Últimas notícias

Aos 40 anos, Raikkonen diz: "Não me arrependo de nada que fiz"

Piloto finlandês da Alfa Romeo falou sobre o aniversário e comentou a longeva carreira na Fórmula 1

Kimi Raikkonen, Alfa Romeo Racing

Kimi Raikkonen, Alfa Romeo Racing

Jerry Andre / Motorsport Images

Kimi Raikkonen faz 40 anos nesta quinta-feira e segue na Fórmula 1. Ex-piloto de Sauber, McLaren, Ferrari e Lotus, o 'Homem de Gelo' defende atualmente a Alfa Romeo e, se cumprir até o fim o contrato que vai até 2020, vai superar Rubens Barrichello em número de GPs da F1.

Com tantas provas no currículo, o finlandês poderia ter emendas à longeva carreira na elite do automobilismo mundial. O campeão de 2007, porém, não faria nada diferente. É o que ele mesmo disse ao canal inglês Sky Sports, que o entrevistou pela ocasião das quatro décadas do piloto.

Leia também:

"Não me arrependo de nada e não sinto necessidade de mudar nada. Claro: você poderia fazer algumas coisas melhor depois, mas também pior. De qualquer forma, não tenho mau pressentimento sobre nada, caso contrário não estaria aqui hoje. Eu sempre vou do meu jeito", afirmou.

Sobre a avançada idade - ele é o mais velho do grid atual - Raikkonen diz não se importar: "Não é nada demais. As pessoas aumentam. Também não me sinto tão velho assim. Me sinto velho há anos, cerca de quinze, então isso não muda nada. Minha cabeça é jovem e é disso que se trata".

Raikkonen também garantiu que não vai sentir saudade da F1. Embora não crave a aposentadoria no fim de seu contrato, o finlandês disse: "Eu não gostaria de passar por isso novamente. Estou feliz por estar no fim da minha carreira".

Kimi também foi questionado sobre qual conselho para o seu 'eu' mais jovem. Ao melhor estilo Raikkonen, o Homem de Gelo respondeu que "não falaria com ele". O piloto estreou na F1 em 2001, pela Sauber.

'Mitadas' de Kimi Raikkonen

De rádios, entrevistas e 'patadas' até vitórias, títulos e bebedeiras, o Homem de Gelo mostra que faz jus ao seu ídolo James Hunt e diverte os entusiastas do esporte a motor. Por isso, o Motorsport.com relembra 40 mitadas de Kimi na galeria especial abaixo. Confira:

Também conhecido pela fama de beberrão, Raikkonen protagonizou uma cena 'lamentável' quando, completamente embriagado, caiu de cabeça pra baixo num barco.

Também conhecido pela fama de beberrão, Raikkonen protagonizou uma cena 'lamentável' quando, completamente embriagado, caiu de cabeça pra baixo num barco.

Foto de: Reprodução

Raikkonen estreou na F1 em 2001, pela Sauber. O então menino só tinha 23 corridas no 'cartel', o que gerou críticas de muitos pela inexperiência do piloto. Entretanto, Kimi chegou chegando na Austrália.  O finlandês saiu na 13ª posição no grid e fez uma corrida conservadora, mas muito consistente, para terminar na sexta colocação, marcando um ponto em sua primeira prova (na época, apenas os seis primeiros pontuavam). Botou moral!

Raikkonen estreou na F1 em 2001, pela Sauber. O então menino só tinha 23 corridas no 'cartel', o que gerou críticas de muitos pela inexperiência do piloto. Entretanto, Kimi chegou chegando na Austrália. O finlandês saiu na 13ª posição no grid e fez uma corrida conservadora, mas muito consistente, para terminar na sexta colocação, marcando um ponto em sua primeira prova (na época, apenas os seis primeiros pontuavam). Botou moral!

Foto de: LAT Images

2001 também teve uma das maiores

2001 também teve uma das maiores "lendas" envolvendo Raikkonen nos bastidores da F1. Ele teria sido visto dormindo no motorhome 30 minutos antes de estrear em Melbourne. No programa Top Gear, Raikkonen confirmou a história - em partes. "Não foi no motorhome. Eu encontrei um lugar legal embaixo de uma mesa. É normal, sempre durmo antes das corridas, há um pouquinho de tempo. Eu gosto de dormir"

Foto de: Sutton Motorsport Images

Daí em diante, Raikkonen se afirmou na categoria e foi para a McLaren. No GP da Malásia de 2003, veio a primeira vitória e a consagração. Raikkonen largou na sétima posição e fechou a primeira volta em quarto. Dois giros depois, já era o segundo, e na 14ª volta, deixou Alonso para trás e tomou a ponta da corrida. O finlandês controlou bem a corrida e partiu para sua primeira vitória.

Daí em diante, Raikkonen se afirmou na categoria e foi para a McLaren. No GP da Malásia de 2003, veio a primeira vitória e a consagração. Raikkonen largou na sétima posição e fechou a primeira volta em quarto. Dois giros depois, já era o segundo, e na 14ª volta, deixou Alonso para trás e tomou a ponta da corrida. O finlandês controlou bem a corrida e partiu para sua primeira vitória.

Foto de: LAT Images

Em 2005, Kimi fez uma de suas maiores mitadas. Depois de largar em 17º no GP do Japão, o finlandês passou todo mundo para vencer em Suzuka. Grande atuação! E olha a alegria dele.

Em 2005, Kimi fez uma de suas maiores mitadas. Depois de largar em 17º no GP do Japão, o finlandês passou todo mundo para vencer em Suzuka. Grande atuação! E olha a alegria dele.

Foto de: Sutton Motorsport Images

No ano seguinte, outro grande momento do Homem de Gelo. Sua McLaren quebrou (para variar) nas proximidades do túnel de Mônaco. Qualquer piloto voltaria para o paddock, mas ele foi direto para o iate tomar umas com os amigos.

No ano seguinte, outro grande momento do Homem de Gelo. Sua McLaren quebrou (para variar) nas proximidades do túnel de Mônaco. Qualquer piloto voltaria para o paddock, mas ele foi direto para o iate tomar umas com os amigos.

Foto de: XPB Images

O finlandês é uma lenda muito pelas emblemáticas entrevistas. Na mais marcante, foi questionado por Martin Brundle:

O finlandês é uma lenda muito pelas emblemáticas entrevistas. Na mais marcante, foi questionado por Martin Brundle: "Kimi, você perdeu a apresentação do Pelé". Raikkonen respondeu: "Estava dando uma cagada". Foi no GP do Brasil de 2006.

Foto de: XPB Images

A sequência não pára. Nos Estados Unidos, também em 2006, outro exemplo de simpatia.  Repórter:

A sequência não pára. Nos Estados Unidos, também em 2006, outro exemplo de simpatia. Repórter: "Qual sua expectativa para a corrida?". Kimi: "O que?". Repórter: "Como se sente?". Kimi: "Não te ouço. (ironizando)". Repórter: "Não faça brincadeira, o que você espera da corrida?". Kimi: "Que seja quente (deixando a entrevistadora no vácuo)."

Foto de: XPB Images

Em 2007, depois de muito bater na trave com a pouco confiável McLaren, Raikkonen foi para a Ferrari e conquistou seu título meio que 'do nada'. Correndo por fora da briga entre Hamilton e Alonso, o Homem de Gelo superou a dupla de sua ex-equipe e foi campeão no GP do Brasil. Champanhe!

Em 2007, depois de muito bater na trave com a pouco confiável McLaren, Raikkonen foi para a Ferrari e conquistou seu título meio que 'do nada'. Correndo por fora da briga entre Hamilton e Alonso, o Homem de Gelo superou a dupla de sua ex-equipe e foi campeão no GP do Brasil. Champanhe!

Foto de: Sutton Motorsport Images

A equipe é sempre uma vítima frequente de Kimi pelo rádio. No GP da Malásia de 2009, o finlandês voltou a mostrar como é caloroso: “Não fale comigo no meio de uma curva!”

A equipe é sempre uma vítima frequente de Kimi pelo rádio. No GP da Malásia de 2009, o finlandês voltou a mostrar como é caloroso: “Não fale comigo no meio de uma curva!”

Foto de: XPB Images

Na mesma etapa, Raikkonen protagonizou outra cena memorável. Uma chuva torrencial interrompeu a prova, que se tornou a quinta na história da F1 a ter sua pontuação reduzida pela metade, visto que não foi disputada em pelo menos 75% - os pilotos só fecharam 31 das 56 voltas previstas. Enquanto todos os competidores aguardavam no cockpit, as imagens oficiais mostraram o finlandês tomando um picolé nos boxes da Ferrari.

Na mesma etapa, Raikkonen protagonizou outra cena memorável. Uma chuva torrencial interrompeu a prova, que se tornou a quinta na história da F1 a ter sua pontuação reduzida pela metade, visto que não foi disputada em pelo menos 75% - os pilotos só fecharam 31 das 56 voltas previstas. Enquanto todos os competidores aguardavam no cockpit, as imagens oficiais mostraram o finlandês tomando um picolé nos boxes da Ferrari.

Foto de: Hazrin Yeob Men Shah

Naquele ano, Raikkonen se encheu da F1 e largou a categoria. Foi para o Campeonato Mundial de Rali, como quem não se importa com nada. Típico do finlandês. Afinal, ele gosta de diversão.

Naquele ano, Raikkonen se encheu da F1 e largou a categoria. Foi para o Campeonato Mundial de Rali, como quem não se importa com nada. Típico do finlandês. Afinal, ele gosta de diversão.

Foto de: Sutton Motorsport Images

No período fora da F1, Raikkonen também se aventurou na NASCAR, explorando o automobilismo norte-americano.

No período fora da F1, Raikkonen também se aventurou na NASCAR, explorando o automobilismo norte-americano.

Foto de: LAT Images

Raikkonen saiu, mas voltou à F1 em 2012. E em grande estilo: fazendo jus ao seu apreço pelos primórdios da categoria, assinou com a Lotus, que estava de volta ao grid do campeonato.

Raikkonen saiu, mas voltou à F1 em 2012. E em grande estilo: fazendo jus ao seu apreço pelos primórdios da categoria, assinou com a Lotus, que estava de volta ao grid do campeonato.

Foto de: Hazrin Yeob Men Shah

Na primeira corrida em seu retorno, o Homem de Gelo já 'aprontou'. Em Melbourne, perguntou ao seu engenheiro via rádio:

Na primeira corrida em seu retorno, o Homem de Gelo já 'aprontou'. Em Melbourne, perguntou ao seu engenheiro via rádio: "por que recebo toda hora bandeira azul?". "É para os pilotos que estão atrás de você, Kimi", foi a resposta, citando os retardatários.

Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images

O fim de semana na Austrália foi pródigo em pérolas de Raikkonen.

O fim de semana na Austrália foi pródigo em pérolas de Raikkonen. "Não vi muito nos últimos anos", disse ele, questionado sobre a F1 em coletiva. Depois, um repórter insistiu e quis saber por que o piloto quis retornar ao Mundial sendo que nem tinha vontade de assistir às corridas. "Tinha outras coisas para fazer, isso não significa que não goste do esporte, estou feliz. Estava ocupado com outras coisas".

Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images

Kimi sempre disse que não tinha ídolos na categoria. Na mesma entrevista em Melbourne, ele afirmou que o cenário continuava o mesmo.

Kimi sempre disse que não tinha ídolos na categoria. Na mesma entrevista em Melbourne, ele afirmou que o cenário continuava o mesmo. "Ainda não tenho um! Claro que esperava bons resultados dos finlandeses, mas realmente não fazia diferença quem ganhasse". Quanta simpatia.

Foto de: XPB Images

No começo de 2012, Raikkonen participou do programa Top Gear, na BBC e, questionado se havia mudado a preparação para voltar à F1, minimizou:

No começo de 2012, Raikkonen participou do programa Top Gear, na BBC e, questionado se havia mudado a preparação para voltar à F1, minimizou: "(treinamento) um pouco mais duro que o normal, deve ser OK". O entrevistador lhe perguntou se ele havia parado de beber. "Não", respondeu.

Foto de: XPB Images

Na mesma entrevista, Raikkonen falou sobre o prazer em pilotar motos na neve. Mas será que o contrato dele com a Ferrari permitia a diversão na neve?

Na mesma entrevista, Raikkonen falou sobre o prazer em pilotar motos na neve. Mas será que o contrato dele com a Ferrari permitia a diversão na neve? "Eu não perguntava a eles. Era um contrato bem rígido, mas contanto que você não se machucasse, tudo bem". Antes do Natal de 2011, Kimi lesionou o punho direito justamente andando de moto na neve. Quebrou o braço? "Um pouco", respondeu. "Eu tinha um bom médico para consertar, então...".

Foto de: XPB Images

Em outra entrevista antes da volta à F1, o finlandês negou que estivesse desmotivado em seu último ano de Ferrari:

Em outra entrevista antes da volta à F1, o finlandês negou que estivesse desmotivado em seu último ano de Ferrari: "não é falta de motivação se seu carro é uma m... e nem se você dirige no seu melhor nível consegue um bom resultado". Antes, o piloto havia se esquivado dos rumores que garantiam o seu retorno à F1 afirmando que com uma "m... de carro você não pode ganhar".

Foto de: XPB Images

Em coletiva antes da etapa da Malásia de 2012, outra boa. Repórter:

Em coletiva antes da etapa da Malásia de 2012, outra boa. Repórter: "Você tem interesse em treinar no simulador para melhorar seu entrosamento com o carro?". Kimi: "Não".

Foto de: XPB Images

No GP de Mônaco de 2012, Raikkonen homenageou James Hunt na pintura de seu capacete.

No GP de Mônaco de 2012, Raikkonen homenageou James Hunt na pintura de seu capacete.

Foto de: XPB Images

Em 2012, questionado sobre um erro, Raikkonen brilhou. Repórter:

Em 2012, questionado sobre um erro, Raikkonen brilhou. Repórter: "Kimi, o que aconteceu?". Kimi: "Eu rodei". Repórter: "Foi uma corrida desastrosa para você e para os outros...". Kimi: "Não me importo com o que aconteceu aos outros".

Foto de: Rainier Ehrhardt

No fim de sua primeira temporada após a volta à F1, na última etapa, Raikkonen venceu de forma triunfal em Abu Dhabi. Note a cerveja na comemoração.

No fim de sua primeira temporada após a volta à F1, na última etapa, Raikkonen venceu de forma triunfal em Abu Dhabi. Note a cerveja na comemoração.

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foi nesta corrida que ocorreu uma mítica comunicação no rádio. O engenheiro pediu reiteradamente para Kimi manter os pneus aquecidos durante safety car. Eis a resposta: “Sim, sim, sim, eu faço isso o tempo todo, eu sei o que estou fazendo, não precisa me lembrar disso o tempo todo.”

Foi nesta corrida que ocorreu uma mítica comunicação no rádio. O engenheiro pediu reiteradamente para Kimi manter os pneus aquecidos durante safety car. Eis a resposta: “Sim, sim, sim, eu faço isso o tempo todo, eu sei o que estou fazendo, não precisa me lembrar disso o tempo todo.”

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foi também em Abu Dhabi-2012 que Raikkonen soltou outra pérola ao ser informado da diferença para Alonso: “Me deixe em paz, eu sei o que estou fazendo!”.

Foi também em Abu Dhabi-2012 que Raikkonen soltou outra pérola ao ser informado da diferença para Alonso: “Me deixe em paz, eu sei o que estou fazendo!”.

Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images

No pódio, mais simpatia durante a entrevista. Repórter:

No pódio, mais simpatia durante a entrevista. Repórter: "Primeira vitória desde 2009, o que você sente?". Kimi: "Nada demais, na verdade". Repórter: "Dê detalhes para nós". Kimi: "Não tem muito pra dizer. Na última vez vocês cagaram para mim por eu não sorrir demais".

Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images

O GP do Brasil de 2012 também teve um dos erros clássicos de Raikkonen. Ele escapou antes da curva que antecede a reta principal e tentou voltar ao traçado por pistas auxiliares, mas errou o caminho e perdeu um tempão...

O GP do Brasil de 2012 também teve um dos erros clássicos de Raikkonen. Ele escapou antes da curva que antecede a reta principal e tentou voltar ao traçado por pistas auxiliares, mas errou o caminho e perdeu um tempão...

Foto de: XPB Images

Na abertura da temporada 2013, Raikkonen voltou a vencer, para delírio dos fãs.

Na abertura da temporada 2013, Raikkonen voltou a vencer, para delírio dos fãs.

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

O ano de 2013 foi o último de Kimi na Lotus. Ele voltaria à Ferrari no ano seguinte. Questionado sobre a decisão, o finlandês deu uma bela patada. Repórter:

O ano de 2013 foi o último de Kimi na Lotus. Ele voltaria à Ferrari no ano seguinte. Questionado sobre a decisão, o finlandês deu uma bela patada. Repórter: "Como você analisa sua ida para a Ferrari?". Kimi: "Boa". Repórter: "Mesmo com todos esses problemas recentes?". Kimi: "Se não achasse bom não teria mudado".

Foto de: Sutton Motorsport Images

No GP da Índia, outra pérola no rádio: “Não grita, filho da p***!”

No GP da Índia, outra pérola no rádio: “Não grita, filho da p***!”

Foto de: XPB Images

Em Mônaco-2013, comentário elogioso quanto à aproximação de Sergio Pérez:

Em Mônaco-2013, comentário elogioso quanto à aproximação de Sergio Pérez: "Aquele idiota...!"

Foto de: XPB Images

Em 2014, voltou à Ferrari. Entretanto, nunca se importou em aprender a falar italiano porque

Em 2014, voltou à Ferrari. Entretanto, nunca se importou em aprender a falar italiano porque "não gosta de estudar".

Foto de: XPB Images

Em sua segunda passagem pela Ferrari, Kimi protagonizou várias pérolas, desde rádios até 'atropelamento'. Isso mesmo: certa vez, fugindo do assédio dos fãs no paddock, acabou atropelando uma criança. E obviamente não parou para dar autógrafo.

Em sua segunda passagem pela Ferrari, Kimi protagonizou várias pérolas, desde rádios até 'atropelamento'. Isso mesmo: certa vez, fugindo do assédio dos fãs no paddock, acabou atropelando uma criança. E obviamente não parou para dar autógrafo.

Foto de: XPB Images

Mas Kimi também tem o coração grande. Depois de abandonar no GP da Espanha de 2017, um menino fã do finlandês caiu em prantos e foi flagrado pela transmissão. Após a prova, Raikkonen fez questão de receber o garoto no box da Ferrari.

Mas Kimi também tem o coração grande. Depois de abandonar no GP da Espanha de 2017, um menino fã do finlandês caiu em prantos e foi flagrado pela transmissão. Após a prova, Raikkonen fez questão de receber o garoto no box da Ferrari.

Foto de: Charles Coates / Motorsport Images

A aversão à imprensa nunca foi segredo. Uma vez, ao lado de Vettel, admitiu que já fingiu estar doente para não ir a uma coletiva.

A aversão à imprensa nunca foi segredo. Uma vez, ao lado de Vettel, admitiu que já fingiu estar doente para não ir a uma coletiva.

Foto de: Ferrari Media Center

Também em 2017, antes do GP do Azerbaijão, Kimi deu uma bronca daquelas. Sem as luvas e o volante enquanto seu carro era preparado para sair do pitlane, o finlandês gritou para os mecânicos entregarem as ferramentas de trabalho.

Também em 2017, antes do GP do Azerbaijão, Kimi deu uma bronca daquelas. Sem as luvas e o volante enquanto seu carro era preparado para sair do pitlane, o finlandês gritou para os mecânicos entregarem as ferramentas de trabalho.

Foto de: Charles Coates / Motorsport Images

No GP da Itália de 2018, Raikkonen chegou em segundo e subiu no pódio pela centésima vez na F1.

No GP da Itália de 2018, Raikkonen chegou em segundo e subiu no pódio pela centésima vez na F1.

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images

Também em 2018, nos Estados Unidos, conquistou sua 21ª e última vitória na F1.

Também em 2018, nos Estados Unidos, conquistou sua 21ª e última vitória na F1.

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Neste ano, já pela Alfa Romeo, completou 300 GPs na F1 em Mônaco.

Neste ano, já pela Alfa Romeo, completou 300 GPs na F1 em Mônaco.

Foto de: Jerry Andre / Motorsport Images

40

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior Verstappen diz não esperar mais vitórias em 2019 e coloca em dúvida futuro na Red Bull
Próximo artigo Irvine diz que "Leclerc é muito melhor que Verstappen"

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil