Recomendado para você

Motorsport.com transmite as emoções do GP de Macau 2025; veja ao vivo as atividades desta sexta-feira

Motorsport.com transmite as emoções do GP de Macau 2025; veja ao vivo as atividades desta sexta-feira

Geral
Geral
Motorsport.com transmite as emoções do GP de Macau 2025; veja ao vivo as atividades desta sexta-feira
Stock Car: Leist lidera treino livre em Cuiabá, à frente de Zonta e Mugiatti

Stock Car: Leist lidera treino livre em Cuiabá, à frente de Zonta e Mugiatti

Stock Car
Stock Car
Cuiabá
Stock Car: Leist lidera treino livre em Cuiabá, à frente de Zonta e Mugiatti
"Tudo novo": Felipe Baptista acelera rumo à história na estreia da Stock Car em Cuiabá

"Tudo novo": Felipe Baptista acelera rumo à história na estreia da Stock Car em Cuiabá

Stock Car
Stock Car
Cuiabá
"Tudo novo": Felipe Baptista acelera rumo à história na estreia da Stock Car em Cuiabá
Porsche Cup apresenta nova patrocinadora para final de 2025 e temporada 2026

Porsche Cup apresenta nova patrocinadora para final de 2025 e temporada 2026

Porsche Cup
Porsche Cup
Porsche Cup apresenta nova patrocinadora para final de 2025 e temporada 2026
NASCAR Brasil anuncia calendário de 2026 e introdução de sistema de playoffs

NASCAR Brasil anuncia calendário de 2026 e introdução de sistema de playoffs

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
NASCAR Brasil anuncia calendário de 2026 e introdução de sistema de playoffs
MotoGP: Álex Márquez testa pacote aerodinâmico da GP25 no fim de semana do GP de Valência

MotoGP: Álex Márquez testa pacote aerodinâmico da GP25 no fim de semana do GP de Valência

MotoGP
MotoGP
GP de Valência
MotoGP: Álex Márquez testa pacote aerodinâmico da GP25 no fim de semana do GP de Valência
F1 deixa de lado polêmico projeto de dois pit stops obrigatórios - por enquanto

F1 deixa de lado polêmico projeto de dois pit stops obrigatórios - por enquanto

Fórmula 1
Fórmula 1
F1 deixa de lado polêmico projeto de dois pit stops obrigatórios - por enquanto
MotoGP - "Se me lesionar novamente, meu corpo não suportará", diz Martín sobre retorno em Valência

MotoGP - "Se me lesionar novamente, meu corpo não suportará", diz Martín sobre retorno em Valência

MotoGP
MotoGP
GP de Valência
MotoGP - "Se me lesionar novamente, meu corpo não suportará", diz Martín sobre retorno em Valência
Últimas notícias

Verstappen se diz tranquilo com confiabilidade da Honda

Piloto da Red Bull, Max Verstappen acredita que seria errado interpretar as punições sofridas pelos carros de motor Honda como evidência de falta de confiabilidade da fabricante.

Brendon Hartley, Scuderia Toro Rosso STR13

A dupla da Toro Rosso, Pierre Gasly e Brendon Hartley, usaram mais elementos de motores do que qualquer outro piloto nesta temporada.

Hartley, por exemplo, já utilizou seis motores de combustão interna, o que é o dobro do limite permitido antes da aplicação de punições. Ele também já extrapolou o número de turbocompressores, MGU-H, MGU-K, baterias e centralinas eletrônicas permitido.

Gasly usou quase a mesma quantidade de seu companheiro de equipe, mas com um pouco menos de motor a combustão e MGU-K.

A Honda mostrou a tendência de fazer mudanças de forma tática ou para tirar proveito de circunstâncias excepcionais. Por exemplo, Hartley trocou toda sua unidade de potência após sofrer acidentes na Espanha e Inglaterra.

A Red Bull passará a usar motores Honda na próxima temporada, mas Verstappen disse que esse retrospecto não o preocupa.

“Eu não acho que eles tiveram muitos problemas. Na maioria das vezes, talvez eles tiveram uma classificação ruim, então não faria muita diferença colocar novos componentes [e sofrer uma punição]. Então, acho que é isso que eles estão fazendo”, disse.

“Não estou muito preocupado. E eles ainda têm mais algumas corridas pro vir para entender o conjunto, e, para o ano que vem, será um novo motor. É diferente.”

“Eles aprendem com seus erros, o que é bom. Está acontecendo com outras fabricantes, não só com a Honda. Então, não estou muito preocupado.”

Verstappen disse que a Red Bull irá se beneficiar da vontade da Honda em sofrer punições com a Toro Rosso por motivos táticos, já que eles “podem testar coisas e, às vezes, receber uma punição extra caso já estiverem lá no fundo do grid de qualquer forma”.

Diretor técnico da Honda, Toyoharu Tanabe disse ao Motorsport.com que a fabricante ainda está estabelecendo o limite entre performance e confiabilidade.

Ele também disse que a avaliação dos problemas que surgiram após a atualização do motor, no Canadá, revelaram que não havia um problema fundamental com o motor em si. Contudo, ele se mostrou contido para falar sobre a possibilidade de um motor atualizado em Spa ou Monza.

“Eu não vou dizer exatamente o momento do nosso próximo passo à frente, mas continuamos a desenvolver nossa performance e confiabilidade”, disse. “Temos itens, prioridades e um tempo para completar o cronograma de desenvolvimento.”

“Continuaremos desenvolvendo. Se eles estiverem OK para trazer, sempre traremos.”

Artigo anterior Haas: Equipes clientes da Mercedes não podem reclamar
Próximo artigo Diretor pretende manter atual duração das corridas de F1

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros