Rosberg pede ajuste nas regras da F1 para maior clareza e transparência

Campeão de 2016 foi um dos principais críticos ao desfecho do GP de Abu Dhabi e acredita que a FIA deve revisar o regulamento

Max Verstappen, Red Bull Racing RB16B, battles with Lewis Hamilton, Mercedes W12

Max Verstappen, Red Bull Racing RB16B, battles with Lewis Hamilton, Mercedes W12

Simon Galloway / Motorsport Images

Nico Rosberg, campeão da Fórmula 1 em 2016, pediu à FIA que "ajuste" as regras estabelecidas para "se livrar de todas as discussões", após uma temporada de 2021 marcada por polêmicas na briga pelo campeonato.

A categoria teve um encerramento emocionante e polêmico no GP de Abu Dhabi, onde Max Verstappen ultrapassou Lewis Hamilton após um safety car no final para vencer a corrida e levar o título.

Leia também:

Rosberg, que derrotou o heptacampeão, seu companheiro de Mercedes na época, em sua conquista, disse após Yas Marina que a equipe teria perdido o campeonato "com uma mudança de procedimento que não obedeceu os regulamentos".

Agora, o alemão quer que a federação aja sobre o assunto para evitar em 2022 as polêmicas vividas este ano pelos diferentes duelos na pista, em particular entre Verstappen e Hamilton, que se enfrentaram repetidamente, e as decisões dos comissários que geraram insatisfação de um lado e de outro.

"A categoria precisa progredir", disse Rosberg à Sky Sports. "Começa a respeito de todas as ultrapassagens, a ação roda a roda. A FIA precisa ajustar tudo isso para que não tenhamos tantas discussões."

Nico acha que seria benéfico para a F1 ter clareza e rapidez nas decisões que são feitas nas batalhas na pista.

"Seria melhor para o esporte se fosse muito mais fácil de entender. Também nas lutas mais próximas; quem está na preferência e quem não está, o que fazer. Você toma uma decisão rápida e segue em frente."

"Temos que nos livrar de todas essas polêmicas, isso é importante", concluiu.

Por fim, o ex-piloto acredita que Mohammed ben Sulayem, recentemente eleito o novo presidente da FIA, tem "uma oportunidade" de fazer mudanças com sua chegada à chefia.

O próprio dirigente já indicou que estudará tudo o que aconteceu em Abu Dhabi para evitar que uma situação semelhante se repita no futuro.

MARI BECKER analisa EVOLUÇÃO de VERSTAPPEN e PRESSÃO em HAMILTON, e fala de como ambos saem maiores

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #155 - Piores da F1 2021: Quais pilotos/equipes decepcionaram? Masi é consenso?

 

SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior F1 - Button: É "uma pena" que McLaren não tenha seguido com Honda
Próximo artigo De volta aos carros em 2022, conheça a evolução das calotas na Fórmula 1

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil