Tudo que você precisa saber sobre a temporada 2023 da Fórmula 1

A temporada de Fórmula 1 de 2023 está chegando, mas o quanto você sabe sobre ela? Reunimos todos os detalhes sobre calendário, equipes, pilotos e muito mais

George Russell, Mercedes W13, Lewis Hamilton, Mercedes W13, Max Verstappen, Red Bull Racing RB18, Sergio Perez, Red Bull Racing RB18, Carlos Sainz, Ferrari F1-75, the rest of the field away for the start

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

A temporada 2022 da Fórmula 1 chegou ao fim e agora o foco está em 2023 e nas fascinantes histórias e batalhas que se desenrolarão.

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Após uma das maiores mudanças no regulamento técnico que a categoria já viu, o próximo ano será marcado pela estabilidade, mas isso não irá impedir alterações que trarão uma 'pitada única' para o que virá. Há grandes modificações na formação dos pilotos, enquanto o calendário continua a se expandir após as mudanças impostas pelo COVID nos últimos anos.

Isso é tudo o que sabemos até agora sobre a temporada 2023 da F1.

Formação de pilotos F1 2023

Equipe

Piloto 1

Piloto 2

Red Bull

Max Verstappen

Sergio Pérez

Ferrari

Charles Leclerc

Carlos Sainz

Mercedes

Lewis Hamilton

George Russell

Alpine

Esteban Ocon

Pierre Gasly

McLaren

Lando Norris

Oscar Piastri

Alfa Romeo

Valtteri Bottas

Zhou Guanyu

Aston Martin

Lance Stroll

Fernando Alonso

Haas

Kevin Magnussen

Nico Hulkenberg

AlphaTauri

Yuki Tsunoda

Nyck de Vries

Williams

Alex Albon

Logan Sargeant

A Red Bull, campeã mundial de construtore, mantém uma formação inalterada pela terceira temporada consecutiva com Max Verstappen e Sergio Pérez, enquanto também não há mudanças na Mercedes com Lewis Hamilton e George Russell, bem como na Ferrari com Charles Leclerc e Carlos Sainz

Mas enquanto as três primeiras equipes mantêm seu line-up inalterado, há muitas outras novidades.

Sargeant has joined Williams after gaining the requisite superlicence points

Sargeant has joined Williams after gaining the requisite superlicence points

Photo by: Mark Sutton / Motorsport Images

Após a aposentadoria de Sebastian Vettel no final de 2022, Fernando Alonso 'pulou' à Aston Martin, se juntando a Lance Stroll, deixando uma lacuna na Alpine.

Depois que a controvérsia contratual viu Oscar Piastri ir para a McLaren para substituir Daniel Ricciardo como o novo companheiro de equipe de Lando Norris, a equipe de Enstone optou por Pierre Gasly, da AlphaTauri, para formar uma linha totalmente francesa com Esteban Ocon.

No carrossel, a AlphaTauri colocou Nyck de Vries, campeão da Fórmula E e reserva de longa data da Mercedes, para fazer sua estreia na F1 em 2023, após o sucesso do alemão ao substituir Alex Albon na Williams durante o GP da Itália de 2022. De Vries correrá ao lado de Yuki Tsunoda.

A Williams segue com Albon e vai substituir Nicholas Latifi pelo novato Logan Sargeant, depois que o piloto de Fórmula 2 garantiu uma quantidade suficiente de pontos de superlicença da FIA. 

Já a Haas escolheu Nico Hulkenberg para ocupar o lugar de Mick Schumacher e ser companheiro de equipe de Kevin Magnussen. Por fim, a Alfa Romeo mantém uma escalação inalterada com Valtteri Bottas e Zhou Guanyu, tendo sido a única equipe a fazer uma mudança total em 2022.

Datas de lançamento dos carros para temporada 2023 da F1

A pré-temporada da F1 acontecerá de 23 a 25 de fevereiro no Bahrein e por isso, as equipes já têm uma data definida de quando suas novas 'máquinas' devem estar prontas para rodar.

Até agora, a Aston Martin foi a primeira a anunciar a data de apresentação do novo carro: 13 de fevereiro seguida pela Ferrari que revelará ao mundo seu novo 'filho' um dia depois, 14 de fevereiro.

No launch dates for the 2023 F1 cars have yet been revealed

No launch dates for the 2023 F1 cars have yet been revealed

Photo by: Alpine

Carro de 2023: estatísticas, design e velocidade

Os regulamentos aerodinâmicos foram redefinidos para a temporada de 2022, trazendo de volta o efeito solo pela primeira vez desde 1982. Isso foi feito em uma tentativa de reduzir a atual dependência das asas em relação ao downforce, culpada pelo "ar sujo" que tem impedido os carros de se aproximarem nos tempos modernos e, em vez disso, colocar muito da força descendente no solo e no acréscimo dos túneis venturi.

As mudanças nas regras também incluíram uma alteração para pneus de 18 polegadas em 2022, carroceria ao redor das rodas e uma remoção completa de bargeboards para produzir o efeito desejado em termos de ação na pista. Com uma esteira de ar sujo menor, o DRS foi mantido nos regulamentos de 2022 para mitigar o reduzido efeito de slipstreaming nas retas, um subproduto natural da modificação na aerodinâmica.

Apesar das mudanças, os carros foram no geral apenas um segundo mais lentos do que em 2021. Embora os carros de 2022 tenham lutado mais em comparação com seus antecessores, seu ritmo nas curvas de alta velocidade compensou em grande parte a diferença.

Um dos maiores problemas causados ​​pelas mudanças foi o aparecimento do boucing e do porpoising, fenômeno em que o carro oscilava nas retas. Isso causava desconforto e falta de visibilidade para os pilotos.

O porpoising é uma característica que veio da aerodinâmica do efeito solo e acontece por conta da frequência de oscilação do carro, enquanto o rebote é uma resposta mecânica às mudanças na superfície da pista causadas pela rigidez do monoposto.

Como resultado, a FIA introduziu mudanças para 2022 e 2023 para aliviar isso, começando com uma Métrica de Oscilação Aerodinâmica (AOM) para garantir que as equipes não tomassem liberdades com a configuração aerodinâmica dos carros em detrimento da segurança.

Teams have to ensure their cars do not exceed the tolerances set down by the AOM

Teams have to ensure their cars do not exceed the tolerances set down by the AOM

Photo by: Alfa Romeo

Um acelerômetro padrão da FIA já instalado em cada carro é usado para determinar se um carro atende ao AOM definido pela FIA, sendo a métrica básica definida em 10 J/kg/100 km como seu limite superior. O AOM médio para cada carro será calculado a partir de uma volta "elegível", que não inclui voltas de entrada e saída dos boxes ou safety car.

A FIA pode desclassificar o piloto que esteja em um carro que ultrapasse essa métrica, embora as equipes tenham três cartões para evitá-lo. Até 2023, haverá mudanças no assoalho para garantir que quaisquer oscilações violentas sejam mantidas sob controle.

Calendário de 2023

Data

Race

Venue

5 Março

GP do Bahrain

Sakhir

19 Março

GP da Arábia Saudita

Jeddah

2 Abril

GP da Austrália

Melbourne

30 Abril

GP do Azerbaijão

Baku

7 Maio

GP de Miami

Miami

21 Maio

GP da Emilia Romanha

Ímola

28 Maio

GP de Mônaco

Mônaco

4 Junho

GP da Espanha

Barcelona

18 Junho

GP do Canadá

Montreal

2 Julho

GP da Áustria

Red Bull Ring

9 Julho

GP da Grã-Bretanha

Silverstone

23 Julho

GP da Hungria

Hungaroring

30 Julho

GP da Bélgica

Spa-Francorchamps

27 Agosto

GP da Holanda

Zandvoort

3 Setembro

GP da Itália

Monza

17 Setembro

GP de Singapura

Singapura

24 Setembro

GP do Japão

Suzuka

8 Outubro

GP do Catar

Lusail

22 Outubro

GP dos Estados Unidos

COTA

29 Outubro

GP do México

Cidade do México

5 Novembro

GP de São Paulo

Interlagos

18 Novembro

GP de Las Vegas

Las Vegas

26 Novembro

GP de Abu Dhabi 

Yas Marina

Em 2023, a F1 terá seu maior calendário de todos os tempos, com 23 corridas agendadas contra 22 da temporada de 2022 - que inicialmente seriam 23 antes do GP da Rússia ser cancelado.

O GP da China está fora no próximo ano devido às restrições do COVID-19 no país, enquanto o GP do Catar retorna, além da nova adição do GP de Las Vegas.

Embora a Fórmula 1 já tenha competido em Las Vegas, no Caesars Palace em 1981 e 1982, o novo circuito verá a categoria correr nos locais mais emblemáticos da cidade.

Hermann Tilke has been tasked with designing the new Las Vegas track

Hermann Tilke has been tasked with designing the new Las Vegas track

Photo by: Evgeny Safronov

As mudanças no calendário de 2023 significam o retorno do GP do Azerbaijão para abril, já que antes acontecia em junho, enquanto o GP da Bélgica foi antecipado para antes das férias de verão em agosto para evitar uma rodada tripla após a pausa. 

Também acontecerá seis corridas sprint (em 2022 foram apenas duas): Baku, Red Bull Ring, Spa, Losail, COTA e Interlagos.

Quando são os testes de pré-temporada da F1?

Os testes da pré-temporada serão realizados de 23 a 25 de fevereiro no Circuito Internacional do Bahrain. Será a primeira oportunidade de ver os novos carros e pilotos em ação.

Espera-se que o teste de três dias tenha seu formato habitual de oito horas de corrida por dia - quatro horas pela manhã e quatro horas pela tarde divididas por um intervalo de uma hora - com um carro por equipe autorizado a correr a qualquer hora. Todos os 20 pilotos titulares, mais os pilotos de teste e reserva, estarão na pista.

Mudanças nas regras

A especificação do assoalho para 2023 terá um aumento de 15mm com intuito de minimizar a quantidade que equipes que operam para que seus carros sejam o mais baixos possíveis arriscando a segurança dos pilotos em relação às oscilações verticais. Originalmente foi proposto um aumento de 25mm, mas o recuo das equipes fez com que diminuísse a milimetragem. 

Isto inclui testes mais rigorosos de flexão para garantir que as equipes não estejam usando a elasticidade no assoalho para correr as bordas mais próximas do chão, enquanto a altura da garganta do difusor foi elevada para reduzir a sensibilidade aerodinâmica sob o carro.

Após o acidente de Zhou Guanyu no GP da Grã-Bretanha em 2022, os regulamentos do santantônio também foram revisados para melhorar a resistência e reduzir a possibilidade de que afundar no solo.

Assim, o arco do topo precisará ser arredondado para neutralizar essa possibilidade, enquanto os testes de homologação serão modificados para incorporar uma carga pontual mínima, juntamente com um teste horizontal para garantir que o anel não quebre.

Cada carro também será equipado com espelhos maiores para melhorar a visibilidade traseira, e algumas equipes já os testaram em treinos livres em 2022. Eles serão ampliados de 150 mm x 50 mm para 200 mm x 60 mm.

Cars must pass more stringent rollhoop tests after Zhou's Silverstone crash

Cars must pass more stringent rollhoop tests after Zhou's Silverstone crash

Photo by: Steven Tee / Motorsport Images

O teto de gastos cai em 2023 para cerca de US$135 milhões no ano, abaixo dos US$142,4 milhões permitidos em 2022 – já que o valor inicial de US$140 milhões foi aumentado para incluir a inflação.

Este ano, descobriu-se que a Red Bull violou o limite de custo em 2021, gastando mais de US$2 milhões, o que rendeu à equipe uma multa de US$7 milhões e uma redução de 10% nos testes de aerodinâmica.

Regras para testes aerodinâmicos da Fórmula 1 em 2023

A F1 introduziu uma escala móvel para uso em túnel de vento e tempo de teste de CFD que reduz o número de testes permitidos com base na posição em cada equipe terminou no campeonato de construtores do ano anterior.

Os números base permitirão a uma equipe, num período de provas aerodinâmicas (ATP, das quais são seis numa temporada), 320 provas em túnel de vento, 80 horas de tempo de vento, estando as equipas autorizadas a passar um total de 400 horas dentro do túnel de vento.

Os valores percentuais são aplicados com base em onde cada equipe termina. Terminar em primeiro na classificação de construtores recompensa uma equipe com um multiplicador de 70%, o que significa que o tempo de uma equipe no túnel de vento é prejudicado, e terminar em 10º vem com um multiplicador de 115%, o que significa que eles têm mais tempo disponível. Os termos CFD funcionam da mesma maneira.

Red Bull

1º (70%)

10º

Multiplicador do sucesso

100%

63%

70%

75%

80%

85%

90%

95%

100%

105%

110%

115%

Testes de túnel de vente (#)

320

201.6

224

240

256

272

288

304

320

336

352

368

Tempo de vento (horas)

80

50.4

56

60

64

68

72

76

80

84

88

92

Ocupação do túnel de vento (horas)

400

252

280

300

320

340

360

380

400

420

440

460

Geometrias (#)

2000

1260

1400

1500

1600

1700

1800

1900

2000

2100

2200

2300

Resolução CFD (MAuh)

6

3.78

4.2

4.5

4.8

5.1

5.4

5.7

6

6.3

6.6

6.9

O teste em túnel de vento é definido como qualquer período definido entre o aumento e a diminuição da velocidade do ar acima e abaixo de 5m/s.

O tempo de vento refere-se à quantidade de tempo que uma equipe pode correr com uma velocidade do vento acima de 15m/s.

A FIA define ocupação do túnel de vento como "o primeiro turno de ocupação deve ser considerado como tendo início na primeira vez que a velocidade do ar do túnel de vento estiver acima de 5m/s em um determinado dia do calendário, e deve terminar no momento, declarado pelo competidor, quando a velocidade do ar do túnel de vento cair abaixo de 5m/s".

Red Bull was given a 10% reduction in windtunnel time for a cost cap infringment

Red Bull was given a 10% reduction in windtunnel time for a cost cap infringment

Photo by: Mark Sutton / Motorsport Images

Geometrias referem-se a modelos discretos usados ​​em uma simulação de dinâmica de fluidos computacional. Quaisquer alterações em um modelo existente ou a aplicação de novas geometrias consumirão a quantidade adequada dentro da permissão.

Os limites de resolução CFD são definidos com base no tempo gasto em segundos para processar uma simulação, no número de núcleos usados ​​e na potência de processamento em GHz. Isso é dado pela unidade "Mega Allocation Unit Hours".

A redução de 10% da Red Bull é adicionada ao multiplicador de 70% já aplicado, tornando-o igual a 63% da alocação básica.

Bastidores da possível 'volta' da Honda à F1, como montadora ou equipe própria

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