Últimas notícias

Verstappen: F1 deveria “jogar no lixo” os pontos de punição

Max Verstappen acredita que a F1 deveria se livrar do sistema de punição por pontos e “jogá-lo no lixo”.

Kimi Raikkonen, Ferrari SF71H and Max Verstappen, Red Bull Racing RB14

Kimi Raikkonen, Ferrari SF71H and Max Verstappen, Red Bull Racing RB14

Mark Sutton / Motorsport Images

Os pontos de punição foram introduzidos na temporada de 2014 como uma forma de penalizar infratores recorrentes, sendo que os pilotos que acumularem mais de 12 pontos em um espaço de 12 meses serão suspensos por uma corrida.

O conceito ganhou força após Romain Grosjean ser banido de uma prova em 2012, logo após o acidente da largada no GP da Bélgica, o que também foi influenciado por ocorrências anteriores.

Verstappen atualmente possui oito pontos de punição, mesmo que ele venha a perder um ponto que irá expirar após o GP dos Estados Unidos.

Questionado pelo Motorsport.com sobre o que a chefia da F1 deveria fazer a respeito do sistema, Verstappen disse: “Jogá-lo na lata de lixo.”

“Se eles acham que isso [um piloto cometendo erros] acontece muito, então eles deveriam ir lá e suspendê-lo por uma corrida, certo?”
“Você não precisa destes pontos de punição para isso, precisa? Se você cometer uma pequena infração toda vez, isso pode acumular os 12 pontos. Aí eu não acho que seja correto.”

Verstappen considera que os pilotos são “punidos muito facilmente” e que os pontos agem como “punição extra, porque o piloto carrega estes pontos por 12 meses”.

“Não acho que tenha havido muitos pilotos na história da F1 que mereciam uma suspensão em algum momento”, disse Verstappen. “Se você provoca um acidente enorme na largada, aí é uma história diferente. Mas, se você acumular os pontos devido a pequenas coisas, aí acho escandaloso.”

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior Williams planeja assinar com Ocon para 2019
Próximo artigo Hartley reclama de falta de “suporte total” da Toro Rosso

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil