"Só lhe penalizam quando veem na TV", reclama Sutil
Alemão diz que vai pedir explicações depois de ter sido punido por não respeitar bandeiras azuis no Canadá


Adrian Sutil não se conforma em ter levado um drive through por ignorar bandeiras amarelas durante o GP do Canadá e diz que vai pedir esclarecimentos à FIA na próxima etapa, o GP da Grã-Bretanha.
De acordo com os comissários, Sutil desrespeitou o artigo 20.6 do regulamento esportivo: “assim que um carro é pego por outro que está prestes a lhe dar uma volta, o piloto deve permitir que o mais rápido passe na primeira oportunidade.” O incidente ocorreu quando Lewis Hamilton tentava dar uma volta na Force India do alemão e era seguido de perto por Fernando Alonso.
“Só quero uma clarificação real para o que você faz quando está à frente de outro que está lhe dando uma volta, quantas curvas você tem até deixá-lo passar. Não sabemos e [o diretor de provas] Charlie [Whiting] diz que normalmente nós temos de encontrar uma forma de passar quando estamos dando uma volta em outros carros e foi o que eu fiz. Então não havia uma instrução clara e é muito desapontador que eles não sejam consistentes em suas decisões”, reclamou o piloto, que foi décimo no GP do Canadá.
“Gosto de regras claras. Temos centenas de regras para esse tipo de coisa não é claro. Quando eles veem na TV lhe penalizam, mas se não veem não acontece nada.”
Sutil explicou que se concentrou no aviso em seu painel do volante, e não nas bandeiras azuis agitadas pelos comissários ou nos painéis de LED espalhados pela pista.
“Não olhamos as bandeiras, temos luzes azuis no carro e às vezes elas ficam acesas por duas voltas ou algo do tipo, quando o carro de trás nem está tão perto de você. Eles colocam as luzes no volante a acredito que você decida quando vai deixar passar. Mas é difícil porque não há nenhuma regra que diz que você tem de sair do caminho imediatamente ou se pode decidir quando fazê-lo.”
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.