Rosberg: "Decidi me aposentar pouco antes da última corrida"
Campeão de 2016 revela que, embora tenha pensado nisso, não decidiu deixar a Fórmula 1 até pouco antes de começar sua última corrida
Em 2 de dezembro de 2016, Nico Rosberg surpreendeu o mundo quando anunciou que, apenas cinco dias depois de se tornar campeão da Fórmula 1, estava se aposentando. O desgaste que sofreu em uma temporada em que ele teve que derrotar Lewis Hamilton com o mesmo carro e o fato de ter completado seu sonho no automobilismo levou-o a tomar tal decisão.
A retirada foi tão repentina que Rosberg reconheceu que ele tinha que informar seu chefe, Toto Wolff, por telefone sobre a dificuldade de dizer-lhe cara a cara. Causou inclusive algum desconforto porque, como defendeu Niki Lauda, deixou a Mercedes sem o plano B e com a tarefa de precisar encontrar um substituto.
Mas, quase um ano depois, Rosberg revela que, embora tenha passado pela cabeça, não foi para a última corrida convencido a sair.
"Eu decidi que me aposentaria no grid em Abu Dhabi, antes da corrida. Eu estava tentando aplicar todas as minhas habilidades de meditação, mas nada funcionou", admite Rosberg.
"O que funcionou foi a constatação de que esta poderia ser a minha última corrida! Eu estava tipo, 'Oh, droga, tudo bem, vamos desfrutar pilotar, pode ser a última vez!' Isso esclareceu todo o estresse".
Lembrando que Jackie Stewart se aposentou em 1973 sem querer dizer a sua esposa no caso de algo acontecer antes do adeus, Rosberg admitiu que "eu entendo, eu não tinha decidido ainda, mas eu tinha pensado nisso antes e não contei a ninguém".
O campeão mundial de 2016 garante que em nenhum momento durante sua carreira, embora fosse seu sonho, poderia ter imaginado que acabaria com o título. "Todo o tempo estava fora do alcance e parecia longe, irreal, até quatro corridas antes do final da temporada passada, quando estava com 33 pontos de vantagem sobre Lewis! Contra ele, sempre seria difícil, porque ele é um grande concorrente".
Rosberg declarou que ele não quer voltar a ser um piloto na Fórmula 1 ou em outra categoria. Ele teve o suficiente com tanto "sofrimento". Apesar de todo o estresse acumulado, e no momento afirmou sentir-se mentalmente exausto, qualifica: "Eu não digo ‘esgotado’. Foi ’intenso’ talvez. Muito”.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.