Toro Rosso diz que saber motor de 2017 é vantagem enorme
Para diretor técnico de equipe de Faenza, acordo já fechado com Renault para 2017 é uma vantagem significativa em termos de desenvolvimento do carro
Se no final de 2015 a Toro Rosso teve de correr contra o tempo para finalizar o projeto do carro deste ano devido à mudança tardia para os motores Ferrari, para 2017 a vida será mais tranquila, já que o time de Faenza já sabe que utilizará os motores Renault na próxima temporada - algo anunciado em maio deste ano.
Para James Key, diretor técnico da Toro Rosso, saber de antemão qual será a unidade de potência do time, especialmente após ter enfrentado o desafio de encaixar o motor Ferrari em um curto espaço de tempo, dá à equipe uma vantagem e aumenta as chances de fazer um bom trabalho em 2017.
"Isso é enorme, fica até difícil explicar a dimensão exata disso. Estamos muito felizes por saber desde já o motor que utilizaremos - pois foi uma situação bastante complicada a que vivemos com o carro deste ano", disse Key ao Motorsport.com.
"Estávamos muito atrasados quando recebemos os motores Ferrari. Não tínhamos nenhuma informação sobre o motor, que só chegou em dezembro. Fato é que você constrói um carro tendo como base as dimensões do motor e isso é ainda mais complicado hoje em dia. A eficiência do carro depende bastante da integração com a unidade de potência", revelou.
Key acrescentou ainda que a Toro Rosso tem feito progresso com o modelo de 2017, mas ressaltou que ainda é cedo para julgar em que nível a equipe deve estar no próximo ano devido ao novo regulamento que entrará em vigor.
"Parece-me que está tudo bem, estamos relativamente dentro do cronograma - embora isso possa mudar dependendo das situações que surgem no meio do caminho.Sei que muitos estão preocupados no momento com os carros de 2017. Então é bem difícil dizer onde estamos simplesmente porque não sabemos o que os demais estão fazendo em cima das regras", destacou.
"Uma das coisas mais difíceis é saber como fazer um carro eficiente quando há uma mudança de regra desta dimensão. Estamos tentando entender o que levará um carro a ser bom em 2017 e ver se alcançaremos nosso objetivo", completou.
Entrevista por Oleg Karpov
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.