Últimas notícias

Renault pede pressa na confirmação do regulamento de 2021

O chefe da Renault, Cyril Abiteboul, alertou que o "relógio está correndo" na confirmação dos regulamentos do motor de 2021

Carlos Sainz Jr., Renault Sport F1 Team R.S. 18, leads Romain Grosjean, Haas F1 Team VF-18

Carlos Sainz Jr., Renault Sport F1 Team R.S. 18, leads Romain Grosjean, Haas F1 Team VF-18

Andrew Hone / Motorsport Images

Os planos da FIA e da Liberty de adotar um formato simplificado de unidade de potência sem MGU-H sofreram um golpe quando os quatro fabricantes da Fórmula 1 decidiram recentemente que prefeririam ficar com o hardware atual, com algumas mudanças para melhorar o espetáculo.

Eles citaram as razões de custo e o fato de que nenhum novo participante confirmou que entraria na categoria. As regras de 2021 foram discutidas por meio de uma videoconferência na semana passada, envolvendo os fabricantes, a FIA e a F1.

"O relógio está correndo se quisermos ter um motor completamente diferente para 2021", disse o chefe da Renault, Cyril Abiteboul ao Motorsport.com.

“Certamente a pausa de verão deste ano seria a linha vermelha. Acho que não é segredo que dois dos principais impulsionadores dessa mudança de regulamentação foram a possibilidade de um novo concorrente e a situação na Red Bull.

Leia também:

“A Red Bull Racing e a Toro Rosso estavam impulsionando maciçamente a mudança porque estava claro para elas que, independentemente da nossa situação, precisavam pensar em sua própria situação.”

"Então, agora que a Red Bull encontrou um novo parceiro na Honda e não parece haver novos participantes, acho que a necessidade de mudança radical na regulamentação do motor diminuiu."

Abiteboul diz que todos os fabricantes estão alinhados: “Acho que estamos falando de detalhes agora, mas acho que, em geral, concordamos com o objetivo, concordamos que é melhor manter a plataforma existente e concordamos que podemos fazer um trabalho melhor com a plataforma existente.”

“Em nossa opinião, ainda aceitamos o fato de que precisamos melhorar a unidade de potência por outras razões, principalmente para o show, para a corrida, para as equipes clientes, para os fabricantes em termos de custo também.”

“Aceitamos todos esses objetivos e, sinceramente, elogiamos isso. O foco é como podemos fazer a mudança na plataforma existente, torná-la melhor, fazer com que ela atinja as metas que continuamos a concordar.”

Abiteboul está convicto de que o MGU-H deve ficar: “Acreditamos que o MGU-H é um bom dispositivo para a F1, que é um esporte em que você deseja estar constantemente em posição de atacar, e se você não tiver o MGU-H então você realmente tem um problema com a sustentabilidade da potência.”

“Talvez possamos simplificar a maneira como o MGU-H está funcionando, talvez possamos simplificar a forma como o MGU-K está sendo usado, a maneira como a energia é implantada, a maneira como a energia pode contribuir para o show em vez de tirar algo do espetáculo.”

"Talvez possa haver algum elemento de padronização no modo como a energia é gerida, que seria bom para a corrida, que diminuiria um pouco a diferença e isso é tipicamente o tipo de coisa que ajudará na sua aplicação".

Abiteboul também acredita que algumas mudanças podem ser introduzidas antes de 2021.

"Essas coisas, francamente, poderíamos fazer no próximo ano, não precisamos esperar até 2021. Essa é uma das coisas que eu acho que devemos discutir, se concordarmos em melhorias interessantes para 2021, talvez devêssemos imaginar quais dessas melhorias poderiam ser feitas antes disso.”

O chefe da Haas, Gunther Steiner, diz que sua principal preocupação é que os motores de 2021 estejam disponíveis a um custo razoável para os clientes.

"Eu não quero dizer a eles o que fazer, eles sabem o que fazer", disse Steiner ao Motorsport.com. “O que eu gostaria era ter um limite de custo sobre o dinheiro que temos para pagar o fabricante do motor. E então eles podem fazer o que quiserem.”

"Se eles querem fazer um motor de ouro, então nós o pegamos por preço fixo, sintam-se livres para fazê-lo.”

“Isso é mais porque não temos a especialização para nos envolvermos, V6 um turbo ou dois turbos, MGU-H, contanto que tenhamos certeza de que existe uma oferta e o custo do fornecimento é controlado, qualquer que seja o dinheiro que pudermos concordar, estamos felizes.”

"Não queremos nos envolver com um ou dois turbos porque, para mim, não produzimos um".

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior Diretor pretende manter atual duração das corridas de F1
Próximo artigo Massa se diz chateado com fala de Stroll: “Fiz muito por ele”

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil