeiras
F1, FIA e equipes confirmam a assinatura do novo Pacto de Concórdia, válido até 2030

F1, FIA e equipes confirmam a assinatura do novo Pacto de Concórdia, válido até 2030

Fórmula 1
Fórmula 1
F1, FIA e equipes confirmam a assinatura do novo Pacto de Concórdia, válido até 2030
F1 - Wolff admite que não daria conta da pressão sofrida por Antonelli: "Era um idiota aos 19 anos"

F1 - Wolff admite que não daria conta da pressão sofrida por Antonelli: "Era um idiota aos 19 anos"

Fórmula 1
Fórmula 1
F1 - Wolff admite que não daria conta da pressão sofrida por Antonelli: "Era um idiota aos 19 anos"
Stock Car: Bueno no lidera TL1 da Super Final em Interlagos; Fraga é 18º

Stock Car: Bueno no lidera TL1 da Super Final em Interlagos; Fraga é 18º

Stock Car
Stock Car
Interlagos II
Stock Car: Bueno no lidera TL1 da Super Final em Interlagos; Fraga é 18º
Antonella Bassani substituirá JP de Oliveira na grande final da Stock Car

Antonella Bassani substituirá JP de Oliveira na grande final da Stock Car

Stock Car
Stock Car
Interlagos II
Antonella Bassani substituirá JP de Oliveira na grande final da Stock Car
Mercedes quer reduzir número de equipes-cliente na F1

Mercedes quer reduzir número de equipes-cliente na F1

Fórmula 1
Fórmula 1
Mercedes quer reduzir número de equipes-cliente na F1
Últimas notícias

Räikkönen diz que critério da F1 é "piada" e pede mudanças

Kimi Räikkönen diz que F1 precisa mudar abordagem em relação à interpretação das regras após controvérsias no final de semana do GP da Hungria; finlandês também criticou Verstappen em disputa pelo quinto lugar

Kimi Raikkonen, Ferrari SF16-H
Max Verstappen, Red Bull Racing RB12
Kimi Raikkonen, Ferrari
Max Verstappen, Red Bull Racing RB12
Kimi Raikkonen, Scuderia Ferrari
Kimi Raikkonen, Ferrari
Kimi Raikkonen, Ferrari SF16-H
Kimi Raikkonen, Ferrari SF16-H
Max Verstappen, Red Bull Racing RB12
Max Verstappen, Red Bull Racing RB12

Kimi Räikkönen, sexto colocado no GP da Hungria, realizado neste domingo (24), protagonizou uma disputa intensa com Max Verstappen na reta final da prova, chegando a tocar a Ferrari na Red Bull do holandês na curva 2, terminando atrás do jovem piloto.

O finlandês não somente ficou bastante insatisfeito com Verstappen, julgando que a defesa de posição por parte do piloto da Red Bull excedeu os limites, como também deixou bem claro que não está nem um pouco satisfeito com o que ele julga falta de critério dos comissários de prova durante o final de semana em Hungaroring e nas últimas corridas.

"As regras existem, mas foram aplicadas de modo questionável neste final de semana. Não falo somente dos incidentes com Max, mas também das coisas que aconteceram no sábado. Qual a necessidade de termos regras se os comissários dizem 'tudo bem aqui, tudo errado ali'? Não faz sentido ter regras se elas não se aplicam da mesma forma para todos", disparou.

O piloto da Ferrari ainda criticou a decisão dos comissários quanto à permissão a cinco pilotos - incluindo Verstappen e Daniel Ricciardo - de largar em Hungaroring mesmo tendo excedido os 107% do melhor tempo do Q1.

"O que aconteceu na classificação é um bom exemplo. Você tem a regra dos 107% , mas ela não se aplicou para alguns carros ontem, mas se aplica para outros. Como você pode ter uma regra que se aplica de maneiras distintas. Se alguém puder me explicar...", reclamou.

"Mas a F1 é assim hoje, algo precisa mudar. Não é bonito de se ver e não é justo. Se a regra existe, deve ser aplicada da mesma forma o tempo todo, para todos", acrescentou.

Batalha com Verstappen 

Ao falar especificamente sobre a disputa com Verstappen, Räikkönen reiterou que, para ele, o holandês passou dos limites na defesa de posição. Sobre a primeira tentativa de ultrapassagem, quando houve o toque na curva 2, o piloto da Ferrari explicou como viu o incidente.

"Para mim, ele se moveu primeiro para a direita, então decidi ir pela esquerda. Quando o outro cara se moveu novamente, fiz de tudo para evitar um contato, mas eu já tinha ido por ali e você não pode simplesmente ir por ali. Pelo menos consegui evitar o pior", disse.

Sobre o segundo incidente, quando o finlandês travou as rodas e quase passou reto na curva um para evitar um toque com Verstappen, o 'homem de gelo' disse que foi uma situação semelhante.

"Foi parecido, escolhi um caminho e, uma vez que tomei a decisão, é difícil voltar atrás e evitar o toque quando o outro carro vem em sua direção. Consegui evitar totalmente o toque, mas nas duas situações, para mim, ele não agiu corretamente", afirmou.

"Obviamente, como eu disse antes, o critério dos comissários - ou as pessoas que decidem o que vai acontecer, os comissários e outras pessoas - é uma piada", completou.

Reportagem adicional por Roberto Chinchero

Artigo anterior Gutierrez critica Hamilton por gesto de falta de respeito
Próximo artigo Hamilton nega que tenha provocado investigação de Rosberg

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros