Sargeant garante pontos na superlicença e confirma vaga da Williams na F1 em 2023

Com isso, grid da F1 para a próxima temporada está finalmente completo

Logan Sargeant, Williams Racing

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

Agora é oficial: o grid de 2023 da Fórmula 1 está completo. Ao cruzar a linha de chegada da corrida 2 da Fórmula 2 em Abu Dhabi em quinto neste domingo, o americano Logan Sargeant garantiu a quarta colocação na classificação final da categoria e, com isso, os pontos necessários na superlicença que o permitem correr pela Williams no próximo ano ao lado de Alex Albon.

Sargeant havia sido confirmado como piloto da equipe britânica há algumas semanas, mas com um asterisco, já que ele precisava completar os 40 pontos na superlicença para poder graduar da F2 para a F1.

Leia também:

Procurando evitar problemas de última hora, a Williams anunciou que daria a Sargeant todas as chances possíveis de obter esses pontos. Inicialmente previsto para fazer apenas um treino livre nos Estados Unidos, o piloto voltou ao cockpit do FW44 em todas as etapas restantes do calendário.

A cada 100km percorridos em uma sessão de treinos livres, Sargeant garantiu mais um ponto na superlicença, diminuindo as chances de não conseguir a superlicença dependendo da posição na qual terminasse na F2.

Apenas no México ele não conseguiu percorrer a distância necessária. Por isso, ele chegou à final da F2 neste fim de semana em Abu Dhabi precisando terminar na sexta posição do campeonato, e apenas 12 pontos separavam ele do sétimo colocado, com 39 em jogo na etapa.

Sargeant fez uma etapa discreta, terminando em sexto na corrida do sábado e em quinto na deste domingo, totalizando 13 pontos conquistados ao longo do fim de semana. Com isso, ele perdeu uma posição na classificação, chegando a Abu Dhabi em terceiro no campeonato e terminando em quarto, a um ponto de Liam Lawson (3º) e a 117 do campeão, o brasileiro Felipe Drugovich.

Mas, ao terminar 20 pontos à frente do sexto colocado, Jack Doohan, Sargeant fez o suficiente para garantir sua ida à F1 no próximo ano, ocupando a vaga de Nicholas Latifi na Williams, ao lado de Alex Albon, completando o grid da principal categoria do automobilismo mundial.

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast Motorsport.com debate 'treta' entre Verstappen e Pérez no GP de São Paulo

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: FIA reage a acusações de ser 'pró-Mercedes' e vazar informações
Próximo artigo F1 se une em corrida de despedida de Vettel; saiba outras homenagens

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil