Verstappen: Inconsistência dos comissários da F1 é como a de árbitros de futebol

Holandês diz que supervisionar Fórmula 1 é o mesmo que arbitrar no futebol, porque a interpretação sempre terá um papel fundamental na tomada de decisões

Verstappen: Inconsistência dos comissários da F1 é como a de árbitros de futebol
Carregar reprodutor de áudio

Max Verstappen esteve no centro de uma clara mudança na política da FIA nesta temporada, depois que sua agressiva ultrapassagem sobre Charles Leclerc para vencer o GP da Áustria sem punição.

Na corrida seguinte, na Grã-Bretanha, Verstappen e Leclerc voltaram disputar posição ferozmente que terminou sem penalização a nenhum dos pilotos, já que o corpo diretivo e seus comissários começaram a estabelecer novos precedentes nas regras para permitir corridas mais duras.

Leia também:

Verstappen disse ao Motorsport.com: "O problema é o mesmo no futebol, não é? Você tem árbitros diferentes e alguns dão um cartão amarelo mais facilmente que outros. É a mesma coisa."

"Claro, você sabe, há um livro de regras. Mas os comissários ainda têm um pouco a dizer sobre o que vão aplicar.”

"Quando você entra em uma partida da Liga dos Campeões ou da Premier League, o árbitro pode ser diferente.”

"Às vezes você pode fugir de uma situação recebendo um cartão amarelo e o outro árbitro dá um vermelho, e você fica tipo 'O que está acontecendo?'. Acho que é exatamente o mesmo na Fórmula 1."

A nova política de regras de corrida que começou a ser implementada este ano foi a pedido do novo diretor de corrida Michael Masi, que substituiu Charlie Whiting.

Masi também reintroduziu a bandeira em preto e branco como um aviso de 'cartão amarelo', mas isso foi usado apenas uma vez – quando Leclerc bloqueou Lewis Hamilton defensivamente da pista que ajudou o piloto da Ferrari a vencer o GP da Itália.

No entanto, no final da temporada, foram tomadas algumas decisões que pareciam conflitar com veredictos de incidentes semelhantes, particularmente aqueles que pareciam contrariar a decisão de Verstappen/Leclerc na Áustria.

No entanto, como não há um painel fixo de comissários na F1, a influência da interpretação pessoal ainda é significativa, e Verstappen disse que essa inconsistência é "boa".

"Isso também está bom", disse ele. "Quando você está do lado errado da penalidade, é sempre ruim, a menos que você realmente tenha feito algo ruim e possa aceitá-lo.”

"Mas quando é 50/50 e você recebe a penalidade, sempre questiona.”

"É muito difícil para eles [os comissários]. Quero dizer, eu estive na sala da Fórmula E em Marraquexe, como punição de 'serviço comunitário', e os vi aplicando penalidades."

"Não é fácil para eles. Eles também não querem aplicar punições. Às vezes, eles apenas precisam, da maneira como as regras são escritas."

"Talvez possamos analisar algumas das penalidades ou apenas escrevê-las de maneira diferente no livro de regras.”

Quer ver Fórmula 2, Fórmula 3, Indy e Superbike de graça? Inscreva-se no DAZN e tenha acesso grátis por 30 dias a uma série de eventos esportivos. Cadastre-se agora clicando aqui.

Verstappen, vitorioso em grandes corridas

Em tempos de pleno domínio da Mercedes e lampejos da Ferrari, o piloto da Red Bull conquistou vitórias marcantes. E sempre se superou para chegar aos triunfos. Na galeria especial abaixo, o Motorsport.com relembra as vitórias espetaculares do holandês. Confira:

GP da Espanha de 2016
GP da Espanha de 2016
1/40
A corrida foi a primeira de Verstappen na Red Bull. O holandês substituiu Daniil Kvyat, rebaixado para a Toro Rosso.

Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images

GP da Espanha de 2016
GP da Espanha de 2016
2/40
Na largada, Rosberg ultrapassou o pole Hamilton, que tentou retomar a liderança na sequência. O britânico, porém, errou o bote e tirou as duas Mercedes da prova.

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

GP da Espanha de 2016
GP da Espanha de 2016
3/40
O caminho ficou aberto para a vitória de Verstappen, que soube administrar bem a vantagem à frente.

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

GP da Espanha de 2016
GP da Espanha de 2016
4/40
Com o triunfo, o holandês se tornou o mais jovem vencedor da história da Fórmula 1.

Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images

GP da Espanha de 2016
GP da Espanha de 2016
5/40
Raikkonen e Vettel completaram o pódio da agitada etapa espanhola.

Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images

GP da Malásia de 2017
GP da Malásia de 2017
6/40
Verstappen herdou a posição de largada de Raikkonen, que teve problemas com sua Ferrari, atrás do pole Hamilton.

Foto de: Sutton Motorsport Images

GP da Malásia de 2017
GP da Malásia de 2017
7/40
Com ritmo melhor que o da Mercedes, o holandês superou Hamilton e venceu em Sepang.

Foto de: Red Bull Content Pool

GP da Malásia de 2017
GP da Malásia de 2017
8/40
Daniel Ricciardo completou o pódio na segunda vitória de Verstappen pela Red Bull.

Foto de: Sutton Motorsport Images

GP da Malásia de 2017
GP da Malásia de 2017
9/40
Verstappen vibra com o triunfo na Malásia.

Foto de: Sutton Motorsport Images

GP da Malásia de 2017
GP da Malásia de 2017
10/40
O holandês já se colocava como rival de Ricciardo dentro da Red Bull, dando pontapé à tensão com o australiano.

Foto de: Red Bull Content Pool

GP do México de 2017
GP do México de 2017
11/40
Verstappen largou em segundo, atrás do pole Vettel, que tentava sobrevida na briga pelo título com Hamilton.

Foto de: Sutton Motorsport Images

GP do México de 2017
GP do México de 2017
12/40
Verstappen ultrapassou o tetracampeão no início da prova e despontou na liderança.

Foto de: Charles Coates / Motorsport Images

GP do México de 2017
GP do México de 2017
13/40
O holandês chegou a ultrapassar Hamilton como retardatário antes de vencer no Hermanos Rodríguez.

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

GP do México de 2017
GP do México de 2017
14/40
Dominante vitória de Verstappen no circuito mexicano, no qual ele voltaria a vencer no ano seguinte.
GP do México de 2017
GP do México de 2017
15/40
Bottas chegou em segundo, à frente do conterrâneo ferrarista Raikkonen.

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

GP da Áustria de 2018
GP da Áustria de 2018
16/40
Na corrida do ano passado em Spielberg, Verstappen largou em quarto.

Foto de: Manuel Goria / Motorsport Images

GP da Áustria de 2018
GP da Áustria de 2018
17/40
Logo no começo da prova, o holandês ascendeu uma posição, superando Raikkonen.

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

GP da Áustria de 2018
GP da Áustria de 2018
18/40
No fim das contas, as duas Mercedes abandonaram e Verstappen triunfou. Nesta foto, ele conversa com o pai Jos no Red Bull Ring.

Foto de: Jerry Andre / Motorsport Images

GP da Áustria de 2018
GP da Áustria de 2018
19/40
Mais uma grande vitória de Verstappen, que já vivia forte tensão com o ex-companheiro Ricciardo.

Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images

GP da Áustria de 2018
GP da Áustria de 2018
20/40
Raikkonen chegou em segundo, à frente do companheiro Vettel.

Foto de: Manuel Goria / Motorsport Images

GP do México de 2018
GP do México de 2018
21/40
Em sua segunda vitória no México, Verstappen largou em segundo, atrás de Ricciardo.

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

GP do México de 2018
GP do México de 2018
22/40
O holandês despachou o então companheiro no começo da prova e despontou na liderança após sofrer ataque de Hamilton.

Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images

GP do México de 2018
GP do México de 2018
23/40
Verstappen conseguiu abrir distância para o britânico e rumou para mais uma dominante vitória.

Foto de: Steven Tee / Motorsport Images

GP do México de 2018
GP do México de 2018
24/40
Vettel chegou em segundo e Raikkonen completou mais um pódio em sua extensa carreira.

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

GP do México de 2018
GP do México de 2018
25/40
Festa com champanhe para Verstappen, consolidado como primeiro piloto da Red Bull.

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images

GP da Áustria de 2019
GP da Áustria de 2019
26/40
As coisas começaram ruins para Verstappen, que caiu de segundo para sétimo após péssima largada. No entanto, ele se recuperou e brilhou com várias ultrapassagens. A foto acima antecede o bote do holandês sobre Vettel a 20 voltas do fim da prova em Spielberg.

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

GP da Áustria de 2019
GP da Áustria de 2019
27/40
Logo após, Verstappen não tomou conhecimento de Bottas e assumiu a segunda posição.

Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images

GP da Áustria de 2019
GP da Áustria de 2019
28/40
A 3 voltas do fim, o holandês foi com tudo para cima de Leclerc. Com direito a toque entre os pilotos, Verstappen conseguiu ultrapassar para vencer no Red Bull Ring.

Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images

GP da Áustria de 2019
GP da Áustria de 2019
29/40
A manobra foi mais um motivo de delírio para a torcida da Red Bull na casa da equipe. Os trajes laranjas comprovam a idolatria ao holandês.

Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images

GP da Áustria de 2019
GP da Áustria de 2019
30/40
O pódio mostra Leclerc contrariado. O monegasco não concordou com a manobra do vencedor. Após três horas de reuniões, os comissários decidiram que o 'lance' foi normal e confirmaram a vitória do holandês.

Foto de: Honda

GP da Alemanha de 2019
GP da Alemanha de 2019
31/40
Verstappen teve uma largada ruim e caiu para a quarta posição após se classificar em segundo para a prova de Hockenheim. Mas logo nas primeiras voltas o holandês conseguiu ultrapassar Kimi Raikkonen e assumir o terceiro posto.

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images

GP da Alemanha de 2019
GP da Alemanha de 2019
32/40
Na sequência, o piloto da Red Bull passou a perseguir a dupla da Mercedes. No entanto, o vem e vai da chuva acabou bagunçando o grid e o holandês chegou a ficar mais para trás após as trocas de pneus.

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

GP da Alemanha de 2019
GP da Alemanha de 2019
33/40
Mas uma série de incidentes com os rivais, aliado às boas decisões da Red Bull na escolha dos pneus para cada momento da 'corrida maluca' e a constante entrada do safety car, permitiram que Verstappen assumisse a ponta, enquanto os adversários colecionavam erros.

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images

GP da Alemanha de 2019
GP da Alemanha de 2019
34/40
Após assumir a liderança, o holandês foi preciso em sua pilotagem. Sem cometer erros e ainda anotando a melhor volta da corrida, Verstappen precisou apenas manter o controle da distância sobre os rivais para garantir a segunda vitória em 2019.

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

GP da Alemanha de 2019
GP da Alemanha de 2019
35/40
Foi a sétima vitória do "Mad Max" e a 61ª da Red Bull. E mais uma vez, o jovem holandês superou os rivais em uma prova cheia de emoção. De quebra, a Honda faturou a segunda vitória como fornecedora de motores desde o retorno à categoria.

Foto de: Joe Portlock / Motorsport Images

GP do Brasil de 2019
GP do Brasil de 2019
36/40
O holandês largou na ponta após se afirmar no classificatório e não deu chances para Hamilton.

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

GP do Brasil de 2019
GP do Brasil de 2019
37/40
A batalha passou para a estratégia, mas Max fez valer seu talento e repassou Hamilton após perder a posição nos boxes.

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images

GP do Brasil de 2019
GP do Brasil de 2019
38/40
No fim das contas, novo pit stop demoveu Hamilton para quarto, mas o britânico bateu em Albon, tirando o companheiro de Verstappen do pódio. Melhor para Pierre Gasly, que chegou atrás de seu ex-parceiro.

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images

GP do Brasil de 2019
GP do Brasil de 2019
39/40
Festa da Red Bull e da Toro Rosso no pódio. Hamilton ainda tomaria punição pela batida e caiu para sétimo, saindo do top-3.

Foto de: Steven Tee / Motorsport Images

GP do Brasil de 2019
GP do Brasil de 2019
40/40
O pódio foi completado por Carlos Sainz, da McLaren. O espanhol foi o primeiro companheiro de Verstappen na F1, ainda na Toro Rosso.

Foto de: LAT Images

 

 

compartilhar
comentários
Análise técnica: Como a McLaren se recuperou em 2019
Artigo anterior

Análise técnica: Como a McLaren se recuperou em 2019

Próximo artigo

GALERIA: Após hexa de Hamilton, relembre todos os 33 campeões mundiais de F1

GALERIA: Após hexa de Hamilton, relembre todos os 33 campeões mundiais de F1