Verstappen: Inconsistência dos comissários da F1 é como a de árbitros de futebol
Holandês diz que supervisionar Fórmula 1 é o mesmo que arbitrar no futebol, porque a interpretação sempre terá um papel fundamental na tomada de decisões

Max Verstappen esteve no centro de uma clara mudança na política da FIA nesta temporada, depois que sua agressiva ultrapassagem sobre Charles Leclerc para vencer o GP da Áustria sem punição.
Na corrida seguinte, na Grã-Bretanha, Verstappen e Leclerc voltaram disputar posição ferozmente que terminou sem penalização a nenhum dos pilotos, já que o corpo diretivo e seus comissários começaram a estabelecer novos precedentes nas regras para permitir corridas mais duras.
Leia também:
Verstappen disse ao Motorsport.com: "O problema é o mesmo no futebol, não é? Você tem árbitros diferentes e alguns dão um cartão amarelo mais facilmente que outros. É a mesma coisa."
"Claro, você sabe, há um livro de regras. Mas os comissários ainda têm um pouco a dizer sobre o que vão aplicar.”
"Quando você entra em uma partida da Liga dos Campeões ou da Premier League, o árbitro pode ser diferente.”
"Às vezes você pode fugir de uma situação recebendo um cartão amarelo e o outro árbitro dá um vermelho, e você fica tipo 'O que está acontecendo?'. Acho que é exatamente o mesmo na Fórmula 1."
A nova política de regras de corrida que começou a ser implementada este ano foi a pedido do novo diretor de corrida Michael Masi, que substituiu Charlie Whiting.
Masi também reintroduziu a bandeira em preto e branco como um aviso de 'cartão amarelo', mas isso foi usado apenas uma vez – quando Leclerc bloqueou Lewis Hamilton defensivamente da pista que ajudou o piloto da Ferrari a vencer o GP da Itália.
No entanto, no final da temporada, foram tomadas algumas decisões que pareciam conflitar com veredictos de incidentes semelhantes, particularmente aqueles que pareciam contrariar a decisão de Verstappen/Leclerc na Áustria.
No entanto, como não há um painel fixo de comissários na F1, a influência da interpretação pessoal ainda é significativa, e Verstappen disse que essa inconsistência é "boa".
"Isso também está bom", disse ele. "Quando você está do lado errado da penalidade, é sempre ruim, a menos que você realmente tenha feito algo ruim e possa aceitá-lo.”
"Mas quando é 50/50 e você recebe a penalidade, sempre questiona.”
"É muito difícil para eles [os comissários]. Quero dizer, eu estive na sala da Fórmula E em Marraquexe, como punição de 'serviço comunitário', e os vi aplicando penalidades."
"Não é fácil para eles. Eles também não querem aplicar punições. Às vezes, eles apenas precisam, da maneira como as regras são escritas."
"Talvez possamos analisar algumas das penalidades ou apenas escrevê-las de maneira diferente no livro de regras.”
Verstappen, vitorioso em grandes corridas
Em tempos de pleno domínio da Mercedes e lampejos da Ferrari, o piloto da Red Bull conquistou vitórias marcantes. E sempre se superou para chegar aos triunfos. Na galeria especial abaixo, o Motorsport.com relembra as vitórias espetaculares do holandês. Confira:








































Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários


Chefe da Honda na F1 compara Verstappen a Senna: "Impressionante"

Ferrari: "Fizemos sacrifícios para equipes menores ganharem mais dinheiro"

Honda: Atingir metas foi crucial para ganhar confiança da Red Bull


F1: Verstappen faz teste 'secreto' com Ferrari GT3 em Nurburgring

ANÁLISE: Qual o tamanho da diferença entre McLaren e Red Bull na F1 2025?

F1: Como Verstappen está superando carro "mais rápido" da McLaren na disputa pela pole em 2025


EXCLUSIVO F1: Ford atualiza andamento dos motores da Red Bull para 2026

F1: Equipes se preparam para guerra "agressiva" sobre peso dos carros de 2026

F1 - Verstappen sobre diferença para McLaren: "Estamos a quilômetros de distância"
Últimas notícias

MotoGP: Nova categoria exclusiva da Harley-Davidson apresenta Road Glide de competição

Interlagos 85 anos: relembre pilotos brasileiros que foram ao pódio da F1 no icônico autódromo

NASCAR Brasil: Casagrande mira liderança com MX Vogel em Interlagos

85 anos de Interlagos: conheça história do principal autódromo do país
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:
- Torne-se um assinante.
- Desabilite seu adblocker.