Há 26 anos, Ratzenberger morria em Ímola; relembre carreira do piloto
Austríaco fazia seu primeiro ano na F1 e morreu após batida durante treino de classificação para o GP de San Marino
No dia 30 de abril de 1994, um dia antes do acidente fatal do brasileiro Ayrton Senna, o austríaco Roland Ratzenberger perdeu a vida após forte batida durante o treino de classificação para o GP de San Marino de Fórmula 1.
O austríaco tinha 33 anos e vinha de categorias variadas: BTCC em 1988; Fórmula 3000 Japonesa entre 1990 e 1993; e participações nas 24 Horas de Le Mans, conquistando a vitória na classe C2 de 1993 ao lado do italiano Mauro Martini e do japonês Naoki Nagasaka.
Leia também:
Em 1994, Ratzenberger correu pela pequenina Simtek, em um contrato para cinco provas. Ímola era a terceira etapa daquela temporada, mas o austríaco havia se classificado apenas para a segunda, em Aida, no GP do Pacífico. No Brasil, em Interlagos, não conseguiu.
Em Ímola, o piloto teve a asa traseira danificada a aproximadamente 314 km/h, batendo na curva Villeneuve, o que causou traumatismo craniano e lesões internas. Foi o segundo grave acidente daquele fim de semana, após a batida de Rubens Barrichello no treino de sexta.
No caso de Ratzenberger, uma equipe de socorro médico chegou a realizar massagem cardíaca ainda na pista. Entretanto, ele foi declarado morto no hospital Maggiore em Bolonha poucas horas depois.
Ratzenberger correria em Le Mans naquele ano com a Toyota e foi substituído por Eddie Irvine. O carro que acabou na segunda colocação geral daquele ano levava o nome do austríaco na porta, como homenagem.
Foi o primeiro acidente fatal na F1 desde o que vitimou Elio de Angelis, durante testes particulares em Paul Ricard em 1986. Durante um fim de semana de prova, a última vez que um piloto perdera a vida na categoria havia sido Riccardo Paletti, no GP do Canadá de 1982.
Na galeria exclusiva do Motorsport.com abaixo, relembramos algumas imagens da temporada de 1994 de Ratzenberger. Em sua lápide, está escrita uma filosofia de vida: "Ele viveu por seu sonho". Confira:
Ratzenberger, Barrichello e Senna: relembre acidentes impactantes na história da F1
VÍDEO: Barrichello relembra em detalhes o dia em que Senna socou Irvine na F1
PODCAST: Senna é o maior esportista brasileiro após a era Pelé?
.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Últimas notícias
F1: Hamilton sobre Ferrari: "Ainda não consigo acreditar que irei vestir vermelho no próximo ano"
Fernández "irritado" com performance em 2024, mas promete voltar à MotoGP
F1: Duas séries sobre mulheres chefes de equipe estão em desenvolvimento simultâneo
F1 - Russell sobre vitória contra Hamilton em classificação: "Estou pilotando melhor do que nunca"
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:
- Torne-se um assinante.
- Desabilite seu adblocker.