Recomendado para você

Citroën revela identidade visual para estreia na nova temporada da F-E

Citroën revela identidade visual para estreia na nova temporada da F-E

Fórmula E
Fórmula E
CITROEN Formula E
Citroën revela identidade visual para estreia na nova temporada da F-E
F1: "McLaren não tem mais a vantagem que tinha", diz chefe da Red Bull

F1: "McLaren não tem mais a vantagem que tinha", diz chefe da Red Bull

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: "McLaren não tem mais a vantagem que tinha", diz chefe da Red Bull
OPINIÃO F1: Quem será o campeão de 2025? Nossos redatores comentam

OPINIÃO F1: Quem será o campeão de 2025? Nossos redatores comentam

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
OPINIÃO F1: Quem será o campeão de 2025? Nossos redatores comentam
F1: Ferrari 'contará com sistema de admissão secreto' no motor de 2026

F1: Ferrari 'contará com sistema de admissão secreto' no motor de 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: Ferrari 'contará com sistema de admissão secreto' no motor de 2026
NASCAR Cup: Daniel Suárez assina com a Spire Motorsports para 2026

NASCAR Cup: Daniel Suárez assina com a Spire Motorsports para 2026

NASCAR Cup
NASCAR Cup
NASCAR Cup: Daniel Suárez assina com a Spire Motorsports para 2026
F3: Clerot é 18º e Fefo Barrichello é 30º em último dia de testes em Ímola

F3: Clerot é 18º e Fefo Barrichello é 30º em último dia de testes em Ímola

F3
F3
Monza
F3: Clerot é 18º e Fefo Barrichello é 30º em último dia de testes em Ímola
EXCLUSIVO - Quartararo: "Não estou satisfeito com o que consegui" até agora na MotoGP

EXCLUSIVO - Quartararo: "Não estou satisfeito com o que consegui" até agora na MotoGP

MotoGP
MotoGP
EXCLUSIVO - Quartararo: "Não estou satisfeito com o que consegui" até agora na MotoGP
F1 - Ricciardo brinca sobre vantagem de Verstappen em Austin: Já até pediu o jantar

F1 - Ricciardo brinca sobre vantagem de Verstappen em Austin: Já até pediu o jantar

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1 - Ricciardo brinca sobre vantagem de Verstappen em Austin: Já até pediu o jantar
Últimas notícias

'Supercontrato' de Verstappen estabelece recorde na F1 e pode afetar teto orçamentário; entenda

Categoria estuda implementar limite de custos também para pilotos - e isso poderia acontecer antes do fim de novo acordo de sete anos do holandês com a RBR

Max Verstappen, Red Bull Racing

O contrato de sete anos de Max Verstappen com a Red Bull deixou o paddock da Fórmula 1 em alvoroço: é o mais longo da história da categoria e terá grandes implicações para o futuro. A equipe austríaca protegeu o holandês de possíveis "chamadas de urgência" da Mercedes, mas também estabeleceu um marco no limite de orçamento dos pilotos, ainda em discussão.

Os historiadores se dedicaram a pesquisar os arquivos de competidores que, em algum momento de sua carreira, puderam contar com um contrato válido para as sete temporadas seguintes. Por enquanto, o caso do campeão de 2021 é único, confirmando o espanto de muitas pessoas após o anúncio da renovação.

Leia também:

Todos os contratos entre uma equipe e um piloto (principalmente quando se trata de um de alto nível) têm cláusulas de rescisão.

Max Verstappen, Red Bull Racing

Max Verstappen, Red Bull Racing

Photo by: Erik Junius

O próprio Verstappen poderia ter rescindido seu acordo com a Red Bull durante a temporada de 2019 se após o GP da Hungria (o último antes da pausa de agosto) ele não estivesse entre os três primeiros do campeonato.

Max chegou na metade da temporada na terceira posição, atrás de Lewis Hamilton e Valtteri Bottas, e tanto Helmut Marko quanto Christian Horner tiveram férias tranquilas. Estas cláusulas são a garantia que um piloto requer para ter um carro competitivo à sua disposição e, normalmente, a escuderia que as concede tem uma base sólida para as garantir sem correr o risco de perdê-lo.

No caso de Verstappen, porém, superou todas as previsões técnicas possíveis, pois uma duração de sete anos está, realisticamente, longe demais para ser objeto de previsões, mesmo diante de um projeto que tivesse a melhor execução da história.

Max Verstappen, Red Bull Racing RB18

Max Verstappen, Red Bull Racing RB18

Photo by: Erik Junius

Segundo vários dirigentes que trabalham no paddock da F1 há anos, as negociações entre Verstappen e Red Bull deveriam ter resultado em um acordo de dois anos, com renovação até o final da temporada de 2025, ou seja, às vésperas da geração de unidades de potência.

Esse período de tempo teria sido suficiente para a Red Bull se proteger de uma investida da Mercedes a Max após a possível aposentadoria de Hamilton durante o tempo.

As previsões provaram-se totalmente erradas, mas a questão que surge é por que o holandês e sua equipe se adiantaram tanto.

Por que um competidor, especialmente uma estrela como Verstappen, sente a necessidade de prolongar seu relacionamento por tanto tempo? No passado, isso nunca aconteceu, mas hoje há uma razão para isso, e esse é o perigo (para os melhores pilotos) de introduzir um sistema de limite de orçamento também a eles.

A questão dos "salários" está na agenda há quase dois anos, mas por enquanto as discussões entre os times e a FIA estão paralisadas. No entanto, acredita-se que dentro de algumas temporadas um "teto salarial dos pilotos" possa ser incluído no regulamento financeiro, um valor que cada equipe não terá que exceder ao somar os ordenados de suas duplas.

Se essa regra for aplicada, a Verstappen (e todos aqueles cujos contratos expirarem após a entrada em vigor da regulamentação) estarão isentos dos novos limites, pois não poderão renegociar acordos já acertados.

Max garantiu assim um dos maiores salários da história (de 40 a 50 milhões de euros anuais - cerca de R$ 276,93 milhões) até 2028, enquanto a Red Bull está certa de que nenhum time rival poderá garantir a ele um valor equivalente ao já contratado.

Se Verstappen decidir deixar a Red Bull antes do prazo, perderá uma parte significativa de seu orçamento se o teto entrar em vigor, um impedimento que garantirá que Marko poderá dormir tranquilamente nos próximos anos.

Max Verstappen, Red Bull Racing RB18

Max Verstappen, Red Bull Racing RB18

Photo by: Erik Junius

HAAS: Saiba BASTIDORES de FITTIPALDI vs GIOVINAZZI vs MAZEPIN pela vaga de titular em meio à GUERRA

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #164 - Certezas e dúvidas após pré-temporada da F1 na Espanha

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior F1: Hamilton critica estilo de pilotagem de Verstappen em documentário
Próximo artigo F1: Haas encerra contratos de Mazepin e Uralkali após invasão da Ucrânia

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros